O ABC da Reciclagem para crianças

ABC da reciclagem

Reciclar pode ser divertido!

Reciclar, mais do que uma “obrigação”, pode e deve ser uma tarefa feita em família. As crianças a partir dos três anos já estão preparadas para ajudar a fazer a separação dos lixos e vão achar imensa piada a ter que descobrir em quais contentores colocar cada resíduo. Vai ser como num jogo!

Permitir às crianças fazer a separação é também uma demonstração de confiança e um atribuir de responsabilidade que, pelo exemplo, vai inspirá-las a mais tarde manterem o hábito.

É importante, ainda assim, explicar às abobrinhas a importância deste processo. Ao reciclar papel, por exemplo, estamos a contribuir para a redução do abate de árvores e a perservação de espécies animais, como os insetos e os pássaros, que delas dependem. A produção de papel novo exige uma grande quantidade de água e de energia elétrica, que, com a reciclagem, também poupamos.

Existem, no entanto, algumas “regras” a ser respeitadas, para além de, claro, saber distinguir as cores de cada contentor. Precisamente porque reciclar provoca algumas dúvidas – em que contentor se coloca o pacote de leite? o papel molhado pode ser reciclado? – preparámos um ABC de Reciclagem para facilitar a vossa vida.

Ah, é muito importante reforçar que reciclar não dá trabalho (ao contrário do que algumas pessoas acreditam) e que é fundamental para o futuro do nosso planeta.

Se ainda não reciclam em casa por receio de que as entidades responsáveis voltem a juntar o lixo fiquem tranquilos: os camiões que fazem as recolhas têm dois ou três compartimentos, pelo que os resíduos não se misturam.

Reciclagem, os contentores e as suas cores:

Azul: contentor adequado para depositar o papel e cartão.

Verde: contentor adequado para depositar o vidro.

Amarelo: contentor adequado para depositar embalagens de metal e plástico.

DepositrãoEquipamentos eletrónicos e pilhas.

Como reciclar? Regras de separação da reciclagem (para crianças e adultos):

– As embalagens não precisam de ser lavadas antes de irem para o ecoponto. Devem apenas escorrê-las e espalmá-las.- Papel com gordura (como guardanapos, por exemplo) ou papel molhado não deve ser colocado no contentor.

– Por falar em papel, qualquer papel contaminado com produtos químicos, como os talões do multibanco, também não devem ser depositados no contentor azul.

– “Papel” vegetal ou “papel” autocolante também não é considerado papel, pelo menos para o contentor azul.

– E os envelopes de janela, que têm papel e plástico? Se não forem possíveis de separar, os resíduos devem ser colocados no ecoponto cujo material é dominante. No caso, o azul.

– O pacote de leite é uma embalagem e, por isso, deve ser colocado no ecoponto amarelo.

– As latas também devem ser colocadas no contentor amarelo.

– Cuidado com o vidro: no contentor verde devem ser colocados apenas garrafas de vinho e frascos ou boiões de produtos alimentares. Vidros de molduras, janelas, pyrex e outros materiais semelhantes não são considerados vidro.

Imprimam estas regras da reciclagem e coloquem-nas perto dos vossos contentores

regras da reciclagem

Fonte: Academia Ponto Verde

Mais artigos para explicar o ambiente às crianças:

Sustentabilidade: ideias para um mundo mais verde!

– Trocado por miúdos: o ambiente explicado às crianças

– O ABC da Reciclagem para crianças

– A História da Hora do Planeta

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *