Explicar a Morte a uma criança é uma tarefa difícil. E talvez o seja porque até para nós, adultos, não é pacífico aceitar e compreender a ausência eterna de alguém que nos é tão querido.
Dada a sua natureza fantasiosa que garante alguma distância emocional, livros permitem que a criança viva e trabalhe as suas próprias emoções através do personagem principal, reorganizando assim o seu pensamento e dando um sentido àquilo que está a sentir. Esperamos que esses livros ajudam a explicar o morte a sua criança.
..”O Snoopy foi brincar com os outros cães num sítio especial”… “A avó é a estrela mais brilhante”…
O pensamento “… E o que acontece depois?”gera tamanha confusão nas crianças que estas ficam muitas vezes presas a essa pergunta por não conseguir racionalizar, dar uma expressão ou um sentido à morte de alguém.
Além de uma conversa honesta e da securização da criança face à morte, os livros podem ser um excelente recurso para ajudar as crianças a ultrapassar esse obstáculo de forma mais saudável.
Dada a sua natureza fantasiosa que garante alguma distância emocional, o livro permite que a criança viva e trabalhe as suas próprias emoções através do personagem principal, reorganizando assim o seu pensamento e dando um sentido àquilo que está a sentir.
“Não é fácil, pequeno esquilo!”, Kalandraka
“O esquilo vermelho estava triste. Sentia uma dor muito forte porque a mãe tinha morrido e pensava que nunca mais voltaria a ser feliz.” De Elisa Ramón
.
“Para onde vamos quando desaparecemos?”, Planeta Tangerina
“Para onde vamos quando desaparecemos?” aproveita a ausência de respostas “preto no branco” para lançar novas hipóteses – mais coloridas e poéticas, mais sérias ou disparatadas, conforme o caso… – e assim iluminar um tema inevitavelmente sombrio.
“Para onde vamos quando desaparecemos?” aborda de forma subtil o tema da ausência, do desaparecimento e da morte.
Não trazendo respostas definitivas, abre as portas à imaginação, tornando o tema (mesmo que por breves instantes) um pouco mais leve.” De Isabel Minhós Martins.
“O Livro da Avó”, Ed. Afrontamento
O Livro da Avó resgata memórias de ternura: das festas com coca-cola, das brincadeiras com os primos, dos passeios e da varanda com o mar como horizonte.
Grande, velhinha e enrugada como a maioria das avós. E quando já somos grandes e nos lembramos percebemos a falta que nos fazem.” De Luís Silva.
Também vos pode interessar os seguintes artigos sobre Luto Familiar:
- Luto Familiar: A dor de perder um pedaço de “Nós”
- Como explicar o morte ao meu filho?
- O Avô foi para o Céu: livros que ajudam a explicar a morte as crianças
Cláudia Pedro, Psicóloga no Centro Ser Mais
Este artigo foi útil para si?