Família > Fazer com os miúdos > Livros

Leituras para a Páscoa

Leituras para Páscoa

Com a Páscoa chegam alguns dias de férias e a oportunidade de pôr a leitura em dia.

Sugerimos, com a ajuda da Sofia Baltazar Knapic, alguns livros para lerem em família.

Nem todos são livros sobre a Páscoa, mas sim obras que falam de Primavera, de natureza, de amizade, de galinhas e de coelhos. Têm todos algo em comum: são super divertidos e educativos!

O Que é a Páscoa?

o que é a páscoa

Mas qual é o verdadeiro significado da Páscoa? Porque não são só os cristãos a celebrar esta época tão especial do ano? E por que razão o Domingo de Páscoa muda todos os anos? O Francisco está cheio de dúvidas e interrogações. Tem vontade de aprender e, sobretudo, de ser uma pessoa melhor, fazendo felizes os que estão à sua volta.

O Que É a Páscoa?” vai ajudar as crianças a conhecer melhor este tempo tão especial e a vivê-lo com mais alegria.

Uma Aventura nas Férias da Páscoa

uma aventura nas férias da páscoa

Um nevão em Lisboa tem efeitos imprevisíveis.  Alguns alunos não conseguiram sair da escola, as gémeas ficaram presas num pavilhão e o Chico serviu-se de uma gaveta para deslizar na neve e ir salvá-las.

Mas a aventura não acabou ali porque os flamingos do Tejo precisaram de ajuda e o grupo, sempre generoso, resolveu tratar do assunto.  Não contavam com movimentos suspeitos e encontros desagradáveis num moinho de maré em ruínas…

Uma Aventura nas Férias da Páscoa” é um dos volumes da clássica e incontornável série escrita por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, há muitas gerações a incentivar as crianças a ler.

Os Ovos da Páscoa do Bolinha

os ovos da páscoa do bolinha

A aventura de descobrir coisas novas e divertidas na companhia do Bolinha, o simpático cachorrinho, numa encantadora série de livros-brinquedo da autoria de Eric Hill.

Os Ovos da Páscoa do Bolinha” é recomendado por crianças com 1 e 2 anos.

O Coelho que Sabia Ouvir

o coelho que sabia ouvir

Um livro doce e encantador, capaz de sossegar qualquer coração atribulado, e com ilustrações muito comoventes, prontas a criar empatia entre as personagens e os pequenos leitores.

A história de “O Coelho que Sabia Ouvir” é a prova de que, às vezes, um simples abraço tem mais força do que mil palavras, reforçando o enorme poder do silêncio.

Uma mensagem necessária, relevante e muito poderosa, que urge transmitir às gerações mais novas, sobretudo nos dias barulhentos que correm.

A História do Pedrito Coelho

a história do pedrito coelho

Pedrito é um coelho traquinas que mora num bosque, com os seus irmãos e a mãe. Um dia, a mãe tem de sair e recomenda-lhes que fiquem em casa. Pedrito, desobediente, resolve fazer uma visita à horta do Sr. Gregório, que por pouco não lhe custa a vida.

A “História de Pedrito Coelho” é tão especial que até já chegou ao cinema!

O Mistério do Coelho Pensante

o mistério do coelho pensante

Os coelhos não pensam como nós, mas podem ter ideias e descobrir coisas. Eles compreendem o mundo com o nariz. Franzindo e desfranzindo o nariz, Joãozinho, o coelho pensante, cheirava ideias. A primeira ideia que cheirou foi uma maneira de fugir da gaiola de ferro.

O Mistério do Coelho Pensante” é uma história adorável da autoria de Clarice Lispector, uma conceituada escritora brasileira.

Presos

presos oliver jeffers

O livro “Presos”, de Oliver Jeffers, é um grande sucesso em nossa casa e é um bom livro para ler na primavera, e por as crianças a imaginar tudo o que pode ficar preso numa árvore.

Tudo começou quando o papagaio do rapaz ficou preso numa árvore. Mas o verdadeiro problema surgiu quando ele atirou um sapato para soltar o papagaio e este também ficou preso na árvore. Seguiram-se uma escada, um balde de tinta, um orangotango e uma baleia, que se encontrava no sítio errado à hora errada. E isto foi apenas o início de tudo….

Podem completar esta leitura surrealista com uma obra de arte: que tel fazer um desenho a partir do jornal, para exercitar ainda mais a imaginação da família toda?

Amigos

eric carle-amigos

“Amigos”, de Eric Carle, é um livro cheio de cor e de luz, como desejamos que seja a Primavera e como Eric Carle nos habituou ao longo dos seus livros.

Vamos sair à rua e celebrar a amizade, a partilha, as brincadeiras e encher-nos de memórias para mais tarde recordar.

Podem  complementar esta leitura sugerimos plantar em ovosuma atividade gira de Primavera, e de Páscoa, para fazer com as crianças e partilhar com os amigos.

Os Ovos Misteriosos

a-galinha-dos-ovos-misteriosos

“Os Ovos Misteriosos” é uma história cheia de humor, com muito ritmo e muito divertido para ler nesta Páscoa: então não é que a galinha chocou uma nihada com um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto?!

Podem acompanhar a leitura fazendo pintinhos em origami 

Lá Fora – Guia para Descobrir a Natureza

lá fora guia para descobrir a natureza

Mesmo que moremos numa grande cidade, existe sempre natureza lá fora: nuvens e estrelas, árvores e flores, rochas e praias, aves, répteis ou mamíferos. O que esperamos então? Saltemos do sofá e iniciemos a exploração, com a ajuda de “Lá Fora – Guia para Explorar a Natureza“!

Um livro que nos põe a descobrir a natureza, editado pela Planeta Tangerina.


As férias do Pequeno Urso

as férias do pequeno urso

O Papá Urso e o Pequeno Urso estão cobertos de neve até às orelhas. Nessa noite, encontram uma toca muito confortável em que hiberna uma família de ursos coloridos. Mas, de manhã, não há sinal do Pequeno Urso… E lá vai o Papá Urso na busca divertida e atribulada do seu pequeno. De comboio, de paquete, a nado, sempre em grande correria, o Papá Urso descobre finalmente o Pequeno Urso em grande festa, entre risos e canções, na praia de uma ilha tropical. Um livro de Benjamin Chau editado pela Orfeu Mini.

Neste ano que o Inverno parece nunca mais acabar, muitas crianças (e pais) vão apreciar “As férias do Pequeno Urso“.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *