Benefícios da leitura: como incentivar a leitura! - Pumpkin.pt

Patrocinado por Logo Pingo Doce

Os benefícios da leitura para crianças e 5 formas de incentivar a leitura!

A leitura tem muitos benefícios e é fundamental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e de comunicação das crianças. Como podemos incentivar a leitura das nossas crianças?

Quando transformada num hobby recorrente, os benefícios da leitura são inúmeros benefícios ao desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. É, por isso, uma atividade muito completa – e divertida, ao contrário daquilo que mais tarde nos é transmitido! -, que os pais podem e devem incentivar desde muito cedo.

A boa notícia é: pais que leem (e acreditamos que seja o vosso caso!) são incentivos por si só. O nosso papel é óbvio, tanto pelo exemplo como pela ação.

Como somos nós quem disponibiliza aos nossos filhos as suas primeiras fontes de diversão e conhecimento, cabe-nos, também, a tarefa de lhes construir uma boa biblioteca. E é isso que podemos fazer com uma ajuda preciosa: sabiam que o Pingo Doce já publicou mais de 460 títulos infantojuvenis exclusivos, sempre a preços acessíveis, para fomentar o acesso aos livros e gosto pela leitura desde tenra idade?

Segundo um estudo sobre hábitos de leitura, 88% dos pais acredita que ler traz um impacto positivo ao aproveitamento escolar das abobrinhas e que os hábitos de leitura são uma mais-valia para o desenvolvimento pessoal dos filhos. A confirmar as crenças dos pais, 46% das crianças com hábitos de leitura têm excelentes notas, enquanto apenas 17% de crianças sem hábitos de leitura apresenta um excelente rendimento escolar.

A maioria dos pais acredita que é importante que os filhos sejam estimulados para a leitura na escola, mas reconhece que ler-lhe histórias em casa desenvolve hábitos de leitura na criança.

leitura

Benefícios da Leitura para crianças.

Os benefícios da leitura para crianças podem ser divididos em:

  • desenvolvimento cognitivo
  • desenvolvimento emocional e
  • desenvolvimento social

Benefícios da leitura: desenvolvimento cognitivo

benefícios da leitura cognitivos

A leitura é uma das ferramentas mais importantes para um bom desenvolvimento cognitivo nas crianças. Uma relação saudável e duradoura com os livros desenvolve várias qualidades fundamentais para o sucesso a curto, médio e longo prazo, já que favorece:

  • a atenção;
  • a concentração;
  • a memória;
  • o raciocínio.

Ao trabalhar também o vocabulário, a leitura torna-se igualmente importante para o aperfeiçoamento da ortografia, desenvolvendo a linguagem escrita – quanto mais expostas às palavras, melhor as crianças vão escrever – e também a oralidade.

Ao mergulharem noutros mundos, as crianças vão ao mesmo tempo trabalhar a curiosidade, a imaginação e a criatividade, e desenvolver um pensamento crítico mais forte: serão capazes de avaliar as histórias, as personagens, se os livros foram ou não bem escritos, e argumentar melhor na defesa das suas ideias e percepções.

Os resultados escolares também serão mais consistentes, já que uma criança que lê tende a estudar mais. A sua compreensão de textos e de discursos será melhor e o seu interesse mais constante.

Vejam mais sobre a importância da leitura, no âmbito de desempenho escolar!

Benefícios da leitura: desenvolvimento emocional

benefícios da leitura emocionais

Os benefícios da leitura são tão abrangentes que promovem também um desenvolvimento emocional mais equilibrado, ajudando as crianças a crescer de forma mais sustentada.

As histórias e os livros ajudam as crianças a perceber emoções e a melhor lidar com sentimentos, positivos ou negativos, seus ou dos outros.

A leitura fortalece também a conexão entre as crianças e quem, numa fase inicial, lhes lê, sejam os pais, outros familiares (os queridos avós ou os irmãos mais velhos!) ou outros cuidadores. Este é um momento de harmonia e amor que transmite às crianças muita segurança.

Benefícios da leitura: desenvolvimento social

benefícios da leitura sociais

A leitura prepara as crianças para uma melhor relação com o próximo, já que desenvolve a empatia e lhes permite colocarem-se melhor no lugar do outro.

Como é uma atividade de ocupação dos tempos livres mais calma, e muitas vezes solitária, minimiza comportamentos problemáticos, como a agressividade, além de diminuir o stress e a ansiedade.

A leitura trabalha a paciência, o saber estar sozinho, o encontrar conforto em tarefas singulares, sendo uma ferramenta de procura de tranquilidade tão funcional como a meditação ou outras técnicas de relaxamento.

A leitura prepara também para a diferença, porque os livros permitem mergulhar nas culturas, costumes e formas de vida de tantas pessoas, lugares, origens e mundos tão próximos quanto geograficamente distantes.

Também lhe pode interessar:

Como incentivar a leitura?

1. Xixi, livros, cama

ler para crianças

A hora de ir para a cama é uma excelente altura para embalar as crianças nas páginas de um livro e devem adotar essa rotina já.

Tentem manter este ritual de leitura antes de dormir pelo menos 5 vezes por semana. Vale tudo para o facilitar: intercalar a leitura com outro adulto cuidador, para que a interpretação das histórias seja diferente, e, claro, fazer vozes, sons e encarnar literalmente a personagem. Outra ideia, que desenvolvemos mais à frente, passa por ouvir Histórias para adormecer, principalmente se não se sentirem muito confortáveis como atores de almofada. O Pingo Doce ajuda-nos muito nesta tarefa, mas já lá vamos!

O “criar uma rotina”, já agora, também é válido para os pais; tentem encontrar espaço no vosso dia a dia para se sentarem com um livro. É a tal ideia da “esponja” – se as abobrinhas vos virem a ler, vão mais facilmente querer ler também.

2. Livros que encantam

A maior parte das abobrinhas adora contos de fadas e nós também!

Aqui na Pumpkin temos abobrinhas apaixonadas pela coleção Histórias de Encantar, composta por 72 títulos aos quais se juntam agora quatro novas histórias, adequadas a crianças entre os 2 e os 7 anos – e, na nossa opinião, às maiores também, papás incluídos.

A coleção tem-nos acompanhado desde o berço e é muito engraçado ver como se dá uma evolução na forma como as crianças interpretam estas histórias, à medida que a sua maturidade emocional se vai desenvolvendo.

É que os livros são mesmo muito giros – apesar de agora estarem mais crescidas, as abobrinhas da Família Pumpkin ainda adoram folheá-los, e sabemos que foi este envolvimento com o universo de encantar que lhes permitiu ser hoje ávidas leitoras!

Todos eles trazem ilustrações lindas e cheias de cor, são escritos com uma linguagem divertida e acessível, e são de muito fácil exploração, mesmo a solo. Com um formato quase “de bolso”, estão adequados a mãozinhas pequenas.

Através de histórias intemporais e que chegam a todas as gerações, cada um destes contos tradicionais tem o poder de ensinar, divertir e fazer sonhar os mais pequenos. Nas últimas páginas, os pais podem encontrar a Psicologia do Conto, uma ferramenta útil para melhor entenderem a mensagem que o livro procura transmitir – e, assim, transmiti-la às vossas crianças.

Podem ainda encontrar as histórias narradas e músicas cantadas no Spotify e Apple Music – para ouvirem quando e onde quiserem, ou seja, sempre.

Na nossa equipa temos esta playlist nos nossos favoritos! É um 2 em 1 que, acreditamos, trará muitos benefícios agora e no futuro: já deitadinhos, lemos as histórias em família, e, depois, apagamos a luz e ouvimos a versão musical, que ajuda a embalar o sono e que deixamos por isso a tocar ao longo da noite.

Para chegar a todos os públicos infantis, além da coleção “Histórias de Encantar”, e por acreditar que a leitura “leva mais longe” as nossas crianças, o Pingo Doce disponibiliza também outros livros infantis exclusivos (já foram publicados mais de 460 títulos!) a preços acessíveis, nas suas mais de 400 lojas – e que podem também ser encontrados na loja online em mercadao.pt.

3. Vice-versa

ler em família

Ler em família é criar memórias inesquecíveis!

Se as crianças já souberem ler podem incentivá-las a fazê-lo sozinhas, mas não deixem de ler-lhes em voz alta ainda assim. Ouvir histórias é uma forma fundamental de desenvolver a linguagem das crianças e cria um impacto na vida delas em qualquer faixa etária.

Podem, por exemplo, criar um momento de leitura interativa em família, onde os pais leem em voz alta numa parceria com as crianças: um é o narrador, o outro é a Galinha Ruiva, um canta e o outro faz sons de fundo!

Também é muito giro desafiar as crianças a ler para nós, vendo como se esforçam para melhorar o seu ritmo e fluidez. Além de que ficam amorosos a contar histórias! Peçam-lhes que, para variar um pouco a rotina, sejam eles a ler para os pais um livro antes de dormir – ou em qualquer outra altura, já que criar momentos espontâneos de leitura também é uma forma de os incentivar a agarrar num livro em ocasiões de ócio.

4. Livros repetidos? Sim!

Leitura

Ler o mesmo livro aproximadamente 1935 vezes por ano é capaz de ser chato, mas há que olhar para o lado bom da coisa: a certa altura, já vão sabê-lo de cor… e a abobrinha também! Parecendo que não, este hábito vai ajudar as crianças a ler mais cedo, porque ao conhecer a história, conseguirão associar às palavras e às letras os seus sons mais facilmente.

Além do mais, revisitar histórias de que gostamos e voltar a lugares que nos fazem felizes está nas regras de “como tornar fácil, agradável e entusiasmante uma tarefa que pode ser vista como secante” – por isso, se eles quiserem sempre ler “A Princesa e o Pastor” (e nós entendemos, é um dos livros mais giros da coleção Histórias de Encantar”), pensem que é muito melhor isso do que não quererem ler nada.

Afinal, estas histórias são de facto apaixonantes!

5. Um livro nunca é só um livro

livro infantil

Tornem a leitura de um livro ainda mais divertida e completa com atividades complementares sobre a história que leram.

As “Histórias de Encantar” são histórias intemporais, que atravessam gerações e que continuam a fazer sonhar as crianças de hoje. Por isso, podem servir de ponto de partida para conversarem sobre valores, já que todos os livros da coleção transmitem lições muito importantes e que ajudam os pais nesta árdua missão de os educar para serem bons seres humanos.

Interajam com eles, façam-lhes perguntas. Se leram o “Galo e a Raposa”, discutam depois sobre a história: será que o Galo agiu bem, desconfiando das intenções da Raposa, precavendo-se assim de uma aproximação repentina e que podia trazer maldade por detrás? E a mentira – pode às vezes ser “menos má”, se nos ajudar a proteger-nos de quem nos quer enganar?

Depois desta troca de ideias, desafiem-nos a escrever uma continuação. O que acontece depois do fim? Abobrinhas que leem são abobrinhas que criam, e essa capacidade de inventar e descobrir novos caminhos é fundamental para o sucesso imediato e futuro.

Boas leituras!

Sabiam que há mais de 15 anos que o Pingo Doce contribui para a promoção da literacia infantojuvenil, fomentando o acesso aos livros e o gosto dos mais novos pela leitura? É verdade, e podem encontrar os livros publicados na sua loja online no Mercadão.

Já o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce nasceu em 2014 com o intuito de incentivar a criatividade literária e artística, premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura.  Ou seja, ao mesmo tempo que fomenta a leitura desde tenra idade, o Pingo Doce oferece aos novos autores uma plataforma para verem o seu talento publicado e reconhecido!

Logo Pingo Doce

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<