Sugestões de livros infantis para ler no verão e na praia - Pumpkin.pt

Sugestões de livros infantis para ler no verão e na praia

livros na praia

Ler na praia, quem não gosta?! À beira mar, sob o som das ondas, respirando a brisa marítima, e com um livro divertido para completar um dia perfeito de praia!

Os livros são sempre uma boa companhia no verão. E na praia tornam-se mesmo um ótimo aliado, na hora em que queremos os nossos pequenotes à sombra do chapéu.

A pensar nisso, deixamos sugestões de livros de verão para levar na sacola da mamã e desfrutar de leituras animadas na praia. Reunimos ideias de livros para as abobrinhas mais pequenas… mas também para as pré-adolescentes!

Os livros de verão favoritos da Pumpkin:

Nós achámos amoroso o livro “As Quatro Estações“, escrito por Sílvia Prata C.S. e editado pela Livros Horizonte em exclusivo para o Pingo Doce.

Nele, as crianças podem descobrir as maravilhas de cada estação do ano, reforçar o porquê de o verão ser uma época tão especial, mas também abraçar com antecipação o ciclo de vida da natureza.

Já no amoroso “O Avô e o Gui brincam na praia” podem acompanhar as aventuras desta dupla, que serão certamente muito parecidas com todas as que também as abobrinhas vivem durante as férias.

Outras sugestões de livros para ler no verão

O Bolinha vai à Praia

O pai do nosso amigo Bolinha aparece pela primeira vez neste novo livro-brinquedo, com muitas coisas divertidas para ler, ver e descobrir.

O que será que acontece quando “O Bolinha vai à Praia“?

Indicado para crianças até aos 3 anos.

Bluey: A Praia

A Bluey e a família vão à praia. A Bluey é uma sereia com pernas e anda pela praia à procura da Mãe. O que será que vai descobrir na sua aventura pela areia?

Baseada nos episódios de televisão, esta coleção retrata a vida da Bluey e da família, em aventuras ternurentas e divertidas, onde a imaginação é o ponto de partida para todas as aprendizagens. “Bluey: A Praia” é o volume ideal para as férias do verão e é indicado para crianças até aos 4 anos.

José vai à praia

José era um menino que tinha medo do mar. Mas um dia teve uma bela conversa com o mar. Mergulhem nesta história para aprender a falar com as ondas da praia.

José vai à praia” é um livro recomendado para apoio a projetos relacionados com o corpo humano/saúde na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.

Vamos à praia

Um livro sem palavras.
Sete amigos vão à praia.
Preparam as bicicletas, as mochilas, as toalhas.
Atravessam um pinhal, um sapal, um areal.
Brincam, pescam, desfrutam do sol.
Há um menino que não aparece.

Vamos à Praia” é uma pequena viagem com final feliz, para crianças com menos de 6 anos.

Nadadorzinho

Algures, num cantinho no mar, vivia um cardume de peixinhos. Todos eram vermelhos, excepto um deles, que era tão preto, como a casca de um mexilhão. Nadava mais depressa do que os seus irmãos e irmãs e o seu nome era Nadadorzinho. 

A história de “Nadadorzinho“, como todos os livros de Leo Lionni, convida a pensar e a aprender valiosas lições de vida. O valor da diferença e o respeito que se deve a quem -por cultura ou aspecto físico -não partilha das características comuns, reflecte-se nas primeiras páginas deste clássico da literatura infantil de todos os tempos.

Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

Martine na Praia

Em 2015, este clássico da literatura infantil voltou a Portugal com um novo nome, o original: Martine.

No ano em que a coleção completou 60 anos de presença no nosso país, e para comemorar, deu-se o lançamento de uma nova serie de livros da Martine, com ilustrações vintage .”Os Clássicos de Martine“, a menina que nos encanta há gerações, estão mais vivos do que nunca.

Martine na Praia” pertence a essa coleção.

O Senhor Cavalo-Marinho

Na maior parte das famílias de peixes, depois de a mãe pôr os ovos e de o pai os fertelizar, ninguém fica de guarda aos ovos.

Mas há excepções, como o cavalo-marinho, o peixe-espinho, a tilápia, o kurtus gulliveri, o peixe-cachimbo, o peixe-gato e outros quantos. Nesses casos, não só um dos progenitores fica a tomar conta dos ovos, com grande esmero, como – surpresa das surpresas – esse progenitor é o pai.

Por estranho que pareça, isto é mesmo verdade: acontecem de facto coisas maravilhosas no fundo do mar. E esta é a história desta obra, através do ponto de vista e do percurso do “Senhor Cavalo-Marinho“. 

Dono de um estilo inconfundível, Eric Carle opta aqui por uma proposta que tem o seu maior relevo na utilização de folhas de acetato, intercaladas entre o espaço central das duplas páginas do livro, e que, sobrepondo-se sempre à página da direita, vão escondendo diferentes tipos de peixe.

Essas folhas, coloridas com algas, corais ou rochas, cumprem assim uma importante função – a da camuflagem -, quer no desenrolar da história, pelo efeito de surpresa e descoberta que provocam no leitor; quer na própria transposição da história para a vida quotidiana dos animais: camuflados, eles podem efectivamente esconder-se dos predadores, e não só os peixes.  

O Livro Azul do Verão

De casa ao recreio, da cantina ao jardim, um rapaz interroga-se sobre a chegada do verão: porque se deve beber muita água? Quais os insetos do verão? O que é uma estrela cadente? E quando chegam as férias do verão?

O Livro Azul do Verão” é um livro para descobrir o mundo surpreendente que nos rodeia e saber tudo sobre o verão!

Olha o que encontrei na praia!

A praia está cheia de surpresas. Podem descobri-las com a Camila, o Pedro, a Lara e o Manchas!

Partam numa incrível aventura ao ar livre para descobrir tesouros da natureza, como conchas em forma de leque ou em espiral, carapaças antigas de caranguejos ou originais bolsas de sereia…

Tal como este grupo de amigos, também as abobrinhas terão de estar atentas para vencer os desafios propostos. As curiosas descrições vão ajudar a identificar os tesouros que o grande areal esconde!

Olha o que encontrei na praia!” leva as crianças (a partir dos 6 anos) numa incrível aventura ao ar livre, com ilustrações belíssimas e divertidas, e textos curtos e simples.

À Descoberta da Praia

Tudo a postos para descobrir os segredos da praia?

Este guia de exploração e de aventuras vai ensinar às abobrinhas tudo o que precisam de saber estas férias: desde surfar e mergulhar, observar fascinantes criaturas marinhas, fazer divertidos jogos de praia e até construir um incrível arco de pedras.

Vão também aprender exatamente o que NÃO fazer: desde comer mexilhões partidos a ser apanhado num agueiro.

Com jogos divertidos para jogar, dicas valiosas sobre como proteger o litoral e a floresta, e informações sobre o que fazer em caso de emergências, “À Descoberta da Praia” é o livro perfeito para jovens aventureiros a partir dos 6 anos!

A Praia dos Sonhos

A Praia dos Sonhos” é o sétimo livro da Biblioteca Pedro e Mariana, que tem feito sonhar milhares de pequenos Leitores.

É Verão, o Avô , o Pedro e Mariana resolvem ir para a Praia. Como todas as crianças levam os baldes, as pás para brincarem na areia. Não podem esquecer-se do creme solar nem do guarda-sol para em horas de maior calor se protegerem dos raios solares.

Depois de muito brincar, Pedro e Mariana querem ir nadar no mar, sem repararem na bandeira hasteada naquele momento. De repente, alguém pega no Pedro e levanta-o… 

O Peixe Azul

Em “O Peixe Azul” somos transportados até S. Pedro de Moel, onde o jovem Daniel costuma passar as férias de Verão.

Este ano, além de reencontrar os amigos dos anos anteriores conhece um amigo novo que vem do mundo dos sonhos e tem a forma de um belíssimo peixe azul. Mas este peixe é apenas o início de uma espantosa série de peripécias que irão suceder.

Imperdível!

A Praia de Noite

Entusiasmada com o seu gato branco e preto, Mati parece esquecer-se da sua boneca na praia.

É assim que Celina vai passar uma interminável noite sob as ameaças do Banheiro Cruel do Sol-Posto e do seu amigo Grande Ancinho.

À luz das chamas de um incêndio, a noite transforma-se numa aventura fantástica e terrível que só termina ao nascer do Sol.

“A Praia de noite” é acompanhada pelas magníficas ilustrações a cores de Mara Cerri e é indicado para crianças a partir dos 9 anos.

Mistério no Fundo do Mar

Há uma nau afundada ao largo da Carrapateira que transportava ouro e prata, e uma expedição de arqueologia encontra-se em marcha. Porém, a certa altura desaparecem as cópias de cartas náuticas, os roteiros marítimos e equipamento muito importante. Terá sido algum caçador de tesouros? Será que a Sherlock e o Jossauro o vão encontrar?

Mistério no Fundo do Mar” é uma história recheada de naus, ladrões, mergulhadores, pescadores e um par de miúdos atrevidos, decididos a resolver o mistério e ajudar a apanhar uns piratas… dos nosso tempos, claro.

Uma Aventura na Praia

Mergulhadores, navios afundados, tesouros no fundo do mar, um acampamento agitado, um casal estrambólico com dois filhos infernais que dão pelo nome de Bruninho e Bruninha, mais o perigosíssimo ladrão sul-americano que se desloca de helicóptero e que ninguém no mundo conseguiu capturar.

Estes são os ingredientes desta aventura numa praia cheia de rochas e grutas onde as emoções vão muito para além de namoros e banhos de mar. Prontos para viver “Uma Aventura na Praia“?

Um clássico da literatura juvenil, “Uma Aventura” acompanha as abobrinhas portuguesas há várias gerações. Da mesma coleção, e perfeito para esta altura do ano, têm também o volume “Uma Aventura no Verão“.

O Verão secreto do Zé

Em “O Verão Secreto do Zé“, o Zé não anda nada entusiasmado com a chegada das férias de verão – o pai trabalha horas sem-fim, por isso tudo o que ele tem à sua espera é uma casa vazia. Mas, quando os traquinas dos vizinhos do lado, os irmãos Bruno e Raul, decidem arrastá-lo para uma aventura, a vida do Zé dá uma reviravolta.

Juntos, os três novos amigos decidem explorar a estranha casa abandonada no topo da colina e não tardam a descobrir que, por baixo da hera que cobre as suas paredes, se escondem muitos segredos, entre os quais uma rapariga sem memória.

Se ao menos ela se lembrasse de alguma coisa…

Tudo o que descobrimos naquele Verão

O verão está a começar, e Beatrice – ou Bug, como é mais conhecida – quer ir até à praia divertir-se com o seu irmão mais velho e o resto do grupo. Mas Danny já não quer levá-la com ele, e a mãe está superocupada… É então que aparece Frankie, sobrinho do vizinho de Bug.

Ao início, Bug não está muito entusiasmada por ter de passar as férias com Frankie. No entanto, à medida que o verão avança, os dois começam a conhecer-se, a descobrir o mundo juntos e a sentir que a amizade pode ajudar a transformar a nossa vida. E, de repente, começamos a perceber muitas coisas. Começamos a perceber que é importante sermos verdadeiros connosco.

Começamos a perceber que é importante sermos bons com os outros. Começamos a perceber que a família é a que temos, sim, mas dela podem também fazer parte pessoas que nós escolhemos. E percebemos que um verão pode ser o início da grande aventura até à vida adulta.

Tudo o que descobrimos naquele Verão” é indicado para crianças entre os 10 e os 12 anos.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<