Ah, o amor! E outras emoções, explicadas em Livros sobre sentimentos para crianças
Não há nada tão bonito e verdadeiro quanto o amor! Pela família, pelos nossos amigos, pelos animais e pelo mundo que nos rodeia. Dizem que para um sentimento tão especial não existem explicações ou definições suficientes e, se calhar, é mesmo verdade.
No entanto, podemos conhecer o amor mas também uma infinidade de outras emoções igualmente fortes e intensas, que, para as crianças, podem ser difíceis de gerir – principalmente quando ficam ansiosos ou irritados sem entender porquê.
Reunimos por isso dez livros infantis maravilhosos sobre sentimentos que ajudam a explicar diferentes sentimentos e emoções, da alegria ao medo, do amor à saudade e à tristeza.
A Árvore das Recordações, de Britta Teckentrup
Uma raposa cansada mas feliz, enfrenta, por fim, a sua hora de partir.
Através do poder da amizade, todos os que levam a pequena raposinha no coração, mostram-nos como lidar com a perda de alguém muito especial e como fazê-lo viver para sempre.
“A árvore das Recordações” é um livro muito bonito e que ajuda a abordar temas como a morte, a saudade e a ausência – além, claro, de reforçar que o amor fica mesmo quando as pessoas vão.
Tao, de Manel Olle
Tao é uma compilação de fragmentos — os mais visuais, concretos e compreensíveis — do Livro do Tao, o livro central do taoismo e do pensamento chinês.
As frases curtas e cheias de sabedoria do Tao combinam perfeitamente com ilustrações com uma gama de cores reduzida aos azuis, vermelhos e cinzentos.
Tao apresenta muitas imagens da natureza que revelam qualidades que convém seguir: a água é suave e forte ao mesmo tempo, o bambu é flexível e cheio de vida…
Ao mesmo tempo, Tao também dá valor às partes vazias das coisas (as portas das casas, os copos), ao que não tem forma nem serve, aparentemente, para nada.
A imersão das crianças no pensamento taoista permite um confronto com valores que não costumam estar muito presentes na sociedade atual: a simplicidade, deixar que as coisas sigam o seu caminho, a discrição, a intuição, a harmonia com a natureza, a flexibilidade de pensamento…
Um livro que ensina e prepara as crianças para as emoções e acontecimentos do agora e do futuro.
Flores Mágicas, de Jon Arno Lawson
“Flores Mágicas” é um livro de imagens “escrito” pelo premiado poeta Jon Arno Lawson e ilustrado por Sydney Smith.
Nesta história encantadora, uma menina e o seu pai vão caminhando pelas ruas movimentadas e enquanto a menina contempla tudo o que a rodeia, o pai caminha distraído e sem lhe prestar atenção.
Cada flor que encontra no caminho, a menina colhe e oferece a uma pessoa ou animal. Flores Mágicas é um testemunho à alegria que as crianças podem encontrar nas coisas comuns e relembra-nos a importancia dos pequenos gestos.
“Flores Mágicas” é um livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.
A Senhora Frederica, de Heinz Janisch
Com espantosas ilustrações da reconhecida artista austríaca Helga Bansch e vencedor de vários Prémios de Literatura Infantil, A Senhora Frederica conta a extraordinária relação de fantasia que só entre uma criança e um velho pode acontecer, porque os velhos têm o maravilhoso condão de voltar a ser um pouco como as crianças.
“A Senhora Frederica” é uma vizinha mas também podia ser a avó que, como tantas avós das nossas crianças já perdeu um pouco do sentido da realidade. Mas é também por isso, por velhos e crianças partilharem o mundo da imaginação, que estas ligações podem ser tão poderosas.
O Beijo da Palavrinha, de Mia Couto
Quando Maria Poeirinha adoeceu, o Tio Jaime Litorânio disse que só o mar, que ela nunca vira, a poderia curar. A menina estava demasiado fraca para a viagem, mas o irmão Zeca Zonzo encontrou o modo de a levar a conhecer o mar.
O poder mágico das palavras é o tema de “O Beijo da Palavrinha“, o segundo livro para crianças de Mia Couto, mais uma vez com magníficas ilustrações de Danuta Wojciechowska.
Maria Nêspera, de Patrícia Martins
“Maria Nêspera” fala de afetos e de raízes. Lembra a infância e o ciclo da vida. Conta a história de uma menina, da avó e de uma árvore muito especial, que as acompanha ao longo da vida.
A menina adorava esta árvore, esconderijo e casa de brincadeiras. Mas o tempo passa e as coisas mudam… Só o que é forte permanece.
“Maria Nêspera” é um livro ilustrado com uma história bonita que apela aos afetos, às memórias de infância e ao retorno às raízes.
Com originalidade e simplicidade sofisticada das ilustrações, leitores de todas as idades vão adorar a história escrita com simplicidade e afetos.
Sonho, de Susa Monteiro
Quando sonhamos, deslizamos para dentro do que somos; chegamos aonde nunca fomos. Nos sonhos, todos os lugares e todos os finais são possíveis. Neste, uma sucessão de acontecimentos vai empurrando um homem através da selva, pelo espaço, por entre mar, ilhas e vulcões, até uma estranha casa no deserto cheia de pinturas pré-históricas que ganham vida…
“Sonho” é um livro lindo sobre a capacidade de imaginarmos e sonharmos!
Bola de Caracóis, de Claire Freedman
“Olá! o meu nome é Florinda. Tenho o cabelo numa bola de caracóis indomáveis! Mas o cabelo que realmente quero é macio, liso e brilhante, como o do meu irmão mais novo. Era tão melhor ser igual a toda a gente! Não era?”
“Bola de Caracóis” é um livro sobre as diferenças e a sua aceitação, que ajuda os mais pequenos a lidar com a diversidade e que promove a auto-estima e o respeito pelas nossas características.
Meu Amor, de Pauline Martin
“Mãe, vais amar-me durante toda a vida? – pergunta o Gonçalo”. É desta forma que começa este livro maravilhoso e comovente que conta a história do amor de uma mãe pelo filho. Um livro que nos pertence a todos, que nos comove do princípio ao fim e que nos relembra que este é um amor incondicional!
“Meu Amor” é um texto comovente e divertido, que apresenta de forma interessante e a partir da perspetiva da mãe o que a criança faz bem e mal e que reforça a certeza de que uma mãe amará os seus filhos aconteça o que acontecer.
A Minha Mãe Tem o Sol na Barriga, de Ana Stilwell
Quando a barriga de Ana Stilwell se encheu de um sol chamado Marta, as suas filhas gémeas de 5 anos arranjaram uma nuvem para se protegerem do calor insuportável. Inspiraram esta história e provaram à mãe que tudo o que ela aprendeu no curso de educação de infância resulta sempre muito bem… nos filhos dos outros.
“A Minha Mãe Tem o Sol na Barriga” é um livro muito bonito sobre o ciúme entre irmãos e que ajuda a “apresentar” o novo membro da família de uma forma diferente.
Outros Livros que nos Encantam:
– Fábulas
Também lhe pode interessar:
– Livros infantis para todos os gostos!
– Livros para meninas: provem às vossas filhas que elas podem ser quem elas quiserem.
– 9 livros infantis de “autores para crescidos” que as abobrinhas vão adorar ler.
– Benefícios de leitura para crianças.
Este artigo foi útil para si?