Como explicar o 25 de Abril às crianças? - Pumpkin.pt

Como explicar o 25 de Abril aos miúdos e celebrá-lo, sempre

explicar o 25 de abril às crianças Foto por Chayenne Tessari Zanol no Unsplash

Mãe, o que é o 25 de Abril? Professora, porque é que houve um senhor que meteu um cravo na ponta da espingarda? Pai, o que é a liberdade? Avô, porque é que estás sempre a dizer que no teu tempo não era assim?

Estas são algumas das perguntas que costumam ouvir sobre a grande revolução dos cravos? Não sabem de que forma podem explicar o 25 de Abril às crianças?

Defendemos sempre que as crianças devem conhecer o mundo através da verdade. Existem pessoas boas e outras menos, e vivem-se realidades diferentes daquelas que vivemos. Faz sentido que ganhem, desde cedo, a consciência da sorte e do privilégio que, na maioria das vezes, nos toca.

Por isso, criar nos nossos filhos e alunos a consciência da importância da Liberdade, dos direitos humanos e individuais, faz parte da responsabilidade que temos enquanto pais e cidadãos – para garantir que nunca lhes retirarão o direito de ser.

Expliquem-lhes a História para que a História não se repita. Com precisão, mas também com a simplicidade de linguagem que o seu contexto de vida e entendimento lhes permitem ter.

Espreitem como fazê-lo com os recursos que reunimos:

Explicar o 25 de Abril às crianças

O segredo é descomplicar. Aproveitem a ocasião para introduzir conceitos que os miúdos não conhecem, mas façam-no de forma a que, ainda assim, os acontecimentos sejam fáceis de entender.

No dia 25 de Abril de 1974 um grupo de militares derrubou a ditadura em Portugal e devolveu a liberdade à população. Mas as pessoas não eram livres?

Existiam palavras que não se podiam dizer, locais aos quais não se podiam ir e reuniões entre amigos que eram olhadas com suspeição. As pessoas eram presas e torturadas por terem opiniões diferentes das dos senhores que governavam.

A grande maioria da população era pobre e não tinha dinheiro para aceder às necessidades mais básicas. Houve também uma Guerra, em África – na altura, alguns países africanos faziam parte do território português, mesmo estando geograficamente longe. Muitos dos nossos avós, tios ou primos mais velhos estiveram nessa guerra, e sofreram muito, ao lutar por algo que não os beneficiava.

Cansados da Ditadura e de toda essa vida difícil, alguns militares juntaram-se em segredo, correndo um grande risco pessoal, para organizar uma revolução que devolvesse a Liberdade aos portugueses, e afastasse do poder estas pessoas.

Mas o que são a Liberdade e a Ditadura?

Uma forma interessante de explicar às crianças a diferença entre a Liberdade e a Ditadura é aproximar esses conceitos da sua própria realidade.

Na escola, as crianças fazem composições, onde têm a liberdade de escreverem aquilo que querem, e ditados, onde são forçados a escrever exatamente aquilo que é dito pela professora – se o fizerem de forma diferente, ou com erros, são penalizados.

Qual a origem do termo a “Revolução dos Cravos”?

Os militares portugueses conseguiram derrubar o Estado Novo sem recorrer à força – ou seja, não houve violência e não se registaram mortes. Foi uma revolução pacífica, ainda hoje elogiada internacionalmente, e os Cravos simbolizam essa conquista.

O povo, muito feliz pelo sangue não derramado, ofereceu flores (cravos) aos militares, que os colocaram nos canos das armas. Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança.

Explicar o 25 de Abril com livros

Viva a “Livrodade”!

Nada melhor do que explorar algum destes livros sobre o 25 de Abril, escritos para que as crianças entendam a sua importância.

Além de servirem como um excelente complemento às aulas de História, com estas obras estão não só a incentivar a leitura como a permitir-lhes conhecer a memória do país e da sua gente.

O Tesouro

No País das Pessoas Tristes existiu um tesouro, há muito roubado a crianças e adultos: a liberdade. Até que um dia se juntaram todos e encheram as ruas de cravos vermelhos, recuperando a alegria de viverem neste novo país chamado Portugal. «Porque esta história não é uma história inventada. É uma história verdadeira», explica-nos Manuel António Pina, pedindo-nos que guardemos o tesouro do 25 de Abril bem fundo no nosso coração.

O Tesouro foi publicado pela primeira vez em 1994, pela Associação 25 de Abril e pela APRIL, com o alto patrocínio do Presidente da República de então, Dr. Mário Soares. Em 1999, nos 25 anos do 25 de Abril, O Tesouro deu origem ao premiado filme de João Botelho: Se a Memória Existe.

A nova edição foi enriquecida com magníficos desenhos de Pedro Proença e é recomendada para o 3.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula – Grau de Dificuldade II.

Avó, Onde É Que Estavas no 25 de Abril?

O que sabem sobre o 25 de Abril? Está bem, é feriado. Mas o que mudou na nossa vida e por que é que há pessoas a passear com cravos nesse dia?

O curioso Manu está de volta e quer saber mais sobre este momento histórico, até porque planeia fazer a sua própria revolução. Mas, desta vez, precisa da ajuda de quem viveu esse tempo: a sua avó. “Avó, onde é que estavas no 25 de Abril“?

Juntem-se ao Manu nesta viagem pela memória. Descubram, afinal, para que é que se fez o 25 de Abril. E não se esqueçam de comer brócolos.

Vinte Cinco a Sete Vozes

Em “Vinte Cinco a Sete Vozes“, uma estudante universitária prepara um trabalho académico sobre a memória do 25 de Abril, 25 anos depois.

Na fita do seu gravador vão entrando os mais diversos testemunhos, que revelam tanto sobre o fascismo e a revolução dos cravos como sobre a personalidade dos entrevistados.

Era Uma Vez o 25 de Abril

José Fanha viveu o 25 de abril de 1974 com espanto, alegria e felicidade, como muitos outros jovens de então. Com o passar dos anos, percebeu que os jovens de hoje pouco sabem desses dias distantes.

Resolveu então contar a história de como era Portugal antes da Revolução dos Cravos, como se desenrolaram os dias do 25 de abril e como surgiu o Movimento das Forças Armadas que o fez acontecer.

Não quis fazer um livro de História. Quis antes falar desse período como quem conta uma história fantástica e complexa, heróica, divertida e contraditória, mas maravilhosa e verdadeira. Uma história que mudou a História: Era uma vez o 25 de Abril.

O 25 de Abril contado às Crianças… e aos Outros

“Todos os anos têm um mês de abril e todos os meses de abril têm o dia 25. Porém, o dia 25 de abril de 1974 foi um dia especial para os portugueses. Porquê? Porque o País e os seus habitantes voltaram a viver em liberdade, depois de quase 50 anos de tristeza e de silêncio.”

O 25 de Abril Contado às Crianças… e aos Outros” é um livro recomendado para apoio a projetos relacionados com História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

A Escola e os Cravos

Em “A Escola e os Cravos“, conhecemos as perguntas de uma criança que, durante duas semanas, fez cravos vermelhos de papel crepe, que é um papel muito bonito e todo enrugadinho.

“Perguntei se podia fazer uma rosa ou uma tulipa, mas a professora disse que tinha que ser um cravo porque quando foi o dia da Liberdade, o dia 25 de Abril, os soldados que foram para a rua para derrotar a ditadura e dar a Liberdade ao povo tinham cravos vermelhos nos canos das metralhadoras.”

25 de Abrir – o Abril que nos fez

25 de Abrir – o Abril que nos fez” é um livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

“Memórias são coisas que ficam do tempo que passa. Coisas que recordamos. Há muitos anos, um dia cheio de vontade de mudar as nossas vidas ficou para vir a ser uma memória. A tua memória. A memória de todos nós. Falo do 25 de Abril do ano de 1974.

Foi há muitos anos, mas o que aconteceu continua a ser tão importante, que vale a pena ir à História para contar esta história. Foi o dia de uma Revolução.

Mas uma revolução em que as flores foram mais fortes que toda a força do Mundo. Sem este dia não podíamos viver a Liberdade. Nem gritar Viva a Liberdade. Foi um dia de abrir novas memórias”.

As Danadinhas do 25 de Abril de 1974

Nos jardins de Portugal, as flores estão tristes, sentem-se infelizes, pois não podem falar, não podem cantar. Não existe Liberdade!

As Danadinhas, que são umas ervas daninhas, mandam em tudo e todos. Mas num certo dia, a situação vai mudar…

Explicar a Revolução com animação

Com este vídeo da RTP os miúdos podem aprender – em menos de 2 minutos! – como se vivia durante o estado novo e como aconteceu a Revolução.

Para os mais velhos

Se as abobrinhas forem mais velhas sugerimos que lhes mostrem este video da TVI24. Sabemos que as imagens e a linguagem são mais fortes, mas a partir de certa idade começa a fazer sentido mostrar-lhes a realidade na qual viveram tantas pessoas.

Explicar o 25 de Abril com música

Os militares que preparavam uma revolução para devolver a Democracia aos portugueses… fizeram-no com música!

As tropas aguardavam ansiosamente o sinal para iniciar o golpe militar, e esse sinal chegou através da rádio. “E depois do adeus”, música de Paulo de Carvalho, prometia novos começos.

A música e a cultura tiveram parte crucial na revolução que mudou o país e por isso faz todo o sentido que as abobrinhas conheçam esta, e outras, “Músicas de Abril”; músicas que inspiraram – ou se inspiraram na – revolução.

Músicas como a incontornável “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso, “Tourada”, de Fernando Tordo, e “Liberdade”, de Sérgio Godinho, são património inestimável da nossa história e identidade enquanto país.

Espreitem também esta playlist pública no Spotify, “Playlist 25 de Abril de 1974“, onde encontram todas as principais músicas reunidas.

Celebrar a Revolução com atividades e eventos

Proponham aos miúdos exercícios imaginativos: como seria a sua vida se não tivessem a liberdade de estar, ser e fazer o que quiserem?

Escrevam, os mais velhos, composições sobre aquilo que mais valorizam na sua liberdade, ou façam simplesmente desenhos de cravos e espalhem-nos pela casa. Podem também preparar este DIY fofinho e muito fácil que encontrámos e substituir a ida à florista por uma atividade divertida!

Encontrámos o passo a passo no site iCreative Ideas.

Agora, é só sair à rua e celebrar, muito, sempre!

Em Lisboa:

No Porto

Desejamos que todas as Famílias e Escolas Pumpkin celebrem o 25 de Abril com muita alegria, risos e liberdade.  🙂

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8 comentários em “Como explicar o 25 de Abril aos miúdos e celebrá-lo, sempre

  1. natividade Abril 23, 2020

    Obrigada. Foi muito útil para mim

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Abril 23, 2020

      Ficamos contentes, Natividade!

      Beijinhos abobrinhas 🙂

  2. chay tessari Abril 27, 2020

    podiam creditar a foto do cravo à autora, colocar a fonte. 😉

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Abril 29, 2020

      Olá, Chayenne 🙂

      Colocámos uma nota no final do artigo.

      Saudações abobrinhas!

  3. Lígia Abril 22, 2021

    Gostei muito e deu-me ideias de como explicar o 25 de Abril às minhas crianças de jardim de infância ?

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Abril 22, 2021

      Obrigada pelo feedback, Lígia, ficamos contentes!

      Beijinhos abobrinhas 🙂

  4. Luís Bentes Inácio * Março 25, 2022

    Quais as sugestões para se comemorar o dia 25 Abril deste ano 2022, em Luanda, angola ?? com a comunidade portuguesa.
    Qual é o ponto de contacto com o Consulado para apoiar a iniciativa.
    Sào 48 anos, estamos distantes da pandemia que encerrou a convivência entre muitos logo, merece comemoração.

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Março 31, 2022

      Olá, Luís.

      Em breve divulgaremos atividades de comemoração do 25 de Abril em Portugal.
      Para averiguar eventos em Luanda, o melhor será procurar informações junto dos orgãos municipais ou mesmo do próprio consulado.

      Saudações abobrinhas

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