Como aprender de forma divertida na quarentena (e sempre)? - Pumpkin.pt

Patrocinado por Logo Happy Meal Readers

Como aprender de forma divertida na quarentena (e sempre)?

aprender a brincar mcdonald's

Sabiam que brincar é a forma mais natural de aprender?

Aprender significa ganhar conhecimento, agarrar o mundo, perceber melhor quem e aquilo que nos rodeia.

A escola é palco de muitas aprendizagens, mas também a nossa casa, a nossa família, os jogos e as brincadeiras permitem às crianças – e aos adultos, porque é mesmo verdade que estamos sempre a aprender! – descobrir coisas novas e estimular o cérebro.

Brincar é, aliás, a primeira e talvez a mais importante forma de as abobrinhas aprenderem a desenvolver relações, fortalecer competências e ultrapassar dificuldades emocionais. Ao brincar as crianças criam autoconsciência, mas também noção do outro, do aqui e do agora.

Por isso, reunimos, com o apoio do McDonald’s, algumas ideias de jogos e brincadeiras que as crianças podem explorar livremente – ou, no caso dos mais novos, com orientação – e que são garantia de divertimento, mas também de muita aprendizagem.

Como aprender a brincar?

Exercitar a mente

exercitar a mente

Não é só o corpo que precisa de exercício. Para manter as mentes sãs e entretidas durante estes dias, podem desafiar as crianças com sopas de letras e labirintos.

Sabiam que as crianças que fazem sopas de letras com regularidade têm o raciocínio mais ágil e são mais focadas? Esta é uma técnica, aliás, utilizada no combate ao Alzheimer e uma prática que pode rejuvenescer o cérebro em até 14 anos, pelo que é uma atividade divertida e desafiante para toda a família.

Na plataforma “Diversão em Casa. Gosto Tanto.” encontram opções de sopas de letras e de labirintos para imprimir. Mãos à obra e toca a resolver os enigmas!

Viajar… sem sair do lugar

jogos de geografia bebé

Decorar os continentes, os países e as suas capitais; distinguir todas as 195 bandeiras; compreender as coordenadas, as escalas, as serras e os rios…

São muitas as tarefas de Geografia que podem ser simplificadas com o auxílio de jogos educativos! Fizemos uma lista com alguns dos melhores Jogos de Geografia que encontrámos online, para praticar sozinho, com ajuda ou mesmo numa competição amigável. Ora espreitem!

Inventar!

Permitir às crianças dar asas à imaginação e tornar reais as maravilhas que existem apenas na sua cabeça é, também, uma forma de as ensinar a ter paciência e de melhor entenderem que para construir algo é preciso passar por diversas etapas.

Além do mais, inventar, imaginar, criar, são ações que permitem ao cérebro aprender a resolver problemas mais rapidamente e que tornam as crianças menos acomodadas na busca de soluções, contrariando o famigerado “não consigo” que tanto tentamos tirar-lhes da boca.

Descubram todas as experiências criadas pela “The Inventors Digital” disponíveis na plataforma “Diversão em Casa. Gosto Tanto” e digam-nos de qual gostam mais. Por aqui estamos tentados a testar o Ilusómetro. Como diriam os Queen, is this the real life, is this just fantasy?

Ler, sempre

ler banda desenhada

Mesmo os livros “não curriculares” têm, sempre, algo a ensinar às crianças. A maioria das obras infantis foca-se muito na transmissão de valores de comportamento, no reforço dos laços familiares e de amizade, e focam-se em mostrar às abobrinhas como podem ser mais fortes, saudáveis, amigos e felizes.

Oferecer-lhes uma banda desenhada pode ser uma forma mais fácil de convencer as crianças a agarrar numa história, e os benefícios são exatamente os mesmos que oferece qualquer outra leitura.

A descoberta de um hobby que fará o tempo passar mais rápido, o desenvolver do vocabulário e da criatividade e a melhoria da concentração e da curiosidade são vantagens gerais. Depois, lendo histórias temáticas, as crianças aprendem também conceitos importantes para o seu dia a dia.

Querem tornar o consumo de frutas e vegetais ainda mais divertido? Leiam em família as bandas desenhadas da Nutri Ventures e a sopa nunca mais será motivo de discussão.

Ver Desenhos Animados (sim!)

Têm dificuldades em arrancar as crianças do sofá? Utilizem o fascínio pelos ecrãs como um ponto a vosso favor e deixem-nos, sim, ver televisão ou utilizar o tablet.

Os desenhos animados servem para divertir, entreter, distrair e, também, podem mostrar às crianças como tornar as refeições mais saudáveis e divertidas.

Já conhecem as Aventuras Nutri Ventures? São 10 episódios de aproximadamente 20 minutos com muitos conceitos interessantes para explorar!

Links relacionados

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *