Família > Lifestyle > Leituras

Sugestões de Livros para o Dia da Mãe

livros para mães

Quem não gosta de ouvir a mãe a contar uma história?

Procura livros para mães ou livros sobre mães? Temos ideias muito giras!

Preparámos algumas sugestões de leitura para o Dia da Mãe. Livros são sempre um bom presente, e estes vão fazer a delícia da mamã… e dos filhotes!

Desfrutem deste momento bem juntinhos à mãe… temos sugestões de livros para ler com a Mãe e de livros para a Mãe ler.

Livros para ler com a Mãe

1. A Minha Mãe é a Melhor do Mundo, de Maria João Lopo de Carvalho

A minha mãe é a melhor do mundo

Cansado da mãe que tem, e que muitas vezes não o deixa fazer o que quer, o Gil decide ir à Loja de Mães à procura de uma que lhe torne a vida mais fácil. Mas nenhuma lhe agrada. De regresso a casa, o Gil não encontra a mãe, que, entretanto, foi à procura de outro filho. Como acabará esta história? Um conto divertido e sério ao mesmo tempo, que fará as crianças rir e pensar.

2. A Minha Mãe é a Melhor do Mundo

A Minha Mãe é a Melhor do Mundo

Um presente personalizado, a história de amor entre uma mãe e um filho contada pelas próprias crianças.

Neste livro os filhos podem escrever, desenhar, recortar e colar para contar a história mais bonita do mundo: a história de como a mãe… se tornou a sua mãe.

3. Como cuidar de uma Mãe, de Jean Reagan

como cuidar de uma mãe

Cuidar de uma mãe nem sempre é fácil, mas de certeza que vão conseguir! Sigamtodas as dicas deste livro e aprendam a mimar a mãe como ela merece. Vamos a isso? Vão descobrir:

– Como acordar uma mãe de forma tranquila e bemdisposta (sem esquecer o pequeno-almoço!);

– Como ajudar uma mãe a escolher a roupa perfeita;

– Coisas divertidas que podem fazer lá fora (correr contra o vento ou saltitar como os cangurus são apenas algumas delas!).

Um livro encantador, carinhoso e divertido! A leitura perfeita que fará as delícias de todos.

4. Mamã, tu és o Máximo, de Myriam Sayalero

mamã, tu és o máximo

A Matilde e o Rodrigo não têm escola hoje e tinham pensado em ir brincar com os amigos. Mas parece que a Mamã tem outros planos, e diz-lhes que vão antes embarcar numa grande aventura — um dia no lago, só os três! Vão poder remar e tudo! A Mamã está muito empolgada com a ideia, mas será que ela sabe mesmo remar?! Bom, uma coisa é certa: apesar de todos os imprevistos, vai ser uma aventura fantástica! Divertida e ternurenta, esta história é uma homenagem a todos as mães que, mesmo não sendo perfeitas, são incríveis e inspiradoras.

5. As Caras da Mãe, de Rita Ferro

As-Caras-da-Mae

As crianças, os próprios bebés, sabem por instinto interpretar a fisionomia e a disposição dos pais. Distraída, triste, alegre, cansada ou irritada, a Mãe – pelo menos a que merece esse nome – gosta sempre, incondicionalmente, do seu Bebé. Todas as crianças vão inconscientemente projetar-se nesta relação íntima e amorosa entre o bebé e a mãe.

6. Quando a Mãe Grita…, de Jutta Bauer

quando a mãe grita

O pequeno pinguim ficou desfeito. A cabeça voou até ao espaço, o seu corpo foi pousar sobre as ondas do mar, as asas desaparecem no meio da selva, o bico anda perdido no meio dos montes e a cauda (imagine-se!) foi parar a uma grande cidade, no meio do trânsito. Primeiro, as suas patas ficaram paralisadas, mas, depois, começaram a correr, até que chegaram ao deserto; aí, pararam para descansar. E porquê no deserto? Porque surgiu um refrescante sombra. Era a mãe do pequeno pinguim, que, depois de ter gritado, fora ao encontro de cada pedaço do filho e, com paciência, linha e agulha, já tinha unido quase todos, faltando só as patas. “Desculpa…”, disse ela, abraçando o filho e levando-o consigo.

7. Um Mundo de Mamãs, de Marta Gomez Mata

Um-Mundo-de-Mamas

Num mundo de Mamãs em que os braços da Mamã Bicicleta se transformam num guiador fofinho onde podemos apoiar a cabeça e dormir um soninho, a Mamã Morango cora de felicidade sempre que quer, a Mamã Acordeão soa sempre melodiosa, elegante e alegre, mesmo quando chora e o dissimula.Num mundo de Mamãs em que a Mamã Dragão tem um lombo comprido, por onde escorregam os seus filhos como num fantástico trenó, a Mamã Bela Adormecida enche a cama de brinquedos, livros e bandejas de pequeno-almoço com chocolate quente, a Mamã Pirata leva os seus grumetes de manhã a saquear o frigorífico.

Num mundo de Mamãs em que os olhos da Mamã Sereia são tão lindos como os poemas que os poetas escreveram sobre o mar, a Mamã Chocolate é tão calorosa, tão doce e tão reconfortante como uma chávena de cacau fumegante, a Mamã Picasso sabe como observar o mundo e como desenhá-lo depois, a Mamã Comboio é um prodígio de logística perfeita, mecânica precisa e potência de motor.E, num mundo cheio de Mamãs, todas elas são Mamãs Princesas, que acreditam em histórias de encantar e têm a certeza de que existem finais felizes

8. Gosto Muito de Ti, Mamã…, de Susan Akass

Gosto muito de ti, mamã

Um livro delicioso cheio de todas aquelas coisas ternas e engraçadas que as mães fazem, para nos ouvirem dizer «Gosto muito de ti».

9. A Cantiga do Urso, de Benjamin Chaud

A-Cantiga-do-Urso

Através de ilustrações em grande formato, desenhadas ao pormenor e repletas de pistas falsas, os leitores são convidados a acompanharem o Papá Urso na busca divertida e atribulada do seu Pequeno Urso.

10. Martine e o Dia da Mãe, de Marcel Marlier

Martine-e-o-Dia-da-Mae

O número 32 da mais importante coleção infantil alguma vez editada em Portugal. Os livros da Anita – agora Martine! – percorrem, desde há 50 anos, as mãos de todas as crianças portuguesas. Não há Avó que não se lembre da Martine, como não há neta que não deseje ler as histórias desta pequena criança desenhada desde sempre por Marcel Marlier.

11. Coração de Mãe, de Isabel Minhós Martins

Coracao-de-Mae

Os cardiologistas e outros cientistas fizeram por estes dias uma descoberta que veio espantar o mundo. Ao observarem, ao detalhe, um coração de mãe descobriram que este órgão não é apenas um músculo que bate sem parar… mas sim um lugar mágico onde acontecem as mais extraordinárias das coisas.

12. Mãe há só uma, de Diamantina Miranda

Mae-Ha-So-Uma

Este livro é o resultado de uma compilação de histórias de afeto e cumplicidade de 26 mulheres, de várias áreas e todas conhecidas do grande público, que aqui deixam o seu testemunho sobre a descoberta e a magia de ser mãe e também sobre a enorme dádiva de ser filha.

13. A Minha Mãe é Professora, de Carla Jorge

A-Minha-Mae-e-Profeora

Para os filhos, a profissão dos pais é quase mágica. Um Mundo desconhecido de que ouvem falar em casa e têm curiosidade em descobrir. O que fazem os pais? É uma nova coleção de livros sobre profissões da editora Máquina de Voar ®.

14. Quando a Mãe era Pequena, de Joana Cabral

Quando-a-Mae-Era-Pequena

Este livro é para todos. É um álbum ilustrado que fala sobre algumas diferenças entre gerações. Um tema que suscita sempre a curiosidade dos mais novos. As crianças adoram saber e os adultos adoram contar. Como era quando os pais eram pequeninos? (Livro selecionado para Plano Nacional de Leitura).

15. Mamã Maravilha

MamaMaravilha-capa

Neste livro encantador os estados de espírito e os sentimentos de uma mãe são vistos através dos olhos do seu filho. Uma homenagem a todas as mães, acompanhada de ilustrações enternecedoras que cativarão os mais jovens.

Livros para a Mãe ler

16. Berra-me Baixo, de Magda Gomes Dias

Berra-me Baixo

é o novo livro de Magda Gomes Dias, autora do Blog Mum’s the Boss. As suas manhãs começam aos gritos com as crianças e ao final do dia o cenário repete-se? Então precisa deste livro para melhorar a sua qualidade de vida familiar, e também a relação com os miúdos.

Mais informação: Berra-me Baixo!

17. Socorro, Eles Crescem Tão Rápido!, de Rita Ferro Alvim

Socorro-Eles-Crescem-Tao-Rapido

Depois do enorme sucesso de “Socorro… Sou Mãe!”, Rita Ferro Alvim regressa à escrita com Socorro…eles não param de crescer, onde nos fala, num tom bem-humorado e descontraído, sobre os desafios de educação que se vão colocando aos pais à medida que os nossos filhos crescem.

18. Acabar com as fraldas e com o chichi na cama, de Olga Reis

Acabar-com-as-Fraldas-e-com-o-Chichi-na-Cama-em-7-Dias (1)

Quando é a melhor idade para o desfralde? O Verão é a melhor altura? No livro “Acabar com as fraldas e com o chichi na cama'”, a psicóloga clínica Olga Reis esclarece todas as dúvidas e dá as melhores dicas para acabar tranquilamente com as fraldas.

19. A mãe Já Vai, de Maria Ana Ferro

A-Mae-Ja-Vai

Este é um livro que fala da ideia que temos da maternidade e de como essa ideia nem sempre é a mais certa. Mas é também um livro que fala do amor que se tem pelos filhos e da forma como eles nos mudam a vida. Fala de sentimentos, de noites mal dormidas, cozinhas por arrumar, medos, tempo, falta de tempo, decisões, gestão económica, orçamentos, férias. É um livro para mães. Para todas a mães imperfeitas e completamente normais.

20. Educar com Mindfulness, de Mikaela Övén

Educar-com-Mindfulness

Ninguém nos dá a fórmula mágica quando nos tornamos pais. Nem existe um manual que nos ensine a lidar com os desafios diários como as birras, o sono e as refeições de Mikaela Övén.

21. Crianças Felizes, de Magda Gomes Dias

Criancas-Felizes

Magda Gomes Dias, autora da Mum’s the Boss lançou recentemente o livro Crianças Felizes, o guia para aperfeiçoar a autoridade dos pais e a auto-estima dos filhos.

22. Pais à Maneira Dinamarquesa, de Jessica Joelle Alexander

pais à maneira dinamarquesa

Um guia indispensável para educar para a felicidade O que faz da Dinamarca o país mais feliz do mundo? E quais são os segredos dos pais dinamarqueses para criarem crianças bem-sucedidas, confiantes e felizes? Este guia optimista e prático reúne as ideias de uma psicoterapeuta e de uma mãe — uma dinamarquesa e uma americana casada com um dinamarquês, respectivamente — sobre os hábitos das famílias mais felizes na Terra.

O livro oferece conselhos sobre como:

– Incentivar jogos livres

– Potenciar a autenticidade e a confiança

– Fomentar a empatia

– Enfatizar o trabalho em equipa sobre as lutas de poder

– Celebrar a união

23. Pais Conscientes, Filhos Felizes, por Myla e Jon Kabat-Zinn

pais_conscientes_filhos_felizes (1)

Neste livro, dedicado a nós, pais, Myla e Jon Kabat-Zinn explicam porque nos devemos libertar dos medos e dos desejos pessoais para estarmos completamente disponíveis para os nossos filhos, em todas as fases das suas vidas. É tão simplesmente isso que os autores pretendem com este livro: ajudar os pais a conciliarem a atenção plena com o exercício da paternidade – desde a primeira infância até à adolescência tardia.

Mais informação: Pais Conscientes, Filhos Felizes

24. Mãe de sete – o livro que não tenho tempo de escrever!

Mae de sete

Depois de notar que eram muitas as pessoas que lhe pediam conselhos e mais ainda as que se admiravam com a sua numerosa família, Mariana d’Avillez, veterinária de profissão e mãe de sete, decidiu partilhar a sua experiência e as histórias mais divertidas da sua prole.

Escrito numa linguagem acessível e divertida, “Mãe de sete – o livro que não tenho tempo de escrever” dá a conhecer algumas soluções práticas para os desafios da maternidade e truques que ajudam a organizar o dia-a-dia em família, sendo que o lema é “descomplicar”.

Mais informação: Mãe de sete – o livro que não tenho tempo de escrever!

 

Agradecemos o apoio da Sofia Knápic e das editoras que nos enviaram as suas sugestões.

Se gostou deste artigo pode também estar interessado nos seguintes:

Todas as mães podem ter um miminho feito pelas crianças, com as sugestões da Pumpkin. 

O Dia da Mãe está aí e temos sugestões de prendas para todos os gostos!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.