Família > Fazer com os miúdos > Livros

Livros que nos Encantam: Animais

livros com animais

O cão é o melhor amigo do homem... e os livros também!

Todas as abobrinhas adoram ouvir histórias com e sobre animais, não é? As nossas sim, desde muito pequeninas! Livros com animais são perfeitos para aproximar as crianças da natureza, ao mesmo tempo que lhes mostramos a diversidade de espécies que existem de uma forma muito divertida.

Já tínhamos preparado uma lista com as nossas fábulas favoritas, mas agora, com o apoio da WOOK, trazemos mais dez livros incríveis com animais como protagonistas.

Um Panda Muito Só, de Johnny Lambert

um panda muito só

Longe daqui, no interior da floresta húmida, vive um panda solitário que queria muito ter um amigo mas não sabia como.  Talvez os outros animais lhe soubessem mostrar… Ele bem tenta fazer como eles, mas a verdade é que nada parece resultar.

Um Panda Muito Só” é uma história inspiradora sobre fazer amigos sem nos esquecermos nunca de sermos nós próprios.

Contos do Foi Assim, de Rudyard Kipling

contos do foi assim

Como foi que o elefante ficou com uma tromba tão comprida? Porque é que o hipopótamo tem a pele engelhada?

Estas e outras perguntas sobre caraterísticas de animais serviram de mote para Rudyard Kipling criar os “Contos do Foi Assim“, uma obra com histórias bem-humoradas que se tornou num clássico da literatura infantojuvenil.

As histórias fantasiosas sobre os animais foram originalmente imaginadas por Kipling para adormecer a sua filha Josephine. Esta pedia ao pai para as contar todas as noites, pedindo que fossem sempre que começassem da mesma maneira, “foi assim…”, dando mais tarde mote ao título do livro.

Esta obra é um tributo a Josephine, que morreu de pneumonia com apenas 7 anos.

O Mistério do Coelho Pensante, de Clarice Lispector

o mistério do coelho pensante

Os coelhos não pensam como nós, mas podem ter ideias e descobrir coisas. Eles compreendem o mundo com o nariz. Franzindo e desfranzindo o nariz, Joãozinho, o coelho pensante, cheirava ideias. A primeira ideia que cheirou foi uma maneira de fugir da gaiola de ferro.

O Mistério do Coelho Pensante” é uma história divertida, escrita pela mão de uma das mais prestigiadas autoras brasileiras.

O Senhor Cavalo-Marinho, de Eric Carle

o senhor cavalo-marinho

Na maior parte das famílias de peixes, depois de a mãe pôr os ovos e de o pai os fertelizar, ninguém fica de guarda aos ovos. Mas nem sempre é assim, como acontece com o cavalo-marinho, o peixe-espinho, a tilápia, o “kurtus gulliveri”, o peixe-cachimbo, o peixe-gato e com outros tantos.

Nestes casos, não só um dos progenitores fica a tomar conta dos ovos com grande esmero; como – surpresa das surpresas – esse progenitor é o pai. É mesmo verdade: acontecem de facto coisas maravilhosas no fundo do mar.

Dono de um estilo inconfundível, em “O Senhor Cavalo-Marinho” o autor Eric Carle recorre à utilização de folhas de acetato que, intercalando-se e sobrepondo-se sempre à página da direita, vão escondendo diferentes tipos de peixes.

Estes acetatos, coloridos com algas, corais ou rochas, põem em relevo a função da camuflagem, vital para a sobrevivência dos animais na natureza, ao mesmo tempo que provocam um efeito de surpresa nos pequenos leitores.

Há um Tigre no Jardim, de Lizzy Stewart

há um tigre no jardim

Quando a avó lhe diz que viu um tigre no jardim, a Nora acha que está demasiado crescida para acreditar nessas tontices. Afinal, toda a gente sabe que os tigres vivem na selva e não em jardins!

Até pode haver libelinhas do tamanho de pássaros, plantas que tentam comer girafas de peluche, ou um urso-polar que gosta de pescar, mas a Nora continua a ter a certeza, certezinha, de que é impossível existir um tigre no jardim… Ou será que existe mesmo?

Há um Tigre no Jardim“, que ganhou o prémio Waterstones para Melhor Livro Ilustrado, é uma história que promove a imaginação e o gosto pela aventura.

Todos no Sofá, de Luísa Ducla Soares

todos no sofá

Que bom é estar no sofá. Mas se nove amigos, entre eles um elefante, resolverem sentar-se ao nosso lado, o que acontecerá?

Todos no Sofá” é um livro recomendado para abobrinhas de 2 a 3 anos e apresenta-lhes vários animais, números e verbos de uma forma muito divertida.

O Tubarão na Banheira, de David Machado

o tubarão na banheira

O Tubarão na Banheira” conta a história de um tubarão que entra dentro de casa e dorme numa banheira. Mas este tubarão mais ou menos bem comportado também anda de carro e vai à escola. Parece mentira? Só para quem não acredita no poder dos pensamentos.

Um livro de grande encanto, ao qual não faltou inspiração literária e criativa, com um toque de humor muito especial.

O Leão de Neve, de Jim Helmore

o leão de neve

“Por vezes, só precisas de um amigo especial que te ajude a encontrar a coragem que se esconde aí dentro.”

O Leão de Neve” é uma história simples e muito bonita onde conhecemos a Laura, uma menina muito tímida e com uma grande imaginação, e um leão muito especial.

Juntos vão descobrir a amizade, e como esta pode vencer todos os medos.

Catatuas, de Quentin Blake

catatuas quentin blake

O Professor Baltazar possui dez catatuas bem marotas. Uma bela manhã, as “amigas emplumadas”, como ele lhes chama, escapam-se. Segue-se um encantador e delicioso jogo das escondidas onde as abobrinhas também podem participar e ajudar o professor.

Catatuas” é um livro divertido recomendado para crianças com menos de seis anos, e destinado a leitura em voz alta.

Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares

os ovos misteriosos

Uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável.

Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto.

Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar. Mas todos, de modos também diferentes, defenderam a mãe quando a viram ameaçada.

Os Ovos Misteriosos” é um livro em que a enorme ternura que o atravessa não impede o humor e o ritmo tão próprios desta autora e que introduz a crianças nas questões da multiculturalidade.

Outros Livros que nos Encantam:

Histórias para dormir

Fábulas

– Sentimentos

Também lhe pode interessar:

– Livros infantis para todos os gostos!

– Livros para meninas: provem às vossas filhas que elas podem ser quem elas quiserem.

– 9 livros infantis de “autores para crescidos” que as abobrinhas vão adorar ler.

– 7 formas de estimular a leitura nas crianças.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *