O que é a Páscoa e como explicá-la às crianças?

Páscoa para crianças: O que é a Páscoa e como explicá-la às crianças?

o que é a páscoa

Falar de Jesus, morte, traição e pecado pode ser difícil. Saibam como simplificar!

O que é a Páscoa para crianças Explicar às crianças o que é a Páscoa, principalmente se a sua capacidade de entender alguns conceitos for ainda diminuta, é já de si complicado, mas o verdadeiro desafio passa por contar de forma divertida uma história que envolve morte, traição e pecado.

É importante que as crianças saibam por que motivo estão a celebrar, ainda que explorar conceitos tão profundos como estes, fundamentados na religião, seja difícil e delicado.

Páscoa em 2024

Em 2024, o domingo pascal acontece no dia 31 de março. Esta data é definida segundo alguns cálculos complexos:

A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera. A data pode variar de 22 de Março até 25 de Abril, dependendo da disposição dos dias dos meses nas semanas.

A História e o Significado da Páscoa para crianças

Páscoa vem da palavra hebraica “pesah” e significa passagem: para os povos antigos, a passagem do Inverno para a Primavera, e para os cristãos, a passagem de Jesus da morte para a vida, trazendo salvação para todos que crêem nele.

A Páscoa celebra-se depois da Quaresma – exactos 40 dias desde a terça-feira de Carnaval – e é o feriado que encerra a Semana Santa: as comemorações começam na Sexta Feira Santa, que assinala o dia da crucificação de Jesus (é costume os Cristãos não consumirem carne neste dia), e termina no Domingo de Páscoa, data que celebra a sua ressurreição três dias após a morte, bem como o primeiro aparecimento aos seus discípulos.

Jesus Cristo foi capturado e segundo os Evangelhos, foi Judas Iscariotes, um dos seus doze discípulos, quem o entregou aos seus captores em troca de trinta moedas de prata – é desse acontecimento que nasce a expressão “falso como Judas” para designar um traidor.

Ao ser crucificado, Jesus sacrificou-se pelos Homens e pagou o preço dos pecados de todos – abrindo uma nova via de relação, mais honesta e profunda, com Deus.

Como explicar a Páscoa às crianças?

A chave é simplificar. Reúnam as abobrinhas e contem-lhes uma história. Façam-no no registo natural com que, normalmente, lhes lêem um livro ou exploram juntos os vossos contos favoritos. A morte faz parte da vida, as “pessoas más” também, e não podemos contorná-lo no nosso dia-a-dia: é fundamental criar-lhes essa consciência desde cedo.

Era uma vez um menino chamado Jesus… sim, é o mesmo da história do Natal, aquele que nasceu e foi visitado por três Reis Magos muito importantes.

Nesta história, Jesus já é mais crescido e gosta muito de ajudar os outros. Faz o bem sem olhar a quem, mas algumas pessoas más não gostam dele… por isso, pregaram-no a uma cruz e deixaram-no morrer.

Como Jesus era diferente dos outros homens, e muito especial, ressuscitou depois de três dias – foi a única pessoa do mundo capaz de o fazer! É isso que celebramos hoje: a sua bondade e a capacidade de voltar a viver, mesmo depois de lhe fazerem mal.

Celebrar a Páscoa com estilo e conforto

A Páscoa é tradicionalmente um momento de celebração em família, e é muitas vezes oportunidade para vestir as crianças com conjuntos um bocadinho mais formais e elegantes, que ficam um amor nas fotografias, sobretudo antes de rebolarem pela relva ou cobrirem-se com o chocolate dos ovinhos.

Recomendamos a coleção da Mayoral que tem uma linha giríssima de cerimónia com uma oferta clássica para crianças, com um toque de modernidade e conforto.

Coleção primavera verão mayoral

Espreitem os seus looks de Moda Primavera Verão gira e confortáveis para os nossos bebés e crianças – na linha de cerimónia deste ano emerge um conceito formal, mas mais descontraído, com peças giríssimas em linho ou de cores suaves, sempre com elegância, carisma e muita pinta.

De onde vêm o Coelho da Páscoa e o Ovo de Páscoa?

Obviamente vão surgir perguntas. Obviamente esta explicação encurtada e pouco exata pode causar incómodo a quem não é cristão e que, por isso, não pretende passar valores cristãos aos seus filhos.

Se for este o caso, procurem focar-se apenas no facto de a Páscoa se celebrar no solstício da Primavera: a origem da Páscoa era celebrada pelo povo de Israel em celebração da libertação do Egipto. A primeira Páscoa foi celebrada imediatamente antes da sua saída do Egipto.

Outras festas pagãs foram misturadas com a festa religiosa da Páscoa. As pessoas juntavam-se para festejar, por exemplo, a chegada da fertilidade. O Coelho da Páscoa é, claro, o animal que simboliza esta bonita estação do ano.

O ovo é também um símbolo da Páscoa, pois representa o começo da vida. Os povos antigos tinham como costume oferecer ovos aos amigos, como forma de lhes desejar uma vida feliz. Foi assim que surgiu a tradição de dar um ovo da Páscoa àqueles de quem mais gostamos.

Como celebrar a Páscoa com os mais pequenos?

Eventos de Páscoa em Família

E como nem só em casa se passa a Páscoa, deixamos ideias de eventos da Páscoa para estarem juntos, passearem aproveitarem este dias para bons momentos em família! ?

Pequeno-almoço com o coelho da Páscoa em Lisboa, As aventuras de CoComelon no SEA LIFE Porto, o País das Maravilhas no Nova Arcada em Braga ou uma vista para conhecer o tubarão que é o mais recente inquilino do Dino Parque Lourinhã são algumas das ideias que vos trazemos.

Veja também o nosso artigo O que fazer na Páscoa, cheio de eventos de Páscoa em Lisboa, Porto e o resto do pais!

Páscoa Nova Arcada

País das Maravilhas no Nova Arcada em Braga

O Nova Arcada em Braga tem um mundo maravilhoso à vossa espera, com oficinas infantis, playground dedicado aos mais pequenos e muita animação para celebrar a chegada da primavera.

Como celebrar a Páscoa em Família?

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votes, average: 4,38 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<