Quer saber quais são os livros do Plano Nacional de Leitura recomendados para as abobrinhas? Agora poderá saber quais são acedendo aos livros numa plataforma online.
Acabou o drama de ir às livrarias procurar os livros para os seus pequenos que estejam carimbados com “Ler+ – Plano Nacional de Leitura”. Na nova plataforma de Livros do Plano Nacional de Leitura pode procurar o ano de escolaridade para o qual esse livro é recomendado!
Agora, já é possível consultar a lista dos livros online. Pela primeira vez desde a implementação do Plano Nacional de Leitura (PNL), em 2006, os livros recomendados vão deixar de ser organizados por níveis de escolaridade, passando a ter outros critérios para a busca.
De acordo com a informação que o PNL disponibilizou aos órgãos de comunicação social, será possível aceder à lista de livros recomendados pelo organismo no catálogo online, disponibilizado pelo Plano Nacional de Leitura 2027 numa parceria com a Rede BLX (rede de bibliotecas em lisboa).
A colaboração com a Rede de Bibliotecas de Lisboa “estende-se ainda à promoção, nos espaços das suas 18 bibliotecas, dos livros recomendados”, acrescenta o PNL.
Pesquisa para Livros do Plano Nacional de Leitura
Ainda no que à requisição de livros diz respeito, é importante frisar que tem várias opções de entre os vários critérios para encontrar o que procura.
- Pode pesquisar por idioma: português, inglês, francês ou espanhol;
- Por nível de leitura: pré-inicial, inicial, mediana ou fluente;
- Por tema (como tínhamos já referido um pouco acima): banda desenhada, ensaio, poesia ou biografia.
Nestes últimos 12 anos de atividade, o PNL recomendava os livros com base na idade do leitor e no seu nível de escolaridade. Agora não, e além dessa novidade, a introdução do PNL é agora também alargado ao público adulto, o que faz com que tenha mais livros e com uma maior variação a nível temática.
Sobre os livros do Plano Nacional de Leitura
O Plano Nacional de Leitura tem como objetivo tornar “esta competência [a leitura] como básica para o acesso plural ao conhecimento e ao enriquecimento cultural – indispensáveis ao exercício de uma cidadania ativa e ao desenvolvimento económico e social do país”.
Pode ler-se no seu website que é por esse mesmo motivo que alargam o domínio, deixando de ser apenas dedicado às crianças, sendo esta uma “condição fundamental para a construção e consolidação de uma sociedade livre, com coesão social, acesso democrático à informação, ao conhecimento, e à criação e fruição culturais”.
Gostei imenso do vosso website. doravante creio eu, poder visitá-lo mais vezes. Desejo-vos coragem e persistência.