Família > Fazer com os miúdos > Livros

Livros que nos Encantam: Fábulas

Foto de Capa - Fábulas

Fábulas clássicas e modernas que nos podem a todos ensinar!

Fábulas são histórias infantis protagonizadas por animais com características e sentimentos humanos – coelhos que falam ou gatos ciumentos, por exemplo! –, e que, ao fazer analogia com acontecimentos do nosso dia a dia, transmitem uma mensagem importante, normalmente nos momentos finais.

A chamada “moral da história”, que ajuda a criar pequenos seres humanos conscientes, criativos e mais bondosos, tem um caráter educativo muito forte e, por isso, reunimos com o apoio da WOOK dez livros de fábulas – clássicas e modernas – que transmitem valores muito especiais e que vão adorar (re)descobrir com as abobrinhas.

Fábulas para todas as idades:

Fábulas de La Fontaine

fábulas de la fontaine

O que fazem juntos uma cigarra preguiçosa, uma raposa sem rabo, um pavão invejoso, um bode imprudente, uma tartaruga espertalhona e uma pomba caridosa?

Estes animais com características tão peculiares são algumas das mais divertidas personagens das fábulas, escritas e reunidas há muito, muito tempo, por Jean de La Fontaine – que se inspirou em fábulas de Esopo, escritas há mais tempo ainda, por volta de 1500 a.C.!

As Fábulas de La Fontaine” são histórias intemporais que permitem às abobrinhas conhecer melhor a natureza, os animais e as pessoas.

Contos, de Beatrix Potter

contos beatrix potter

Os contos de Beatrix Potter são clássicos lidos por todas as gerações de crianças e é fácil perceber o motivo, porque as suas histórias são um misto de simplicidade e ternura que não deixam ninguém indiferente.

Esta edição dos “Contos de Beatrix Potter” é muito bonita, e reúne muitas das aventuras protagonizadas por Pedro, um Coelho muito especial!

O Ratinho e o Muro Vermelho, de Britta Teckentrup

o ratinho e o muro vermelho

Ninguém sabia onde começava ou acabava, ou sequer como lá tinha ido parar. Na verdade, ninguém parecia reparar nele. Mas o Ratinho era curioso. «O que estará para lá do grande muro vermelho?», pensava.

O Ratinho e o Muro Vermelho” é uma história maravilhosa e inspiradora, sobre enfrentar os medos, descobrir a liberdade e abraçar a mudança, em nós e no mundo.

Um livro com questões intemporais, essencial para todas as idades.

Rosa Rebuçado, de Adela Turin

rosa rebuçado

Pascoalina e outras elefantinhas vivem isoladas num jardim de anémonas e peónias – o seu único alimento, para conseguirem dar um tom cor-de-rosa rebuçado à sua pele, que reforçam com sapatos, laços e rendas do mesmo tom.

Todas cumprem as expetativas dos seus pais, exceto Pascoalina, que sofre as reprovações dos seus progenitores até ao momento em que estes desistem de que ela seja como as demais.

Nesta fábula, fala-se de questões como a superficialidade do culto pela imagem, ao mesmo tempo que se faz uma crítica a uma sociedade que predestina o futuro dos seus indivíduos e os classifica em função do seu género.

Rosa Rebuçado” é sobretudo um canto pela liberdade e pela igualdade. Um livro que põe em relevo o papel feminino, que quer erradicar os estereótipos sexistas e discriminatórios e que tem o objetivo de mudar mentalidades e construir um mundo melhor.

Dança Quando Chegares ao Fim, de Richard Zimler

dança quando chegares ao fim

Tucanos e perdizes, papa-figos e pangolins magenta encontram-se com as abobrinhas neste livro muito especial, espalhando a sua sabedoria em 29 “bons conselhos de amigos animais” para seguir desde o acordar até à hora de deitar!

Dança Quando Chegares ao Fim” é um livro com potencial para a partir dele trabalhar com as crianças vários conceitos de uma forma rimada e divertida.

A Girafa que Comia Estrelas, de José Eduardo Agualusa

a girafa que comia estrelas

A Girafa que Comia Estrelas” é uma fábula sobre a amizade de uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, e uma galinha-do-mato, com a cabeça cheia de frases feitas – e sobre como, juntas, salvaram a selva da seca.

O livro reforça perante as crianças a ideia de que basta uma pequena ajuda de um amigo para salvar o planeta, e o quão importante é viver de acordo com os valores pilares da sociedade humana: amizade, amor e entreajuda.

Imagina, de John Lennon

imagina

You may say I’m a dreamer, but I’m not the only one…

Neste livro, criado em parceria com a Amnistia Internacional e que celebra a canção imortal de John Lennon, uma pomba desenha uma viagem muito especial espalhando uma mensagem de paz e amizade pelo mundo e por todos os seres.

Yoko Ono resumiu a mensagem do livro de uma forma muito simples e bonita: «”Imagina” é uma declaração muito poderosa, escrita com um profundo amor pela humanidade e o seu futuro.»

Um Capuchinho Vermelho, de Marjolaine Leray

um capuchinho vermelho

Capuchinhos vermelhos há muitos, mas este é um capuchinho destemido e não vai deixar-se engolir pelo maldito lobo!

Com ilustrações de traço minimal, em “Um Capuchinho Vermelho” Marjolaine Leray recria este conto tradicional de forma inesperada e acrescenta-lhe um humor muito especial que irá deliciar miúdos e graúdos – e até vos vai permitir falar, em casa, sobre a importância dos hábitos de higiene e o de se manterem atentos ao mundo que os rodeia.

Um Dia na Vida de Marlon Bundo, de Marlon Bundo e Jill Twiss

um dia na vida de marlon bundo

“Um Dia na Vida de Marlon Bundo” é um livro infantil sobre um coelhinho muito especial… que se apaixona por outro coelhinho.

Marlon é um coelhinho solitário que vive no Observatório Naval com o seu avô – o Vice-Presidente dos Estados Unidos da América. Mas, um dia, a sua vida muda para sempre.

Com uma mensagem de tolerância e respeito pela diferença, este livro infantil fala sobre a importância do amor, a amizade e a democracia.

Doce, divertido e magistralmente ilustrado, “Um Dia na Vida de Marlon Bundo” é dedicado a todos os coelhinhos que se sentiram diferentes.

Frederico, de Leo Lionni

frederico

Uma família de ratos recolhe provisões e todos trabalham, todos exceto Frederico, que aparentemente não faz nada. Mas ele também aprovisiona: raios de sol, cores, palavras…

Quando chega o inverno, comprova-se que o seu labor poético foi imprescindível para os ratos suportarem melhor a crueza da estação.

Uma fábula com uma mensagem semelhante à da “A Cigarra e a Formiga”, a história de “Frederico” fala-nos sobre diferentes formas de ver e viver a vida, sobre a sensibilidade e sobre o que realmente importa na vida.

É um livro que faz crianças e adultos refletir sobre o equilíbrio entre o trabalho e o lazer, entre o real e o imaginário.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *