Família > Fazer com os miúdos > Livros

As livrarias infantis que têm mesmo que visitar em família!

mercado azul

De norte a sul do país, quem conta um conto... acrescenta muitos sorrisos!

Os livros são um mundo que nos abre portas para outros lugares, novas pessoas, aprendizagens que connosco levamos para a vida. O incentivo à leitura pode e deve ser feito desde a mais tenra idade, por isso nada melhor do que levar as abobrinhas a conhecer algumas destas livrarias infantis, locais incríveis cheios de cor e de histórias bonitas, para que eles possam apaixonar-se pelo mundo mágico dos livros.

Isso e seguir estes 10 passos para incentivar o gosto das crianças pela leitura, claro! São dicas simples e fáceis de colocar em prática se quiser ter em casa um mini-devorador de livros.

Aproveitem para procurar entre prateleiras estes livros infantis que provam que as meninas podem ser quem elas quiserem e estes livros infantis de “autores para crescidos” que as abobrinhas vão adorar ler.

As melhores livrarias infantis em Lisboa

Leituria

leituria

A Leituria é uma livraria inovadora onde as letras e as artes convivem em harmonia.

Enquanto livraria a sua missão é, para além de disponibilizar as recentes novidades do mercado, oferecer fundos de catálogo criteriosamente selecionados, bem como edições que já se encontram fora de circulação e esgotadas, apostando em todas as áreas, com especial ênfase na literatura, nas artes e nas ciências sociais.

Outra das suas prioridades é a literatura infantil, e para tal foi criado um cantinho especial dedicado aos mais novos, onde o destaque são livros “fora da caixa”, de editoras que apostam em obras diferentes e muito especiais que vão encantar os miúdos.

Neste espaço também se organizam regulares “horas do conto” para famílias que adoram boas histórias.

MoradaRua Dona Estefânia 123 A, 1000-153 Lisboa.

Facebook: Leituria.

It’s a Book!

it's a book!

A It’s a Book! nasceu da paixão de dois artistas pelos livros infantis e por tudo aquilo que os torna únicos. A loja existe para celebrar e promover a cultura dos livros infantis, mas também com o objetivo de disponibilizar os melhores livros, vindos de todo o mundo, às nossas abobrinhas.

Aqui é possível encontrar de tudo, já que a It’s a Book! faz questão de promover a verdadeira diversidade do que um livro infantil pode ser: do livro ilustrado ao livro de artista, das publicações independentes com edições limitadas aos livros que se distinguem pelos seus processos de construção ou impressão.

Simultaneamente, organizam oficinas para crianças e adultos conduzidas por profissionais da indústria, focadas nos aspetos criativos dos livros infantis.

Morada: Rua do Forno do Tijolo N° 30 A, 1170-137 Lisboa

Facebook: It’s a Book!

Aldeia Crescer em Família

aldeia crescer em família

A Aldeia nasceu da necessidade de duas mães de encontrar um lugar onde pudessem partilhar tempo com os filhos e com outras famílias.

Este espaço traduz-se numa cafetaria familiar que não é apenas uma cafetaria, mas sim um local onde se podem partilhar histórias, sorrisos, lanches e aprendizagens.

Uma “aldeia” simples mas acolhedora, onde, além dos deliciosos pratos disponíveis na cafeteria, abobrinhas e papás podem encontrar livros de maternidade e criança, artigos de puericultura para venda, brinquedos, atividades, workshops…. como na própria casa.

Morada: Calçada dos Barbadinhos 136 , Loja E, 1170-047 Lisboa.

Facebook: Aldeia Crescer em Família.

BAOBÁ Livraria

BAOBÁ livraria

A BAOBÁ Livraria é a casa dos livros ilustrados em Lisboa. E quando dizemos casa… falamos a sério: sala, corredor, cozinha, quartos e marquise cheias de livros para todos os gostos!

A miúdos e graúdos a BAOBÁ Livraria oferece obras de autores nacionais e estrangeiros, e todos os Sábados organizam sessões de histórias, oficinas e exposições.

Morada: Rua Tomás da Anunciação, 26B, Lisboa.

Facebook: BAOBÁ Livraria.

GATAfunho

gatafunho

A GATAfunho é uma casa de histórias, livros e memórias, cheia de magia, boa energia e um atendimento muito especial. Um espaço muito bonito, que encanta os miúdos e faz os papás recuar no tempo, por entre corredores de livros únicos!

Aqui, os livros são também pretexto para muitos encontros, com contos e oficinas regulares. 

Morada: Largo 5 de Outubro, 9, 10 e 12, 2780-225 Oeiras.

Facebook: GATAfunho.

Hipopómatos na Lua

hipopomatos na lua

Situada nos jardins da Biblioteca Municipal de Sintra, a Hipopómatos da Lua é uma Casa da Leitura que é, também, uma Casa do Chá: convida por isso as famílias a reunirem-se à volta dos livros e das histórias, do chá com bolo e scones.

É a primeira livraria especializada em literatura infanto-juvenil em Sintra e a sua oferta é variada e muito, muito especial.

Morada: Rua Gomes de Amorim 12-14, 2710-569 Sintra.

Facebook: Hipopómatos na Lua.

Maria do Mar

maria do mar

A Maria do Mar é uma loja de brinquedos e decoração infantil onde podem encontrar também alguns dos livros infantis mais bonitos e diferentes. Num espaço onde tudo é escolhido e pensado ao pormenor, a garantia de encontrar histórias especiais é de 100%.

Podem encontrar a sua selecção de livros também online.

Morada: Rua Acácio Paiva, 7A, 1700-003 Lisboa.

Facebook: Maria do Mar, Cabeça no Ar.

As melhores livrarias infantis no Porto

Papa-Livros

papa-livros livraria

O espaço é constituído por uma enorme parede de livros. Na parede oposta, está um desafio: descobrir a que livro pertencem as ilustrações emolduradas. Mas este espaço é muito mais do que “apenas” uma livraria: aqui também pode beber um chá e comer um dos melhores bolos de chocolate do Porto (a receita é da avó da proprietária) enquanto folheiam em família um livro – um dos muitos diferentes, inovadores e criativos.

Morada: Rua de Miguel Bombarda, 523, 4050-014, Porto.

Facebook: Papa-Livros Livraria.

Salta Folhinhas

salta folhinhas

Salta Folhinhas é o nome de uma livraria fisicamente pensada à medida dos mais novos, quer pela dimensão do equipamento como pela escolha das cores e dos elementos decorativos.

Um ambiente calmo e harmonioso para que todos possam saborear o prazer de ler e folhear livros, escolhendo assim mais um companheiro para levar para casa.

A Salta Folhinhas, que é a livraria mais antiga do Porto, propõe-se cumprir um papel essencial na familiarização dos mais novos com o livro, promovendo não só o diálogo com os autores e ilustradores de livros infantis assim como a organização de actividades em que as histórias e os livros assumem especial relevância: horas do conto, oficinas, teatros, exposições, festas de anos, feiras do livro.

Morada: Rua António Patrício, 50, 4150-098 Porto.

Facebook: Salta Folhinhas.

As melhores livrarias infantis no resto do país

Mercado Azul

mercado azul

Nesta casinha em Guimarães encontrará mil livros para abrir, brinquedos de agora e de antigamente, actividades para brincar, histórias de encantar e artes de pasmar.

Morada: Rua de Calouste Gulbenkian, 419, 4810-257 Guimarães.

Facebook: Mercado Azul.

Centésima Página

centésima página

A sala infantil da Centésima Página, livraria histórica em Braga, é uma perdição para as abobrinhas, mas este é um dos espaços que merece, e pede, a visita de toda a família.

Situada na Casa Rolão, edifício do estilo barroco do século XVIII e que foi classificado de Interesse Público em 1977, esta livraria convida a que se percam nos livros, podendo sentar-se a lê-los – se estiver bom tempo, no jardim da Casa – enquanto se deliciam com as palavras e uma fatia de bolo caseiro.

A sala infantil oferece atividades permanentes para as crianças e todos os 2º sábado dos mês existe uma animação de um conto infantil, realizada por um grupo de atores que fazem parte da Cont’Arte, um grupo de teatro infantil de Braga.

Morada: Avenida Central, 118-120, 4710-229 Braga.

Facebook: Centésima Página.

Doninha Ternurenta

doninha ternurenta

Carlos Granja, o responsável pela Doninha Ternurenta é, ele próprio, um escritor de literatura para crianças. Carlos Granja não tem na sua livraria apenas livros para os mais pequenos, mas a qualidade da seleção, para papás e filhotes, é notória e merece ser explorada.

Pode não parecer, mas esta Doninha não cheira nada mal, é inovadora e criativa: no espaço, organizam-se horas do conto, apresentações de livros e oficinas de marionetas.

Morada: Rua Aquilino Ribeiro, n- 83, loja 10, 3880-151 Ovar.

Facebook: Doninha Ternurenta.

Gigões & Anantes

gigões & anantes

O nome da livraria é uma homenagem a uma das histórias de Manuel António Pina.

«Gigões são anantes muito grandes. / Anantes são gigões muito pequenos. / Os gigões diferem dos anantes porque / uns são um bocado mais, outros são um bocado menos.»

Além de literatura infanto-juvenil, a oferta contempla também poesia e álbuns ilustrados. Na Gigões & Anantes organizam-se também exposições, tertúlias e horas do conto, entre outros eventos.

Morada: Rua Dr. Nascimento Leitão, 30, 3810-108 Aveiro.

Facebook: Gigões & Anantes.

Faz de Conto

faz de conto coimbra

Com títulos nacionais e estrangeiros de grande qualidade, espaço muito acolhedor, e grande simpatia e disponibilidade da livreira Sofia Correia, a Faz de Conto Livraria, em Coimbra, é uma perdição para pequenos… e graúdos!

O objetivo? Inspirar crianças e adultos, incentivando-os a subir a escada e a olhar para dentro dos livros.

Morada: Exploratório – Rotunda das Lages – Parque Verde do Mondego, Coimbra

Facebook: Faz de Conto Livraria.

Livraria do Convento de São Francisco

livraria do convento de são francisco
Fotografia: Lucília Monteiro/Visão

Uma casa onde a ilustração é rainha: 80% das obras desta livraria apostam na “coexistência entre o livro infantil e o de adulto, com material de ilustração”. Entre os livros, descobrem-se também jogos didáticos, brinquedos e ilustrações.

Morada: Avenida da Guarda Inglesa, 3, Coimbra.

Facebook: Convento de São Francisco.

O Bichinho de Conto

o bichinho de conto

Uma livraria com um castelo plantado no horizonte, o mar e o sol que se acende e apaga todos os dias. Uma casa, um destino, uma aventura, para quem se atreve a ler o mundo. Uma livraria de campo onde a leitura se apresenta em estado puro.

Numa antiga escola primária em Óbidos, construída no âmbito do plano centenário levado a cabo pelo Estado Novo entre as décadas de 1940 e 1960, mora “O Bichinho de Conto” – um projecto Literário pensado para acolher leitores dos 0 aos 200 anos. Neste espaço poderá encontrar livros Infantis.

Criada em 2003 e assumindo-se como a primeira livraria portuguesa especializada em literatura infantil, n’O Bichinho de Conto promovem-se encontros com autores, contos, workshops, formações, exposições e actividades para grupos escolares.

Morada: Estrada dos Casais Brancos, 60, 2510-212 Óbidos.

Facebook: O Bichinho de Conto.

Aqui há Gato

aqui há gato

Aqui há Gato, e aqui há Livros, muitos! Livros para todos os gostos… e claro, para todas as idades: para bebés: cartonados, em tecido, de banho, de madeira, álbuns; livros para meninos que gostam de ouvir histórias; livros para os que já conseguem ler sozinhos; livros de pintar; livros de exercícios; livros para descobrir e livros que ensinam a fazer.

Há também também diversas colecções juvenis para os que já devoram livros e ainda livros para os adultos aprenderem mais sobre crianças. Livros, livros, livros… muitos livros… prontinhos para serem descobertos e acarinhados!

Este gato está por Santarém e promove também horas do conto, dança para bebés e atividades em escolas.

Morada: Rua Dr. Mendes Pedroso nº21, 2000-053 Santarém.

Facebook: Aqui há Gato.

Até à Lua

até à lua

O Até à Lua é um lugar mágico em Lagos: um espaço para toda a família com uma loja onde podem encontrar livros infanto-juvenis de várias editoras nacionais, brinquedos sustentáveis, didáticos e de boa qualidade, e jogos de tabuleiro para todas as faixas etárias.

Podem ir Até à Lua com divertidas atividades para pais e filhos, como expressão plástica, pintura, música, teatro, escrita criativa, dança e movimento, yoga e horas do conto.

Morada: Praceta Ana Castro Osório nº 20 A Cv, 8600-620 Lagos.

Facebook: Até à Lua.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *