Como explicar a Democracia às crianças? - Pumpkin.pt

Como explicar a Democracia às crianças?

como explicar a democracia às crianças

Mãããããe, o que é a democracia? Preparámos uma definição e fazemos sugestões de livros para ajudar a explicar Política às crianças.

O Dia Internacional da Democracia assinala-se a 15 de setembro. O que é, de facto, a democracia? Porque devemos celebrá-la? Como explicar a democracia às crianças?

Preparámos uma definição de fácil entendimento, além de sugestões de livros adequados às abobrinhas com os quais podem iniciá-los na vida política, sublinhando o privilégio e o dever que é ter voz, num mundo como o nosso.

O que é a Democracia?

A democracia é o pilar maior da sociedade em que nascemos, crescemos e vivemos. É por ela existir em Portugal que nos é permitido ser quem queremos ser, escolher as roupas que vestimos, as palavras que dizemos, com quem conversamos, onde vamos e o que fazemos – sem que alguma lei nos limite ou proiba.

É importante sublinhar, neste ponto, que a democracia não é sinónimo de libertanagem, e sim de liberdade. Contraria o caos e nega a possibilidade incólume de tudo; nela, somos responsáveis pelas nossas atitudes e pelas suas consequências; boas ou más, porque a nossa ação termina onde a vida dos outros é atingida.

Na democracia, somos nós, individualmente e como um todo, quem detém o poder de decisão.

Com origem na Antiga Grécia, a palavra Democracia significa “governo do povo”, e, embora com nuances modernas hoje em dia, existe desde então como contraposição a outras formas de governo mais opressoras, como a aristocracia, a monarquia, a diarquia, a tirania e a oligarquia.

Como explicar a Democracia às crianças?

A Democracia é uma forma de governo onde o poder está nas mãos dos cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos – ou seja, são as pessoas quem vota e, em maioria, escolhe o Primeiro-Ministro, os deputados e o Presidente da República. Existem eleições livres e justas de forma regular, onde participam mais do que um partido, sendo abertas à participação de todos os cidadãos com mais de 18 anos.

As democracias existem para proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, económica e cultural da sociedade. Infelizmente, há muitos países onde este regime político está ainda distante de acontecer.

Os políticos que estão responsáveis por tomar decisões importantes, e que foram nomeados por todos nós, representam algumas instituições, onde estão divididos três poderes: executivo, judicial e legislativo. Isto impede que uma mesma pessoa ou órgão possa decidir tudo sozinho.

Livros Infantis sobre Política para explicar a Democracia às crianças

Como Pode Ser a Democracia

Como Pode Ser a Democracia

Como se diz neste livro, a democracia pode ser comparada a um jogo. Mas não é um jogo em que uns ganham e outros perdem: nela, todos ganham. E o que ganham? Algo a que muitas vezes não se dá o devido valor, mas que faz muita falta quando desaparece: a LIBERDADE de escolher como deve ser o mundo em que vivemos, e o que podemos fazer para partilhá-lo pacificamente com todos.

Da Colecção LIVROS PARA O AMANHÃ, da editora Orfeu Mini, fazem também parte os títulos “É Assim a Ditadura”, “As Mulheres e os Homens” e “Há Classes Sociais”, que recomendamos fortemente.

Eleição dos Bichos

EleicaoDosBichos

Os bichos já não aguentavam mais os mandos e desmandos do Leão. Quando descobrem que ele desviou água do rio para construir uma piscina privada, ficam muito indignados e zangados. Está na hora de escolher um novo governante.

Decidem, por isso, convocar eleições! Mas o que é exatamente uma eleição? Para que serve? e quais são as regras para eleger um vencedor?

Juntem-se aos bichos da selva nesta aventura para descobrir como se elegem os nossos representantes e como funciona isto da Democracia.

Quem Manda Aqui?

quem manda aqui

“Quem manda aqui?” é um livro sobre política feito com crianças para crianças. Desde a infância, o nosso imaginário é povoado por histórias de reis e rainhas, mestres e aprendizes.

No dia a dia, as formas de organização política estão em toda parte, da diretora da escola à dona da bola. Este projeto, que fala sobre as diversas formas de controlo e poder, é fruto de seis oficinas realizadas com crianças, em que foram compartilhadas, de uma maneira divertida, noções sobre modos de governar e tomar decisões.

O livro não pretende dar respostas, mas convidar as crianças a pensar e levar o assunto para dentro de casa e para a sala de aula. Assim, juntas, crianças e adultos poderão questionar as coisas como são e refletir sobre como elas poderiam ser.

Encontrem o livro para download, em Português do Brasil, no site do projeto Quem Manda Aqui.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *