Família > Lifestyle > Festas e férias

O que é a Páscoa e como explicá-la às crianças?

História da Páscoa

Falar de Jesus, morte, traição e pecado pode ser difícil. Saiba como simplificar!

Explicar às crianças o que é a Páscoa, principalmente se a sua capacidade de entender alguns conceitos for ainda diminuta, é já de si complicado, mas o verdadeiro desafio passa por contar de forma divertida uma história que envolve morte, traição e pecado.

É importante que as crianças saibam por que motivo estão a celebrar, ainda que explorar conceitos tão profundos como estes, fundamentados na religião, seja difícil e delicado.

Páscoa em 2019

Em 2019, o domingo pascal acontece a 21 de abril. Esta data é definida segundo alguns cálculos complexos. A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera. Esta data pode variar de 22 de Março até 25 de Abril, dependendo da disposição dos dias dos meses nas semanas.

A História e o Significado da Páscoa

o que é a páscoa Jesus Cruz

Páscoa vem da palavra hebraica “pesah” e significa passagem: para os povos antigos, a passagem do Inverno para a Primavera, e para os cristãos, a passagem de Jesus da morte para a vida, trazendo salvação para todos que crêem nele.

A Páscoa celebra-se depois da Quaresma – exactos 40 dias desde a terça-feira de Carnaval – e é o feriado que encerra a Semana Santa: as comemorações começam na Sexta Feira Santa, que assinala o dia da crucificação de Jesus (é costume os Cristãos não consumirem carne neste dia), e termina no Domingo de Páscoa, data que celebra a sua ressurreição três dias após a morte, bem como o primeiro aparecimento aos seus discípulos.

Jesus Cristo foi capturado e segundo os Evangelhos, foi Judas Iscariotes, um dos seus doze discípulos, quem o entregou aos seus captores em troca de trinta moedas de prata – é desse acontecimento que nasce a expressão “falso como Judas” para designar um traidor.

Ao ser crucificado, Jesus sacrificou-se pelos Homens e pagou o preço dos pecados de todos – abrindo uma nova via de relação, mais honesta e profunda, com Deus.

Como explicar a Páscoa às crianças?

páscoa crianças pintar ovos

A chave é simplificar. Reuna as abobrinhas e conte-lhes uma história. Faça-o no registo natural com que, normalmente, lhes lê um livro ou exploram juntos os vossos contos favoritos. A morte faz parte da vida, as “pessoas más” também, e não podemos contorná-lo no nosso dia-a-dia: é fundamental criar-lhes essa consciência desde cedo.

Era uma vez um menino chamado Jesus… sim, é o mesmo da história do Natal, aquele que nasceu e foi visitado por três Reis Magos muito importantes. Nesta história, Jesus já é mais crescido e gosta muito de ajudar os outros. Faz o bem sem olhar a quem, mas algumas pessoas más não gostam dele… por isso, pregaram-no a uma cruz e deixaram-no morrer. Como Jesus era diferente dos outros homens, e muito especial, ressuscitou depois de três dias – foi a única pessoa do mundo capaz de o fazer! É isso que celebramos hoje: a sua bondade e a capacidade de voltar a viver, mesmo depois de lhe fazerem mal.

De onde vêm o Coelho da Páscoa e o Ovo de Páscoa?

Coelho Páscoa

Obviamente vão surgir perguntas. Obviamente esta explicação encurtada e pouco exacta pode causar incómodo a quem não é cristão e que, por isso, não pretende passar valores católicos aos seus filhos. Se for este o caso, procure focar-se apenas no facto de a Páscoa se celebrar no solstício da Primavera: a origem da Páscoa está relacionada com as celebrações que os povos antigos faziam à chegada dos dias maiores. As pessoas juntavam-se para festejar a chegada da fertilidade. O Coelho da Páscoa é, claro, o animal que simboliza esta bonita estação do ano.

O ovo é também um símbolo da Páscoa, pois representa o começo da vida. Os povos antigos tinham como costume oferecer ovos aos amigos, como forma de lhes desejar uma vida feliz. Foi assim que surgiu a tradição de dar um ovo da Páscoa àqueles de quem mais gostamos.

ovos da páscoa

Também lhe pode interessar: 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *