Família > Crescer > Pais em crescimento

50 gestos que também podem ser presentes: ideias para o pai “oferecer” no Dia da Mãe

dia da mãe presentes pai

Este artigo é para pais: fazer algo incrível (e simples!) pela mulher que vos deu as vossas abobrinhas devia ser uma tarefa diária.

Vamos começar com um disclaimer, porque acreditamos que o seu a seu dono deve ser dado: este artigo é uma tradução/adaptação do texto “50 Small, Nice Things to Do for Your Wife on Mother’s Day”, originalmente publicado no Fatherly, e que o Pai Pumpkin adorou. 


Pequenos gestos que demonstrem amor e gratidão não são difíceis e raramente tomam muito tempo. Ainda assim, na rotina quase sempre agitada do dia-a-dia, é muito fácil esquecermo-nos de agradecer, de dizer um “amo-te”, ou de cozinhar um prato delicioso e quentinho para toda a família. Felizmente, o Dia da Mãe dá-nos a oportunidade de sublinhar a importância das mulheres com quem dividimos a vida.

E ainda que este dia tenha significados diferentes para cada – algumas mães preferem aproveitar tempo de qualidade com a família enquanto outras procuram desesperadamente um tempo só para si – não há nada que nos impeça de ter pequenos mas gentis gestos que ajudam a celebrar o dia e a fazê-la sentir-se especial.

Aqui estão 50 sugestões:

1. Comecem a manhã do Dia da Mãe a preparar um cartão ou algum presente feito com amor – espreitem as nossas sugestões de prendas manuais para o Dia da Mãe. Não só ela recebe uma prenda amorosa como ainda tem algum tempo sem as crianças para aproveitar como quiser.

2. Ajudem as crianças a escrever um poema e emoldurem-no.

3. Organizem um piquenique no jardim. Comprem pão, queijo, talvez azeitonas. E vinho – não se esqueçam do vinho. Não pensem tanto naquilo que os miúdos querem comer, só nela.

4. Estão a ver “aquele” quadro que andam a prometer pendurar há mais de um mês? Pendurem. O mesmo vale para o cano meio entupido…

5. Surpreendam-na vestindo os miúdos com as suas roupas mais giras e elegantes e, depois, assumam a tarefa quando for altura de as despir, todas sujas de comida, cocó, ou ambas.

6. Os miúdos já escreveram, agora é a vossa vez. Comprem um cartão e dediquem-lhe algumas palavras bonitas. Dediquem-lhe, sobretudo, esse tempo.

7. Levem os miúdos a tomar o pequeno-almoço à rua, para que ela durma sem interrupções.

8. Limpem e/ou aspirem-lhe o carro e os assentos. Arrumem os brinquedos dos miúdos noutro lado qualquer. E encham-lhe o depósito, já que estão com as mãos na massa.

9. Ou, se preferirem, paguem a um profissional para o fazer – deixem-na sentir que tem um carro novo, mesmo que apenas por um dia.

10. Ajudem as crianças a preparar-lhe um pequeno-almoço na cama.

11. Se o bebé chorar, levantem-se primeiro.

12. Insistam para que ela vá dar uma volta sozinha e tire um tempo para si, em algum momento do dia. Se for necessário, levem-na e combinem uma hora para a irem buscar, de forma a que ela não regresse mais cedo do que o previsto.

13. Colem post-it aleatórios com agradecimentos – nos locais mais inusitados! “Obrigada por preparares o meu almoço, mamã!” na lancheira dela, ou “Adoro o cheirinho da roupa lavada, obrigada, mamã!” no armário dos miúdos. Ela vai adorar descobri-los!

14. Tomem conta dos miúdos o dia inteiro. Em tudo. Não a deixem ajudar.

15. Deem uma volta ao quarteirão sozinhos, de mão dada. Peçam a algum amigo ou familiar que fique com os miúdos meia hora.

16. Digam-lhe para ir sair com as amigas. Ou ao ginásio – qualquer coisa, desde que sem crianças.

17. Ofereçam-lhe controlo de todos os aparelhos eletrónicos. No carro? Ela é que escolhe a rádio. Na sala? A mãe é que escolhe o jogo, filme ou série que vão ver.

18. Ensinem os miúdos a dizer-lhe porquê que ela é a melhor mãe do mundo. Ensinar significa que os vão fazer decorar cada detalhe, não vá o Diabo tecê-las.

19. Limpem a casa toda. No sábado! Assim, ela não precisa de se preocupar com nada.

20. Comprem-lhe uma lata ou garrafa da sua bebida alcóolica favorita.

21. Vão buscar os miúdos à escola na semana seguinte, se puderem.

22. Organizem uma “festa de mães”. Convidem as amigas dela. Preparem comida. E depois abandonem, para elas celebrarem em paz.

23. Comprem camisolas a dizer “melhor mãe do mundo”. Para os miúdos e para ela. São pirosas e adoráveis.

24. Pedicure. Pedicure. Pedicure. Marquem no salão – e depois na agenda dela.

25. Convidem a mãe dela para jantar convosco. Quer dizer, isto se ela quiser ver a mãe, claro.

26. Imprimam montes (montes!) de fotografias da mãe, aquelas em que ela está ainda mais bonita, e colem-nas pela casa toda.

27. Três palavras: dia de SPA. Com ou sem família ou amigos, não importa. Façam apenas acontecer.

28. Perguntem-lhe o que ela quer fazer. Ouçam-na. E não reclamem depois de ela responder.

29. Juntem todos aqueles vídeos dela com os miúdos e façam um vídeo-surpresa.

30. Imprimam as vossas fotografias de família – aquelas que ela quer emoldurar mas ainda não conseguiu.

31. Usem as tintas dos miúdos para fazer, VOCÊS, algo artístico para ela. Mesmo que tenham tirado 3 a EVT e à rasquinha. Pode ser um desenho, uma pintura (abstrata, podem sempre dizer), palavras, colagens de recortes, o que quiserem.

32. Elogiem-na. Lembrem-na daquele momento em que ela vos surpreendeu e encantou como mãe. Podem falar daquela vez em que ela acalmou o bebé depois de uma birra épica, ou da forma eficaz e impressionante como arrumou as malas de toda a família em meia hora. Sejam específicos.

33. Façam uma trilha todos juntos.

34. Liguem à vossa sogra e desejem-lhe um feliz Dia da Mãe.

35. Gaste um bocadinho de dinheiro “a mais” em alguma coisa de que ela não precisa mesmo, mas que vai adorar. Já viram as nossas ideias de prendas para o Dia da Mãe?

36. Tirem uma fotografia engraçada com os miúdos e coloquem-na como fundo do telemóvel dela.

37. Comprem-lhe um par de chinelos super confortável.

38. Vão buscar fotografias dos dias em que levaram os vossos bebés para casa e tenham, juntos, um momento nostlágico, cheio de memórias bonitas.

39. Massagem nos pés. Massagem no pescoço. Massagem nas costas. Onde ela tiver queixas.

40. Vão dar todos uma volta de bicicleta.

41. Deem-lhe flores.

42. Melhor do que flores: plantas!

43. E por falar em jardins, plantem um mini jardim em casa com especiarias!

44. Passem um dia como turistas na vossa própria cidade.

45. Tratem da pele e das rugas que as crianças provocam e façam uma máscara juntos. Provavelmente, depois de os miúdos dormirem.

46. Digam-lhes que ela é sexy. Façam-na sentir desejada.

47. Deixem segunda-feira preparada – as lancheiras dos miúdos, as vossas, as roupas para que a manhã seja mais rápida. A ideia é que ela não tenha mesmo que se preocupar com nada, domingo inteiro.

48. Mudem todas as fraldas do dia. Todas, mesmo as com cocó. Principalmente essas.

49. Deixem-lhe um recado em que lhe digam que são sortudos por a ter como mãe dos vossos filhos.

50. Digam-lhe que ela é uma mãe incrível e que a vossa família não seria nada sem ela.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *