Família > Fazer com os miúdos > Livros

Amigos, de Eric Carle

eric carle-amigos

“Era uma vez dois amigos que andavam sempre juntos.”

E juntos partilhavam brincadeiras e corridas, danças e segredos. Até que um dia a amiga partiu para longe, e o rapaz ficou sozinho.

E, para a encontrar, ele parte numa viagem destemida enfrentando correntes velozes, atravessando largos rios, por escuridões estreladas, altas montanhas, enormes campos. Caminhou ao sol, avançou à chuva, e descansou à sombra de árvores imensas… Até que chegou… A um jardim florido.

Amigos é o novo livro de Eric Carle, o premiado autor de A lagartinha muito comilona. Muito haveria a dizer sobre a sua obra e as suas técnicas.

Mas aqui há páginas em nos perdemos na paisagem. Paisagens em que natural e interior se misturam numa mesma imensidão de cor e emoção.

“Era uma vez dois amigos que andavam sempre juntos.” 

E, no final, uma fotografia de infância do autor faz a vida entrar pelo conto de repente, real e terna, pela lembrança de infâncias amigas que o tempo não afastou. Esperamos que ele a encontre.

A história de tantas histórias de amigos separados por distâncias que sempre serão menores que a montanha mais íngreme ou a mais densa floresta. Sempre bastará o passo dado em solidão para a transformar em caminho de coragem para a amizade. E para a vida? Amigos, simplesmente.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.