Coronavírus: Como Planear os Dias de Quarentena? - Pumpkin.pt

Coronavírus: Como Planear os Dias de Quarentena?

coronavirus planear os dias de quarentena

O Governo vai fechar as escolas a partir de segunda feira. Por esta altura, já estamos todos a dar voltas à cabeça a pensar como vamos organizar os dias em casa. Preparámos algumas dicas para que esta Quarentena seja tranquila.

As mãos estão lavadas, as compras feitas e os miúdos em casa. Prevê-se um período de quarentena preventiva da propagação do COVID-19 de cerca de duas semanas e as famílias não estão habituadas a passar tanto tempo em casa. Surge todo o tipo de questões: como nos vamos organizar? O que vamos fazer? O que vamos cozinhar? Como planear os dias de quarentena?

Para atenuar estas preocupações, preparámos um artigo completo com todo o tipo de dicas para que estes dias em casa sejam calmos, divertidos e saudáveis.

Gerir o Trabalho, as Refeições e a Diversão

Manutenção das Rotinas

A rotina é algo muito importante para a nossa saúde mental. É natural que as abobrinhas, agora que não têm escola, se sintam desorientadas, pela alteração de hábitos. Para orientar toda a família e criar harmonia, façam um horário que vos sirva de guia para manter a rotina organizada.

Para facilitar e inspirar nesta tarefa, deixamo-vos o nosso Kit Quarentena em Família. Nele, podem encontrar as nossas regras, os modelos que estamos a usar para organizar as nossas semanas em casa e um exemplo prático com sugestões de atividades!

Façam download aqui:

Kit Quarentena em Família by Pumpkin.pdf

Podem desenhá-lo e organizá-lo juntos, respeitando as vontades de cada um, e pendurá-lo bem à vista de todos. Garantam que existe neste horário tempo reservado para:

  • Trabalhar

É importante para os miúdos e para os graúdos manter uma rotina de estimulação e produtividade. Para as abobrinhas, existem imensos Jogos para Estudar online, livros didáticos muito úteis e algumas plataformas de E-Learning que abriram o acesso a todos neste período de quarentena do coronavírus. É o caso da Escola Virtual da Porto Editora e da Aula Digital da Leya.

Para os mais pequeninos, jogos, trabalhos manuais, brinquedos, livros, desenhos e outras atividades didáticas poderão preencher este período de tempo.

Enquanto eles se entretêm com o seu estudo, a ideia é os pais aproveitarem para fazer o seu trabalho. Caso já se esteja a rir, porque a ideia de trabalhar com os miúdos em casa mais parece uma piada, o nosso artigo sobre Teletrabalho com Crianças Pequenas (escrito pela nossa especialista nesta árdua tarefa) poderá alargar-lhe os horizontes!

Se não precisa de trabalhar em casa ou tem um horário reduzido, acompanhar os pequenos nas suas atividades, ler e explorar passatempos são ótimas opções.

Definam objetivos para todos, e podem até usar recompensas como incentivo. É também importante delimitar o espaço e o tempo de trabalho de cada membro da família e assegurar que os demais o respeitam.

Por outro lado, se as crianças precisam de atenção dedicada durante o dia e mesmo assim os pais precisam de trabalhar, poderá ser uma boa ideia alterar os horários e trabalhar de manhã cedo ou ao final do dia, enquanto eles vêem televisão ou dormem. Podem aproveitar a altura em que eles estão mais enérgicos para fazer atividades juntos!

planear os dias de quarentena brincar coronavirus

  • Brincar

A brincadeira é tão importante! Quer seja sob a forma de jogos digitais, desporto, jogos de tabuleiro ou trabalhos manuais, planear as atividades de lazer é uma forma de promover a diversão e o bom ambiente. Para além disto, contribui para que as horas de trabalho sejam mais produtivas. Sugerimos mais abaixo inúmeras atividades divertidas, educativas e mesmo relaxantes com que podem preencher os vossos dias em casa de uma forma variada.

  • Descansar

Nem a mais nem a menos: acordem cedo, a uma hora confortável, e não se deitem muito tarde. O descanso é uma parte crucial da rotina e interfere diretamente com o nosso bem estar, humor e produtividade. Façam as pausas necessárias ao longo do dia e reservem as atividades mais calmas para o final da tarde, para que não se deitem demasiado agitados.

  • Fazer horários conscientes

Quando falamos de famílias, este ponto é muito importante. Não vão conseguir fazer tudo à hora planeada. Provavelmente também não vão conseguir manter as abobrinhas a fazer a mesma coisa durante horas a fio. Aconselhamos que façam pausas frequentes – para lanchar, para um jogo breve, para beber um chá – e que dividam as atividades em blocos de 45 minutos, para uma boa eficácia.

Planeamento das Refeições

Ao ficar em casa, temos tendência para descuidar os horários e o próprio conteúdo das refeições. Ao planear os dias de quarentena, é importante fazer um plano de refeições, para que tenhamos uma noção clara de como estamos a lidar com a comida e com o tempo para a alimentação. Ficam algumas dicas:

planear os dias de quarentena relaxar coronavirus

  • Comprem comida suficiente para não terem de voltar ao supermercado nos próximos 14 dias

Para a maior parte das famílias, isto consiste num único carrinho de compras. Fizemos uma Lista de Compras para a Quarentena (Socialmente Responsável) para vos ajudar nas compras, mas devem ter também em conta aquilo que planeiam cozinhar.

  • Planeiem as refeições de forma equilibrada e saudável

Tenham em mente que, estando em casa, provavelmente não vão queimar tantas calorias como é costume, e não precisam de ingerir a mesma quantidade de energia. O equilíbrio dos legumes, da fruta e das proteínas é importante, e os enlatados, embora úteis nestas alturas, não devem nunca ser a base da alimentação. Se têm falta de inspiração, espreitem as nossas Receitas à Prova de Quarentena, simples e com ingredientes que todos temos em casa.

  • Estabeleçam horários para as refeições

Aproveitem o facto de estarem em casa para conviverem durante as refeições. Ao planear os dias de quarentena, dividam as tarefas de preparação da comida e de lavagem da loiça. Façam video-chamada com os avós, já que não convém ir visitá-los por uns tempos. Falem e oiçam-se.

  • Experimentem coisas novas! 

Vão ter algum tempo para explorar a culinária, caso essa seja uma área de interesse. Porque não ensinar os mais novos a cozinhar? Bolos fáceis, batidos e sopas são uma ótima forma de começar. Ou então fazer uma semana vegetariana? Experimentar pratos novos? Não deixem que a cozinha se torne um lugar aborrecido!

Atividades para entreter toda a família

A questão que mais interessa às abobrinhas: o que é que vamos fazer para nos divertirmos juntos?

planear-quarentena

Arrumações e destralhanços

Quando foi a última vez em que tiveram tempo para organizar os roupeiros, destralhar os brinquedos ou fazer uma arrumação implacável no escritório? A verdade é que entre o trabalho e o lazer, nunca temos tempo para estas tarefas menos desejáveis. Aproveitem esta Quarentena do Coronavírus para deitar mãos à obra. Envolvam as abobrinhas no processo e tornem o vosso lar num lugar mais organizado e reservem tempo no vosso horário quando estiverem a planear os dias de quarentena.

Cultivar antigos e novos passatempos

Há quanto tempo não pinta? Alguma vez experimentou jogar xadrez com os seus filhos? E quanto àquele livro que anda há 4 anos a tentar terminar de ler? O tempo que vamos passar em casa, em segurança, é ideal para deixar fluir talentos e interesses. Definam objetivos e comecem a investir nestas atividades: o mais difícil é começar!

Jogos e atividades de grupo

Jogos de tabuleiro, videojogos, desporto, adivinhas… Existem tantas coisas que podem fazer juntos para que os dias sejam mais felizes! Passem os olhos pelas nossas sugestões de atividades para a quarentena com crianças. Temos imensas! Ao planear os dias de quarentena, façam uma pré-seleção das atividades que gostavam de fazer em cada dia: vai dar-vos uma motivação extra.

Projetos Especiais

São aqueles projetos giros que adorávamos fazer mas adiamos por raramente termos tempo. Se não conseguem pensar em nenhum, de certeza que as crianças têm uma lista a postos! Sugerimos alguns: fazer experiências científicas em casa, organizar uma peça de teatro, criar um livro, fazer um projeto de investigação,  tricotar um cachecol ou criar uma conta de TikTok e fazer vídeos divertidos!

Gerir a Higiene e a Saúde

Uma boa higiene pessoal é essencial para a prevenção deste vírus! Devemos ter atenção a dois tipos de limpeza:

planear os dias de quarentena relaxar coronavirus

Higiene das Mãos

Esta é a principal forma de prevenir a infeção pelo COVID-19. A DGS recomenda que lavemos as mãos com sabonete durante 20 segundos, e têm surgido ideias muito originais na internet para ajudar a fazê-lo. Uma das nossas preferidas é cantar a música dos Parabéns duas vezes. Podem até tentar fazer um remix e ir treinando para o próximo aniversário, mas lembrem-se de esfregar bem com sabonete todas as zonas das vossas vãos.

Higiene da Casa

Em casa, é importante desinfetarmos os objetos que são tocados frequentemente: é o caso das maçanetas, do autoclismo e dos interruptores. Façam da limpeza da casa um jogo, participem todos e divirtam-se a cuidar do vosso querido lar. Até podem inventar jogos para tornar o processo mais divertido!

Gerir as Relações e o Humor

Não é fácil ficarmos fechados no mesmo espaço com as mesmas pessoas durante vários dias. Por muito que não estejamos presos, há uma tendência para nos fartarmos desta rotina. Mencionamos alguns tópicos a que vale a pena dar prioridade para uma coexistência saudável:

Aliviar o stresse dos miúdos (e dos pais)

Tranquilizar as crianças em relação ao novo Coronavírus passa primeiramente por informá-las de forma correta e não alarmante. Deixamos aqui alguns recursos que vos podem ajudar a explicar-lhes em que consiste a pandemia, um da MindHeart Kids e outro da Organização Mundial da Saúde:

Guia Infantil para Crianças sobre o coronavirus.pdf

Ajudar as Crianças a Lidar com o Stress Durante o Surto de COVID19.pdf

Quanto aos adultos, aconselhamos que não vejam notícias durante todo o dia, que sejam seletivos em relação à informação que lêem e partilham sobre o Coronavírus e que dêem sempre prioridade a fontes como a DGS e a OMS.

relaxar coronavirus

Exercício físico e atividades de relaxamento

O exercício e as atividades como a meditação ou o yoga são essenciais para manter uma mente e um corpo saudável – principalmente se vamos passar algum tempo em casa. Portanto, este período de tempo tem prioridade no planeamento semanal.

Preparámos um artigo completo com 10 opções de exercícios para fazer em casa. Existem inúmeras opções: desde aplicações gratuitas que ensinam a fazer desporto e auxiliam na meditação a vídeos no YouTube que são autênticas aulas de dança ou de artes marciais.

Compromisso familiar

Algumas famílias têm divulgado que estão a fazer pequenos contratos entre os membros, numa estratégia para manter a paz no lar. Estes contratos têm tanto de ferramenta como de diversão, e permitem sublinhar os compromissos que cada um faz para com a família.

Eis alguns exemplos de alíneas:

  • Todos os membros da família têm direito a um doce por dia.
  • Ninguém pode fazer birras, sob pena de perder o direito ao doce.
  • As tarefas domésticas devem ser divididas de forma justa.
  • Quem começar a preparar o pequeno almoço tem direito a uma bolacha extra.
  • Em caso de desentendimento, devemos sempre fazer as pazes antes de ir dormir.

Inspirados? Façam download do nosso Kit Quarentena em Família e comecem já a preparar o vosso contrato de paz e o vosso horário semanal! Garantimos que planear os dias de quarentena vai fazer toda a diferença.

Divirtam-se, cumpram as normas de prevenção e cuidem uns dos outros. Por cá, faremos o mesmo.

Também vos pode interessar:

  • Coronavírus: sabem que os sintomas são semelhantes aos da gripe?

4 comentários em “Coronavírus: Como Planear os Dias de Quarentena?

  1. Sara Andrade Março 13, 2020

    Outro artigo fantástico, informativo e que se lê bem! Se ficar de quarentena venho para aqui ler os artigos que ainda não descobri 🙂

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Março 16, 2020

      Obrigada pelas palavras, querida Sara 🙂
      Continuaremos a fazer tudo o que pudermos para ajudar.

      Saudações abobrinhas

  2. nilza gaspar Março 24, 2020

    Muito obrigada por esses artigos, certamente ajudam os nossos novos desafios com a quarentena.

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Março 24, 2020

      Agradecemos as palavras, Nilza 🙂

      Faremos o nosso melhor para continuar a ajudar.

      Saudações abobrinhas!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *