Em tempo de pandemia, como vai decorrer o 3º período de aulas em Portugal? Procurámos simplificar o que o Governo anunciou nesta quinta feira.
País parado, famílias isoladas em casa e muitos pais sem mãos a medir entre os trabalhos da escola, a inquietude das abobrinhas e os seus afazeres profissionais. Afinal, como vai ser o 3º período em quarentena?
Do pré-escolar ao 10º ano (do ensino público e do privado), os alunos não vão voltar à escola no 3º período – o ensino vai ser feito à distância. Existem excepções para os alunos mais velhos, a frequentar os últimos anos do ensino secundário. Explicamos tudo neste artigo.
Nota: Este artigo foi atualizado pela última vez a 11 de abril de 2020. Todas as informações aqui apresentadas têm origem no site do Governo de Portugal, que devem consultar para mais informações.
Como vai ser o 3º Período Escolar?
O 3º período tem início a 14 de abril para todos os alunos do ensino português. Começará na modalidade de ensino à distância, tanto para o ensino público como para o privado. Passamos a explicar os detalhes das aulas e das avaliações para cada nível de ensino:
Cresces e ATLs
Estes espaços ainda não têm data de abertura prevista. No entanto, a RTP2 vai transmitir atividades para as crianças que frequentam o ensino pré-escolar.
Ensino Básico (1º – 9º ano) e 10º ano do Secundário

Os alunos do ensino básico vão ter aulas à distância complementadas por sessões educativas televisivas, na RTP Memória, até ao final do ano. Deste modo, os miúdos vão ficar em casa e mantém-se o apoio aos pais que precisem de ficar a acompanhar crianças até aos 12 anos.
No final do 3º período, continuará a existir uma avaliação: as notas finais dos alunos serão atribuídas pelos professores tendo em conta o trabalho feito durante o ano lectivo e as condições excecionais do 3º período de aulas. Os exames do 9º ano e as provas de aferição estão cancelados.
#EstudoEmCasa: telescola na RTP Memória
A partir de dia 20 de abril e durante o 3.º período letivo, a RTP Memória vai ceder a emissão entre as 9h e as 17h50 para transmitir conteúdos pedagógicos. Os conteúdos são organizados separadamente para os alunos dos vários anos do ensino básico e lecionados por professores, por forma a complementar as aulas online.
Este espaço de emissão tem o nome #EstudoEmCasa e destina-se aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino básico. Podem consultar os horários já divulgados, saber qual a posição dos canais conforme a operadora e manter-se a par das novidades no site oficial.
As emissões do #EstudoEmCasa de cada dia poderão ser consultadas aqui e será também disponibilizada uma app com todos os conteúdos.
Deixamos também dois recursos importantes: o comunicado da República Portuguesa sobre os princípios que sustentam o acompanhamento através do #EstudoEmCasa e um horário monocromático que podem imprimir e colocar na porta do frigorífico, para estar sempre à vista. Façam download dos mesmos aqui:
Ensino Secundário: 11 e 12º anos

Os alunos de 11º e 12º anos do Secundário vão ter algumas aulas presenciais para as disciplinas de exame de acesso ao ensino superior – são 22 disciplinas distribuídas pelas várias áreas de estudos. Estas aulas vão ocorrer durante o 3º período mas ainda não têm datas definidas.
As aulas presenciais de preparação para os exames nacionais serão organizadas de acordo com as normas de distanciamento social perante o Coronavírus, sendo o uso de máscara obrigatório. A presença nestas aulas não é obrigatória: as faltas serão justificadas.
As restantes disciplinas serão leccionadas à distância a partir de dia 14 de abril e através de meios digitais.
No entanto, as escolas estarão preparadas para retomar as aulas presenciais do 11º e 12º anos durante o mês de maio, caso a situação da pandemia o permita.
Exames Nacionais
Os alunos só precisarão de fazer o/os exame/s de que necessitam para se candidatarem ao ensino superior. A nota dos mesmos só conta para a média de entrada na faculdade e não altera a nota final da disciplina, como seria normal.
Quanto a datas, as aulas terminam a 26 de junho e as os exames nacionais foram adiados, sendo a 1ª fase de 6 a 23 de julho e a 2ª fase entre 1 e 7 de setembro.
Por conseguinte, também as candidaturas ao ensino superior terão lugar mais tarde. Podem consultar todas as datas no site da DGES.
Ensino Superior
As Universidades estão a recorrer ao ensino à distância e ainda não têm data de previsão de abertura.
Também vos pode interessar:
- Estado de Emergência: perguntas e respostas
- Coronavírus: sabem que os sintomas são semelhantes aos da gripe?
- Quarentena + crianças: o que fazer?
- Como Planear os Dias de Quarentena?
- Lista de Compras para a Quarentena (Socialmente Responsável)
- Teletrabalho: como sobreviver em casa com crianças pequenas?
- Exercício em Casa: 10 opções gratuitas e divertidas?
- Como Proteger os Grupos de Risco do COVID-19?
- Coronavírus na gravidez: como lidar?
- Receitas Deliciosas à Prova de Quarentena
Este artigo foi útil para si?