Folar de Páscoa: receita rápida e deliciosa

Folar de Páscoa: receita rápida e deliciosa

Experimente fazer esta receita de Folar de Páscoa que é a cara da Páscoa com os miúdos!

À procura de como fazer um folar de Páscoa?

Páscoa tem de ter amêndoas e ovos de chocolate e claro, um folar. Adoramos comer os ovinhos e há sempre alguma disputa porque alguns querem mais ovos do que lhe são atribuídos.

Por isso este ano resolvemos fazer mini-folares, com o seu ovo individual. Além de termos uma Páscoa mais pacífica, o Folar de Páscoa fica giríssimo, e pode ser feito com a ajuda dos mais pequenos. Nós contámos também com a ajuda da Cuisine Companion da Moulinex para amassar o folar de Páscoa.

Partilhamos uma receita rápida e deliciosa de Folar de Páscoa

Ingredientes:

  • 800 g de farinha sem fermento
  • 100 g de manteiga
  • 35 g de fermento de padeiro ((que anda desaparecido com a pãodemia, mas a @nacadeiradapapa ensina a fazer nos seus destaques)
  • 250 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 2 dl de leite morno
  • sal, canela e erva-doce a gosto
  • 4 ovos previamente cozidos
  • 1 ovo para pincelar

Ingredientes Folar da Páscoa

Preparação do Folar de Páscoa:

Dissolva o fermento num pouco de leite morno (30 segundos no micro-ondas) e uma colher de sopa de açucar e deixe levedar 20 minutos.

Se tiver robot de cozinha (nós usámos a Companion XL) coloque a lâmina de amassar/triturar na Cuisine Companion, deite a farinha, manteiga amolecida, o fermento de padeiro, o açucar e os ovos. Tempere a gosto com sal, canela e erva-doce (eu pus uma pitada de sal e uma colher de sobremesa de erva-doce). Selecione o programa de massa P2.

Se não tiver robot de cozinha, não se preocupe, misture os ingredientes acima e vá misturando até ter uma massa consistente e homogénea.⁠

Retire e deixe levedar numa tigela tapada com um pano, num local quente (eu coloquei próximo de um aquecedor), durante cerca de 3 horas ou até duplicar de tamanho.

Pré-aqueça o forno a 200º.

Preparação Folar da Pascoa

Para um folar grande faça uma bola achatada, como se fosse um ninho, onde coloca os ovos previamente cozidos e frios. Com um pouco de massa faça uns cordões que coloca a rodear os ovos.

Decorar Folar da Pascoa

Pincele com ovo, coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve a forno quente (200ºC) até ficar bem corado e cozido (cerca de 20-30 minutos).

Pintar Folar da Pascoa

Nós fizemos 4 mini folares individuais, com 1 ovo em cada um.

(Receita inspirada nesta receita e na receita de brioche da Moulinex)

Folar da Pascoa Pronto

Páscoa em Família

Além da receita de Folar de Páscoa, reunimos outras receitas de Páscoa e ideias para a época ser mais divertida ainda com os miúdos em casa: experimentem estes trabalhos manuais para a Páscoa.

Se quiser passear com as crianças e ainda não souber o que fazer na Páscoa, espreite nossas sugestões com os eventos e programas mais giras onde podem levar os miúdos e curtir com eles.

Espreitem também outras receitas de Páscoa.

Também lhe pode interessar: 

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2  votos, média:   5,00  em 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *