Família > Lifestyle > Festas e férias

Coelho da Páscoa: a sua origem (e desenhos para pintarem!)

Descubram de onde vem a tradição do Coelhinho da Páscoa!

O Coelho da Páscoa é um dos símbolos incontornáveis da Páscoa e uma das personagens mais acarinhadas pelas crianças – quem é que não gosta de um animal fofinho que, além disso, ainda nos traz chocolates? Mas qual é a origem da lenda? De onde surgiu o Coelhinho e como está ele relacionado com a ressurreição de Jesus Cristo?

Se já explicou às abobrinhas o que é a Páscoa e agora quer contar-lhes a história do Coelho da Páscoa, nós traduzimo-la… por miúdos!

Qual é a origem da lenda do Coelho da Páscoa?

Não existe uma explicação “oficial” para o facto de o Coelho ser considerado um símbolo da Páscoa, mas como alguns povos da Antiguidade consideravam este animal o símbolo da Lua, e como a data da Páscoa é determinada pelas suas fases, é possível que o coelho se tenha tornado símbolo pascal por esse motivo.

Outra explicação é de que no Antigo Egito o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Esta data religiosa marca a ressurreição de Jesus Cristo e a sua nova vida.

Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, viram um coelho a passar, rápido. Desde então as crianças passaram a acreditar no coelhinho da Páscoa, que traz deliciosos ovos da Páscoa para celebrar este dia.

Coelho da Páscoa para pintar

coelho para pintar

No site Mom Junction encontrámos imensos desenhos de coelhos para pintar que podem imprimir e dar às vossas crianças para pintarem. Lápis de cor ou de cera, marcadores de feltro, aguarelas, até colagens com cartolinas ou jornais, purpurinas, lã… dêem asas à vossa imaginação e personalizem algumas destas ilustrações.

Coelhinho da Páscoa feito com meia

coelho com meias

Todos sabemos que as máquinas de lavar roupa comem meias… não faz mal, as que sobram agora podem transformar-se em adoráveis coelhinhos. Podem utilizá-lo como enfeite de Páscoa: dá um giríssimo centro de mesa! Na verdade, são tão adoráveis que apostamos que os vão manter durante o ano inteiro…

A actividade exige o uso de agulhas, portanto é essencial que acompanhem as crianças na preparação deste coelhinho da Páscoa com meias.

Coelho articulado

coelho articulado

Transforme um desenho num boneco de papel… que se mexe! É amoroso este coelho articulado.

Máscara de Coelho da Páscoa

brincadeiras-páscoa-máscara-de-coelho

Se é para encarnar a personagem, mais vale fazê-lo a valer!

Soltem o vosso lado criativo e criem uma vossa própria máscara de coelho, como esta que sugere a Tempo Junto, utilizando pratos descartáveis.

Cucu! Onde está o ovo da Páscoa?

páscoa feliz mensagem

Esta ideia é tão simples e tão divertida! Uma forma diferente de desejar uma Páscoa Feliz aos vossos amigos e familiares. Saibam como preparar esta mola-coelho no nosso passo-a-passo.

Coelho da Páscoa Divertido duma caixa de ovos

coelho da páscoa em cartão utilizando uma caixa de ovos

No reciclar é que está o ganho! Com caixas de ovos podem fazer coelhinhos da Páscoa muito coloridos! Descubram como fazer coelhos da Páscoa em cartão mas não se cinjam ao passo a passo: soltem a imaginação!

Coelho da Páscoa em papel

coelhinho da páscoa papel

Com uma cartolina e 5 passos rápidos podem criar este amoroso coelhinho da Páscoa em papel. Um trabalho manual ideal para os mais novos, já que não exige muita técnica.

Também lhe pode interessar: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *