Livros infantis portugueses, de "autores para crescidos", que adoramos!

Livros infantis de autores portugueses para crescidos” que as abobrinhas vão adorar ler

Os autores que os pais adoram ler escrevem também livros para os mais pequenos! 

Escolher livros infantis para oferecer às abobrinhas é uma tarefa difícil, mas com estas sugestões temos a tarefa facilitada: é que estes autores portugueses nós sabemos mesmo que são bons!

Reunimos sugestões de obras escritas a pensar nos mais pequeninos, mas com o talento inconfundível daqueles que também a nós nos contam histórias. De José Saramago a Sophia de Mello Bryner Anderson, todos os grandes nomes da literatura portuguesa podem chegar à estante das abobrinhas!

Livros infantis de José Saramago

A Maior Flor do Mundo

a maior flor do mundo

“A Maior Flor do Mundo” é um livro delicado e escrito pela prosa inconfundível de José Saramago, o único português Nobel da Literatura.

Conta a história de um rapaz que vivia aventuras e que um dia descobriu uma flor já murcha, prestes a morrer. É então que decide salvá-la e fazer dela a maior do mundo.

O Conto da Ilha Desconhecida

o conto da ilha desconhecida

Situada num tempo e num espaço indeterminados, a história do homem que queria um barco para ir à procura da ilha desconhecida promete ser a história de todos os homens que lutam contra as convenções em busca dos seus sonhos e de si próprios. 

O Conto da Ilha Desconhecida” é uma leitura recomendada a crianças a partir do 8º ano de escolaridade.

Livros infantis de Miguel Sousa Tavares

O Segredo do Rio

o_segredo_do_rio

À inquietação de um dos filhos em saber por que é que as estrelas não caem do céu, Miguel Sousa Tavares escreveu este O Segredo do Rio, uma história sobre a amizade entre um menino e um peixe.

Sem uma vertente moralista, esta é uma obra de aprendizagem da vida e dos seus mistérios, das relações humanas e da descoberta de sentimentos.

Ismael e Chopin

Ismael e chopin

Um dia, quando for altura, a música há de ser desenterrada da toca onde a escondemos, será mostrada aos homens que percebem dessas coisas e o mundo há de conhecer então a mais bela de todas as músicas que Frédéric Chopin, o meu amigo, escreveu. Mas todas as coisas têm o seu tempo.

Ismael e Chopin” é uma leitura recomendada a crianças com mais de 10 anos.

O Planeta Branco

o planeta branco

Lá fora, a noite estava semeada de milhões de estrelas, planetas, cometas, asteroides nos seus voos loucos, constelações de todos os tamanhos e das mais diferentes formas.

Olhou por cima do ombro direito, pela vigia lateral, procurando absurdamente uma luz branca que julgava ter visto algures, mas não se lembrava quando, nem sequer era capaz de dizer se a tinha visto, de facto, ou se apenas a imaginara em sonhos. 

“Haverá por aí alguém à escuta? Alguém que nos veja e que nos guie?”

O Planeta Branco” é uma leitura recomendada a crianças com mais de 10 anos.

Livros infantis de Afonso Cruz

Como Cozinhar uma Criança

como cozinhar uma criança

Do premiado autor Afonso Cruz, “Como Cozinhar uma Criança” é uma história para desafiar o palato de pequenos e grandes leitores.

Junta os melhores ingredientes, traz panelas e tachos, frigideiras e grelhadores, chapéu de cozinheiro, colheres de pau e avental, e muitas especiarias, porque vamos aprender a cozinhar uma criança. 

Al dente!

Vamos Comprar um Poeta

vamos comprar um poeta

Numa sociedade imaginada, o materialismo controla todos os aspetos das vidas dos seus habitantes. Todas as pessoas têm números em vez de nomes, todos os alimentos são medidos com total exatidão e até os afetos são contabilizados ao grama.

E, nesta sociedade, as famílias têm artistas em vez de animais de estimação. A protagonista desta história escolheu ter um poeta e um poeta não sai caro nem suja muito – como acontece com os pintores ou os escultores – mas pode transformar muita coisa. A vida desta menina nunca mais será igual…

Vamos Comprar um Poeta” é uma história sobre a importância da Poesia, da Criatividade e da Cultura nas nossas vidas, celebrando a beleza das ideias e das ações desinteressadas.

Os Livros que Devoraram o meu Pai

os_livros_devoram_meu_pai

Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo.

Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho em “Os Livros que Devoraram o meu Pai“.

Elias Bonfim irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.

A escrita original de Afonso Cruz é perfeita para pais e filhos devorarem o livro num conjunto!

Livros infantis de José Luís Peixoto

A Mãe que Chovia

A-Mae-Que-Chovia

O protagonista do primeiro livro infantil de José Luís Peixoto é filho da chuva. Com uma mãe tão original, tão necessária a todos, tem de aprender a partilhar com o mundo aquilo que lhe é mais importante, o amor materno.

Através de uma ternura invulgar, de poesia e de uma simplicidade desarmante, “A Mãe que Chovia” homenageia e exalta uma das forças mais poderosas da natureza: o amor incondicional das mães.

Todos os Escritores do Mundo Têm a Cabeça Cheia de Piolhos

Todos os Escritores do Mundo Têm a Cabeça Cheia de Piolhos

ue comichão permanente é esta na cabeça de todos os escritores do mundo? Nenhum champô anti-piolhos consegue acalmá-la. Esse mal generalizado faz notícia nas primeiras páginas dos jornais e intriga os leitores deste e de todos os livros que existem.

José Luís Peixoto regressou à literatura para os mais jovens com “Todos os Escritores do Mundo Têm a Cabeça Cheia de Piolhos“, uma obra de divertido surrealismo, uma parábola moderna sobre o texto, a leitura, os livros – e aqueles que os escrevem.

Livros infantis de Manuel Alegre

As Naus de Verde Pinho

As_naus_verde_pinho

As Naus de Verde Pinho” é uma obra muito bonita e interessante de Manuel Alegre, que relata a história da viagem de Bartolomeu Dias e ensina aos mais pequenos as aventuras de uma maneira mais divertida e alegre.

Este é um belo poema sobre os Descobrimentos, que mereceu o Prémio António Botto 1998.

O Príncipe do Rio

o príncipe do rio

Esta é a história de amizade entre o João e um pequeno Príncipe, sem reino e sem povo, aprisionado numa árvore e com um pássaro por companhia.

Ninguém o conseguia ver e ele confessava ao rouxinol que se sentia cada vez mais triste. Até que um dia o João foi pescar para junto daquela árvore. Sem perder tempo, o Príncipe, para que a sua presença fosse notada, fazia-lhe sinais sem parar, mas o João também não o reconheceu. E foi então que o Príncipe falou…

O Príncipe do Rio” é um livro para se ler em voz alta e para nos transportar aos caminhos da nossa imaginação.

Livros infantis de Gonçalo M. Tavares

O Dicionário do Menino Andersen

o dicionário do menino Andersen

Gonçalo M. Tavares encontrou-se com Andersen (ainda menino) para criar um novo dicionário. Depois de lermos “O Dicionário do Menino Andersen“, o nosso olhar sobre coisas aparentemente tão banais como um armário, uma cadeira, uma escova de dentes ou um submarino mudará para sempre.

O menino Andersen era um grande inventor e não andava nada satisfeito com as definições que lia no dicionário. Por isso decidiu começar a escrever, ele mesmo, um dicionário novo; um dicionário que entusiasmasse os seus amigos.

Eis uma entrada da letra M: Mosquito – Animal que está mal sintonizado.

Os Amigos

os amigos

O senhor Valéry é um senhor que pensa muito. Pensa tanto que chega aos limites do absurdo. Esta história serve para trabalhar a imaginação de crianças de todas as idades.

O senhor Valéry é pequenino. A história “Os Amigos” descreve o modo como ele resolve este complicado problema.

Livros infantis de Agustina Bessa-Luís

Dentes de Rato

dentes de rato

Lourença tinha três irmãos. Todos aprendiam a fazer habilidades como cãezinhos, e tocavam guitarra ou dançavam em pontas dos pés. Ela não. Era até um bocado infeliz para aprender, e admirava-se de que lhe quisessem ensinar tantas coisas aborrecidas e que ela tinha de esquecer o mais depressa possível. O que mais gostava de fazer era comer maçãs e deitar-se para dormir.

Assim começa este livro que Agustina Bessa-Luís escreveu para os leitores mais novos. Se lermos um pouco mais ficamos a saber porque é que Lourença era conhecida como “Dentes de Rato” e muitas outras coisas.

Livros infantis de Sophia de Mello Breyner Andresen

A Fada Oriana

a fada oriana

Dizia Sophia que as fadas são seres da natureza. Queria com isto lembrar que elas nascem da nossa capacidade de atribuir vida, vontade e intenções ao mundo da natureza.

Em “A Fada Oriana” encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade, o egoísmo e a vaidade.

Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal.

A Menina do Mar

a menina do mar

A Menina do Mar” é o primeiro conto de Sophia para a infância e foi editado, pela primeira vez, em 1958.

Tendo a praia como cenário, este conto revela-nos uma história de amizade entre um rapaz e a Menina do Mar.

Cada um vive no seu mundo, o rapaz na terra e a menina no mar, mas a curiosidade de ambos leva-os a querer partilhar essas diferenças: a menina fica a saber o que é o amor, a saudade e a alegria; o rapaz aceita viver com ela no fundo do mar.

O Cavaleiro da Dinamarca

o cavaleiro da Dinamarca

No regresso de uma longa peregrinação à Palestina, “O Cavaleiro da Dinamarca” tem apenas um desejo: voltar a casa a tempo de celebrar o Natal com a sua família.

Nessa viagem, maravilha-se com as cidades de Veneza e Florença, e ouve histórias espantosas sobre pintores, poetas e navegadores. São muitas as dificuldades com que se depara, mas uma força inabalável parece ajudá-lo a passar essa noite tão especial com aqueles que mais ama… 

Livros infantis de Maria Alberta Menéres

À Beira do Lago dos Encantos

Habitantes de um planeta desconhecido, em “À Beira do Lago dos Encantos” Ele e Ela interrogam a Vida, procuram significados para as palavras e vão descobrindo o mundo, através dos sentidos e, sobretudo, da experiência da amizade.

Histórias de Tempo Vai Tempo Vem

histórias de tempo vai tempo vem

Aqui estão 17 pequeníssimas histórias completas, ou seja, com princípio, meio e fim. Elas são o resultado de um exercício de escrita e de uma experiência do contar mais perto das coisas essenciais e simples do nosso dia a dia.

É o sentido poético e humano de cada uma que as identifica como minúsculos pontos luminosos nos trajetos que a observação e o amor à vida nos oferecem.

Para os jovens que querem alicerçar o seu gosto pela leitura, “Histórias de Tempo Vai Tempo Vem” pode ser uma primeira pedra.

Também lhe pode interessar:

Um comentário em “Livros infantis de autores portugueses para crescidos” que as abobrinhas vão adorar ler

  1. Tarcísio André Azevedo Fevereiro 24, 2024

    Ótimo Projeto, parabéns!????

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votes, average: 4,40 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<