Que melhor forma de partilhar o deslumbramento da Primavera com as crianças do que através de livros repletos de cores? Partilhamos 4 livros que inspiram os mais novos a compreender e a explorar o mundo lá fora.
A Primavera anuncia-se, em todo o seu esplendor, com o renascer das flores, o suave chilrear dos pássaros e a promessa de dias mais luminosos. Há, nestes meses, um encanto que nos renova o olhar sobre o mundo natural. E que melhor forma de partilhar este deslumbramento com as crianças do que através de livros repletos de cores, que são verdadeiros hinos à descoberta?
Sugerimos quatro livros, acabados de chegar às livrarias, que procuram inspirar os mais novos a compreender e a explorar o mundo lá fora. Cada página é um verdadeiro convite à curiosidade.
Um Pequeno Girino, de Molly Littleboy e Jacov Souva (Jacarandá Editora, 3-6 anos)

Este livro leva-nos a mergulhar nos lagos e nas lagoas e a deslumbrarmo-nos com nenúfares que se abrem para saudar o sol, com os girinos que iniciam a sua aventura até se tornarem rãs saltitantes, e com a diversidade de vida que encontra abrigo e alimento na água. Um Pequeno Girino oferece-nos páginas interativas, repletas de abas que transformam a leitura num empolgante jogo de descoberta constante.
Para além de explicar o ciclo de vida das rãs de forma simples e acessível, somos também surpreendidos com factos curiosos sobre a fauna e a flora associadas às zonas aquáticas. Com exemplos práticos – como, por exemplo, “como criar uma mini lagoa” ou “observar as criaturas e as plantas aquáticas” -, estimula o espírito de aventura e a observação atenta da natureza, algo essencial para criar nas crianças uma ligação afetiva com o meio envolvente.
Após a leitura, por que não incentivar as crianças a construírem um pequeno ecossistema em garrafas ou taças transparentes, para explorarem o mundo aquático? Podem recolher algumas plantas, pedrinhas e até pequenos animais aquáticos (sempre com o cuidado de os devolver depois em segurança) e aprender, na prática, qual a importância de cada pequeno ser.
Podem encontrar aqui o livro Um Pequeno Girino.
Vamos Plantar um Jardim de Borboletas, de Axel Scheffler e Kate Petty (Jacarandá Editora, 3-6 anos)

Nesta aventura, acompanhamos o entusiasta Benjamim e os seus amigos Minhoca e Joaninha, que decidem plantar sementes e assistir ao crescimento de maravilhosos girassóis. Graças às abas e aos pop-ups, esta obra estimula a curiosidade e leva-nos a testemunhar o que acontece debaixo da terra, durante o processo de germinação.
Vamos Plantar um Jardim de Borboletas oferece conselhos práticos que certamente vão ser muito úteis para desenvolver experiências e projetos de jardinagem. Semear, regar e contemplar o crescimento das plantas são experiências únicas, que ensinam responsabilidade, paciência e amor pela terra. Além disso, a surpresa de um girassol a desabrochar, alto e imponente, tem o poder de encantar pequenos e graúdos e reforça a ideia de que, com cuidado e carinho, a natureza se revela em toda a sua beleza e esplendor.
Depois desta leitura, crie um pequeno cantinho verde, onde cada criança possa plantar a sua semente. De seguida, podem registar a evolução da planta, em pequenos desenhos ou fotografias semanais, criando um diário de crescimento que pode culminar, por exemplo, numa exposição.
Encontrem aqui o livro Vamos Plantar um Jardim de Borboletas.
Histórias do Ciclo de Vida – O Pintainho, de Flora Lily e Tim Budgen (Jacarandá Editora, 3-6 anos)

O protagonista desta história é um pintainho curioso, que nos convida a descobrir cada etapa do ciclo de vida de uma galinha: do ovo quentinho, aninhado na palha, até ao momento em que o pintainho se transforma numa galinha adulta. É um retrato ternurento e repleto de ensinamentos sobre crescimento, paciência e renovação.
Histórias do Ciclo de Vida – O Pintainho utiliza uma linguagem simples, que envolve os mais pequenos na narrativa, e partilha factos importantes sobre o desenvolvimento das aves. Com ilustrações vibrantes e divertidas, aborda, de forma lúdica, a temática das mudanças e das transformações, tão características desta estação.
Para enriquecer a experiência, nada como uma visita (mesmo que virtual) a uma quinta pedagógica ou a um galinheiro local, para que as crianças sintam a emoção de ver a vida a despontar. É uma excelente forma de promover a empatia e a responsabilidade na relação com os animais.
Podem encontrar aqui o livro Histórias do Ciclo de Vida – O Pintainho.
A Vida Secreta dos Insetos, de Moira Butterfield e Vivian Miniker (Jacarandá Editora, 7-9 anos)

Este livro é um voo maravilhoso pelo reino dos insetos, conduzido pela simpática joaninha Joana, que nos leva a conhecer um leque variado de seres que povoam os nossos jardins, bosques e até as nossas casas. Sabia que o wetapunga é o inseto mais pesado de todos e que as vespas-fadas-voadoras não são tão queridas como o seu nome parece indicar?
A Vida Secreta dos Insetos é um valioso recurso para aprofundar o tema da biodiversidade e da importância dos insetos no equilíbrio ecológico. As ilustrações ricas em pormenores estimulam a contemplação e inspiram a pesquisa.
Depois da leitura, organize uma “caça ao inseto”. Tendo por base a ética e o respeito pelos seres vivos e pela natureza, as crianças irão adorar procurar, observar e desenhar os insetos que encontram, criando, por exemplo, um diário. Será certamente um excelente mote para conversas sobre o atual risco de desaparecimento de alguns insetos e de como, todos, podemos contribuir para a sua proteção – por exemplo, através da criação de jardins que atraiam borboletas e abelhas.
Encontrem aqui o livro A Vida Secreta dos Insetos.
A Primavera é uma lição viva de renovação: flores, seres vivos, cores e luz, recordam-nos, todos os dias, a magia de estar vivo. Estes quatro livros são convites irrecusáveis para que as crianças aprendam, se maravilhem e desenvolvam uma ligação profunda com o mundo lá fora. Mais do que nunca, precisamos de plantar sementes de curiosidade e de respeito pelo planeta nas gerações futuras.
Para celebrar o Dia da Criança em Família:
- Atividades Dia da Criança 2025 : sugestões de atividades para celebrar um dia especial.
- Dia Mundial da Criança: saiba porque porque se celebra 1 de junho e a história por detrás do Dia da Criança.
- Prendas Dia da Criança: escolhemos alguns mimos para todas as idades!
- Prendas 3 até 5 anos
- Prendas para crianças de 6 até 12 anos
- Prendas para adolescentes
- Receitas para crianças: celebram o Dia da Criança na cozinha e à mesa!
- Frases Dia da Criança
Este artigo foi útil para si?