Se vão ser pais pela segunda vez ou querem celebrar a amizade entre as vossas abobrinhas, aconselhamos a espreitar estes livros sobre irmãos.
A terra ou semente da fraternidade podem ser os livros, e estes, sobre chegadas, ciúmes, partilhas e amor, refletem uma das relações mais bonitas que podemos ter: a com os nossos irmãos.
São Todos os meus Preferidos
Autor: Sam McBratney | Ilustrações: Anita Jeeram
É certo que, quando há irmãos, há sempre o dia em que surge a pergunta para os pais:
– Qual é o teu preferido? De qual gostam mais?
O livro explica a impossibilidade de amar mais um filho do que outro e a impossibilidade de quantificar o quanto se gosta de cada um. Cada filho é amado pelas suas semelhanças com a família, mas sobretudo pelas suas particularidades e diferenças, exactamente por aquilo que é.
A história ressalva a importância de cada indivíduo pelas suas capacidades, características e qualidades únicas, sendo isso que faz cada filho igualmente importante e único aos olhos dos pais.
Dos mesmos autores de Adivinha quanto eu gosto de ti, há muito apreciado pelos pais portugueses, vem este São todos os meus preferidos, no qual o tema dos ciúmes entre irmãos surge numa ternurenta família de ursos.
Os Irmãos de Matilde
Autora: Maria Teresa Maia | Ilustrações de Catarina Correia Marques
A autora escreve às crianças a partir dos seis anos sobre os cuidados paliativos pediátricos, contando a história de uma menina que deles necessita e falando também da sua família e dos seus cuidadores.
“Os Irmãos de Matilde” inclui prefácio de Frei Hermínio Araújo, Presidente da Fundação Domus Fraternitas.
A Minha Mãe Tem o Sol na Barriga
Autora: Ana Stilwell
Quando a barriga de Ana Stilwell se encheu de um sol chamado Marta, as suas filhas gémeas de 5 anos arranjaram uma nuvem para se protegerem do calor insuportável.
Inspiraram esta história e provaram à mãe que tudo o que ela aprendeu no curso de educação de infância resulta sempre muito bem… nos filhos dos outros.
Rosa Minha Irmã Rosa
Autora: Alice Vieira
Mariana, filha única, tem dez anos quando Rosa nasce. Agora vai partilhar tudo com a irmã: o quarto, o tempo dos pais, o afeto da família – incluindo a Avó Elisa que desconfia do progresso, e a Tia Magda, que tem um dente de ouro, uma fala que mete medo e só gosta de estrelícias e antúrios. Mas pelo menos a recordação da Avó Lídia e a amizade de Rita ela não quer dividir com mais ninguém.
Será que Rosa vai continuar a ser «uma intrusa»?
Um livro clássico que já acompanhou a infância das mamãs e papás dos nossos dias.
Irmãos!
Autora e ilustradora: Rocio Bonilla
Um rapazinho faz uma lista das coisas de que gosta e não gosta na sua irmã… mas vira o livro ao contrário e descobre o que pensa dele a irmã!
Um fantástico livro-duplo para ler e reler, com as maravilhosas ilustrações de Rocio Bonilla.
Irmãos
Autores: Texto – Ariel Andrés Almada | Ilustração – Sonja Wimmer
Os irmãos brincam juntos, chateiam-se, abraçam-se, fazem rir e chorar uns aos outros. Mas, acima de tudo, permanecem unidos por um laço invisível que os acompanha no caminho da vida.
Um livro repleto de palavras carinhosas e de belíssimas ilustrações, que aconchega o coração.
Ter uma Irmã É…
Autores: Texto – Clara Xavier | Ilustração Paulo Galindro
A relação entre irmãos às vezes não é tranquila, mas é sempre única e especial.
Era uma vez o João, um rapaz que queria ter um jardim zoológico, mas que não sabia muito bem se teria jeito para tratar de tantos animais diferentes.
Um dia, o João teve uma irmã e achou que era a coisa mais fácil do mundo.
Com o passar do tempo, percebeu que ter uma irmã é um desafio tão grande como o de ser dono de um jardim zoológico!
Quando a Minha Irmã Nasceu…
Autores: Texto – José Almeida de Oliveira e Maria Inês Almeida; Ilustração | Ilustrações: Lená Loureiro
A chegada de um novo bebé à família é, quase sempre, para os pais e ¡rmãos um misto de alegria, ansiedade, expectativa e curiosidade. A realidade diária fica diferente e os irmãos mais velhos descobrem um novo mundo fascinante de rotinas, objectos e nomes estranhos.
Mas depressa descobrem também uma ligação emocional que fica pela vida fora e uma nova forma de amor que os arrebata e torna protectores.
Afinal existe sempre espaço suficiente no coração da família para sentir um amor infinito por todos.
Um livro ideal para ajudar os irmãos mais velhos a aceitarem a chegada dos mais novos e para lhe explicar que nunca irão perder o lugar e o amor que os pais sente por eles.
Um testemunho honesto e cheio de carinho de um irmão mais velho sobre a chegada da sua irmã.
Adoro ser a Irmã Mais Velha
Autores: Texto – Amy Krouse Rosenthal | Ilustração: Peter H. Reynolds
Eis a grande notícia: a menina vai ter um irmãozinho!
Descubram com ela como é maravilhoso ser a irmã mais velha, enquanto toda a família se prepara para celebrar o momento de trazer o bebé para casa.
Talvez vos interesse:
- Livros infantis: espreitem estas sugestões para todos os gostos
- As livrarias infantis que têm mesmo que visitar em família!
- Livros > ecrãs: 5 formas de estimular a leitura
Este artigo foi útil para si?