Livros infantis de "autores para crescidos" que adoramos!

Livros infantis de “autores para crescidos” que as abobrinhas vão adorar ler

livros autores conceituados

Os autores que os pais adoram ler escrevem também livros para os mais pequenos! 

Escolher livros infantis é uma tarefa difícil, mas estes autores conhecidos nós já sabemos que são bons – e escreveram livros para crianças!

Reunimos sugestões de obras escritas a pensar nos mais pequeninos, mas com o talento inconfundível de vários autores conceituados de todo o mundo. Podem espreitar também a nossa seleção de autores portugueses!

Livros infantis de autores conceituados

Ynari, a Menina das Cinco Tranças

ynari a menina das cinco tranças

Ynari é uma menina com cinco tranças e muita vontade de conhecer outras aldeias.

Perto do rio, Ynari encontra um homem pequenino e descobre que a guerra também faz parte do mundo. Com a ajuda das suas cinco tranças, a menina vai mostrar que as crianças, com magia e ternura, podem mudar todas as aldeias e acabar com todas as guerras.

Numa viagem de sensibilidade e sabedoria, com estrelas e cores, é possível inventar ou destruir palavras. Brincando com os sentidos da vida e da paz, Ynari redescobre uma palavra antiga cheia de uma magia nova: «amizade».

Ynari, a Menina das Cinco Tranças” é um livro de Ondjaki que faz parte das raras obras editadas em Portugal sobre países africanos destinadas a crianças e jovens.

A Girafa que Comia Estrelas

a girafa que comia estrelas

A Girafa que Comia Estrelas” é uma brilhante história sobre a importância da amizade e do trabalho em equipa. As ilustrações coloridas complementam a história de forma magistral, contada pelo incrível José Eduardo Agualusa.

Todos Devemos Ser Feministas

«Hoje eu peço que sonhemos e comecemos a planear um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens e mulheres mais felizes, mais autênticos. Para que isso aconteça precisamos de criar as nossas filhas de maneira diferente. Também precisamos de criar os nossos filhos de maneira diferente.»

 Além de ser uma escritora notável e um modelo para as novas gerações, Chimamanda Ngozi Adichie é uma voz do feminismo e uma defensora da igualdade e dos direitos humanos.

A sua palestra “Todos Devemos Ser Feministas” deu origem a um livro, e, entretanto, chega-nos também esta edição ilustrada e adaptada ao público mais jovem.

A Sinfonia dos Animais

a sinfonia dos animais

Nesta história, cada animal tem uma característica que o distingue e transporta um instrumento musical.

Individualmente, podem não parecer muito importantes, mas em grupo tornam-se surpreendentes. Quando – conduzidos pelo Maestro Rato – se juntam numa orquestra, o resultado é uma sinfonia afinada e maravilhosa, em que todos os músicos e instrumentos se revelam imprescindíveis e se completam.

Escrito por Dan Brown (sim, o do Código da Vinci!), “A Sinfonia dos Animais” é a mistura perfeita do livro tradicional e das novas tecnologias; da literatura e da música. 

O Meu Pé de Laranja Lima

Esta é a história comovente de Zezé, um menino de seis anos nascido no seio de uma família muito pobre. Zezé é inteligente, sensível e criativo, mas muito endiabrado. Carente do afeto que não encontra junto do pai e da mãe, mais preocupados em sobreviver a cada dia, o menino perde-se nas ruas, onde só lhe dá para inventar travessuras.

Tendo aprendido demasiado cedo a dor e a tristeza, Zezé acaba por usar o mundo da sua imaginação para fugir da realidade da vida: toma por confidente um pé de laranja lima, a que chama Xururuca e ao qual revela os seus sonhos e desejos.

Será nesta fantasia que Zezé vai encontrar a alegria de viver e a força para vencer as suas adversidades. “O Meu Pé de Laranja Lima” é a obra maior de José Mauro de Vasconcelos, um dos grandes nomes da literatura brasileira.

A Viúva e o Papagaio

Imprevisível, divertido e inteligente, este conto acompanha a aventura da Sra. Gage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada com a ajuda de um papagaio invulgar. “Não está ninguém em casa!”, “Não está ninguém em casa!” é só o que o papagaio James sabe dizer, mas ele esconde um segredo, assim como esta história esconde uma lição…

A Viúva e o Papagaio” é também recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 5.º ano de escolaridade.

O Gigante Egoísta & O Príncipe Feliz

Só através do amor e da partilha poderemos alcançar a felicidade. Em “O Gigante Egoísta & O Príncipe Feliz” encontramos duas histórias brilhantes, carregadas de significado, que devem ser lidas por todas as crianças.

Pelo punho de Oscar Wilde, conhecemos um gigante que tinha um belo jardim, mas era muito egoísta e não deixava ninguém entrar, e um príncipe feliz, que se comove com o sofrimento dos outros, e por isso decide partilhar a sua riqueza.

O Barco das Crianças

De manhã, ao preparar-se para ir para a escola, Fonchito vê um homem sentado num banco do parque, contemplando o mar, Intrigado, por vê-lo ali a cada manhã, decide ir ao seu encontro para lhe perguntar o que procura ele, sempre sentado no mesmo banco, O velhinho, com um sorriso nos lábios, decide partilhar com Fonchito uma história muito antiga e extraordinária.

E todos os dias, antes de o autocarro da escola chegar, Fonchito passa a ouvir um novo capítulo das aventuras de um barco que, desde a época das Cruzadas, navega nos mares do mundo: o Barco das Crianças.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votes, average: 3,83 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<