Família > Lifestyle > Leituras

Livros do Plano Nacional de Leitura disponibilizados online

Plataforma Livros do Plano Nacional de Leitura

Quer saber quais são os livros do Plano Nacional de Leitura recomendados para as abobrinhas? Agora poderá saber quais são acedendo aos livros numa plataforma online.

Acabou o drama de ir às livrarias procurar os livros para os seus pequenos que estejam carimbados com “Ler+ – Plano Nacional de Leitura”. Na nova plataforma de Livros do Plano Nacional de Leitura pode procurar o ano de escolaridade para o qual esse livro é recomendado!

Agora, já é possível consultar a lista dos livros online. Pela primeira vez desde a implementação do Plano Nacional de Leitura (PNL),  em 2006, os livros recomendados vão deixar de ser organizados por níveis de escolaridade, passando a ter outros critérios para a busca.

De acordo com a informação que o PNL disponibilizou aos órgãos de comunicação social, será possível aceder à lista de livros recomendados pelo organismo no catálogo online, disponibilizado pelo Plano Nacional de Leitura 2027 numa parceria com a Rede BLX (rede de bibliotecas em lisboa).

A colaboração com a Rede de Bibliotecas de Lisboa “estende-se ainda à promoção, nos espaços das suas 18 bibliotecas, dos livros recomendados”, acrescenta o PNL.

Pesquisa para Livros do Plano Nacional de Leitura

Ainda no que à requisição de livros diz respeito, é importante frisar que tem várias opções de entre os vários critérios para encontrar o que procura.

  • Pode pesquisar por idioma: português, inglês, francês ou espanhol;
  • Por nível de leitura: pré-inicial, inicial, mediana ou fluente;
  • Por tema (como tínhamos já referido um pouco acima): banda desenhada, ensaio, poesia ou biografia.

Nestes últimos 12 anos de atividade, o PNL recomendava os livros com base na idade do leitor e no seu nível de escolaridade. Agora não, e além dessa novidade, a introdução do PNL é agora também alargado ao público adulto, o que faz com que tenha mais livros e com uma maior variação a nível temática.

Prémio Ler+ 2018

Desengane-se se pensa que as novidades já acabaram. Nesta edição do PNL2027 (programa para os próximos 10 anos do Plano Nacional de Leitura), o organismo que promove a literacia vai muito além da recomendação de livros.

Entre 18 de julho e 30 de setembro, irá decorrer um concurso, intitulado de “Prémio Ler+2018″, cujo objetivo é o de reconhecer o trabalho daqueles que tudo fizeram para melhorar os índices de leitura dos portugueses e para estimular o desenvolvimento do prazer pela leitura e escrita. O prémio, no valor de 10 mil euros, tem como destino pessoas ou entidades que se distinguem pela excelência na leitura, escrita e literacia.

Sobre os livros do Plano Nacional de Leitura

O Plano Nacional de Leitura tem como objetivo tornar “esta competência [a leitura] como básica para o acesso plural ao conhecimento e ao enriquecimento cultural – indispensáveis ao exercício de uma cidadania ativa e ao desenvolvimento económico e social do país”.

Pode ler-se no seu website que é por esse mesmo motivo que alargam o domínio, deixando de ser apenas dedicado às crianças, sendo esta uma “condição fundamental para a construção e consolidação de uma sociedade livre, com coesão social, acesso democrático à informação, ao conhecimento, e à criação e fruição culturais”.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Um comentário em “Livros do Plano Nacional de Leitura disponibilizados online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *