Livros sobre ambiente para crianças - Pumpkin.pt

Livros sobre ambiente para crianças

livros sobre ambiente para crianças

A mudança começa nos livros!

São cada vez mais os livros sobre o ambiente para crianças que inspiram as abobrinhas de hoje (e os responsáveis de amanhã) a tomar atitudes mais conscientes e “verdes”. Fizemos uma pesquisa e reunimos uma lista com os mais divertidos, desafiadores e educativos!

Além da teoria, explicada de forma simples e atrativa, a maior parte destas obras aposta numa vertente muito prática, com dicas que procuram, desde já, incentivar a pequenas mudanças que farão toda a diferença. Temos também biografias de personalidades que estão a fazer a diferença na luta por um mundo melhor e que vão deixar os miúdos verdes de coragem e inspiração.

Conhecem mais livros sobre o ambiente para crianças? Partilhem connosco e acrescentamos a esta lista tão verdinha!

Greta Thunberg: uma história incrível

greta thunberg uma história incrível

Quando Greta Thunberg se sentou sozinha em frente ao parlamento sueco em protesto pela inação do governo na luta contra as alterações climáticas, nada fazia crer que esse gesto viesse a ter o impacto que teve.

Greta tornou-se uma inspiração para milhões de crianças, jovens e, até, adultos. A mensagem era clara: «A nossa casa está a arder» e não podemos esperar mais para agir!

Em “Greta Thunberg: uma história incrível” – com capítulos curtos, linguagem acessível e direta, dados concretos e ilustrações magníficas – as crianças vão encontrar informação sobre o estado atual do planeta, as consequências das alterações climáticas, o que é que os governos podem fazer para as deter.

O livro traz também ideias essenciais e práticas sobre aquilo que as abobrinhas podem fazer para lutar, com preparação e determinação, seguindo os valores que norteiam a construção de uma nova Nação Verde: ciência, justiça e compromisso!

Miúdos Contra o Plástico

Miudoscontraoplastico

Miúdos contra o Plástico” quer inspirar as nossas crianças a meter mãos à obra e fazer algumas coisas incríveis. Para quê? Para salvar os oceanos!

O livro está dividido em missões e em cada missão encontrarão também várias mini-missões de dois minutos.

Trata-se de tarefas que darão pontos de super-herói às crianças – a ideia é que vão apontando os vossos pontos e que, no final do livro, avaliem os vossos resultados. Sim, vossos, de toda a família. É que algumas destas missões são fáceis… mas existem também algumas onde talvez seja necessária a ajuda de um adulto (e que garantem mais pontos).

O livro é muito colorido, cheio de ilustrações divertidas e ideias simples, práticas e úteis para adotar no dia a dia, provando que fazer a diferença no bem-estar geral do nosso planeta está ao alcance de todos.

De uma forma apelativa, “Miúdos Contra o Plástico” desafia as gerações futuras a seguir comportamentos mais conscientes.

101 Pequenas Ações Para Mudar o Mundo

101 pequenas ações para mudar o mundo

Com imagens dinâmicas e apelativas,”101 Pequenas Ações para Mudar o Mundo” é um livro prático que explica a necessidade de mudar de comportamento e que inclui ferramentas simples como dicas, check lists e desafios.

Estas ações vão inspirar as crianças a fazer a diferença, seja através de simples atos de bondade ou através de novas formas de poupar energia. O livro é apelativo, colorido, dinâmico e próximo, recheado de conselhos práticos e simples, que custam pouco mas que significam muito.

Com foco na ecologia, alteração de hábitos e proteção do ambiente,  está dividido em três áreas:

Cuidar dos Outros: dicas de como ajudar os amigos, na escola ou em casa, conselhos para ajudar animais de estimação, fazer voluntariado e assumir um papel de relevância na comunidade;

Cuidar do Planeta: conselhos para poupar energia, água ou papel, reduzir a poluição ou reutilizar;

Cuidar de Ti: ajuda a entender a necessidade de ter um pensamento positivo, comer de forma saudável ou ter tempo para a família e para si próprio, mas também de sair da zona de conforto, de partilhar e de iniciar novos hábitos.

Apesar de direcionado ao público infantil, sugerimos que leiam o livro em conjunto e que percebam, em família, que alterações podem fazer no vosso dia a dia para tornar a rotina mais sustentável e verde.

Plasticus Maritimus, uma espécie invasora

plasticus maritimus

Quando era pequena, a bióloga Ana Pêgo não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. Fazia passeios, observava as poças de maré e colecionava fósseis. À medida que foi crescendo, apercebeu-se, porém, de que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico.

Para melhor alertar para as suas consequências na vida do planeta, Ana decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie. Chamou-lhe Plasticus maritimus, e desde então nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos.

Inspirado neste projeto, o livro Plasticus Maritimus contém informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie. Objetivo: motivar para a mudança.

Plasticus maritimus merece ter os dias contados e este livro é uma ótima forma de criar consciência ecológica e ambiental nos miúdos – além de ser giríssimo e cheio de ilustrações coloridas!

Livro “Vamos Curar a Terra”

vamos curar a terra

O Avião da Pena Branca tem como missão transportar os leitores numa viagem pelo mundo fora e mostrar-lhes como podem fazer da Terra um sítio melhor para toda a Humanidade, protegendo o meio ambiente e ensinando todos a amar o nosso planeta.

Basta carregarem nos botões das várias páginas e inclinar o livro “Vamos Curar a Terra” nas direções indicadas. Dinâmico e muito divertido!

Mais artigos para explicar o ambiente às crianças:

– Sustentabilidade: ideias para um mundo mais verde!

– Trocado por miúdos: o ambiente explicado às crianças

– O ABC da Reciclagem para crianças

– A História da Hora do Planeta

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *