Já pensou em fazer fotografias utilizando plantas? A oficina de antotipia tem o objetivo de ensinar às crianças a criar imagens sustentáveis, utilizando folhas, flores e/ ou condimentos acessíveis a todos.
Em 1842 John Herschel produzia imagens com extrato de flores para impressão de imagens. Esse processo ele chamou de antotipia (antho:flor) e pode ser feito por qualquer um, basta ter um pouco de paciência para extrair pigmentos fotossensíveis de flores e folhas e esperar que a luz do sol imprima as imagens.
A oficina de antotipia tem o objetivo de ensinar às crianças a criar imagens sustentáveis, utilizando folhas, flores e/ ou condimentos acessíveis a todos.
Tudo é feito naturalmente, sem a adição de quaisquer químicos. Para isso, propomos uma manhã inteira de experiências, no maravilhoso terraço da Penha Sco, estimulando crianças e pais a aprenderem esse processo criativo que utiliza o que a natureza dá para produzir fotografias.
Informações úteis
Valor: 25€ valor para 1 criança + 1 adulto a acompanhar (irmãos +5€)
Inscrições: [email protected]
Onde: Penha Sco, Rua Neves Ferreira 10B, 1170-274 Lisboa
Quando: 17 de Setembro (sábado) entre as 11h e as 13H (aprox.)
Para quem: Para todas as idades a partir dos 5* anos
* com acompanhante
Bio – Lorena Travassos
Lorena Travassos é investigadora do ICNOVA e fotógrafa. Participou em exposições coletivas em Portugal, Brasil, México e Chile, sendo a sua última exposição coletiva realizada no Museu de Artes de Sintra em 2018, com o trabalho “Nó”.
É Doutorada em Ciências da Comunicação pelo ICNOVA, com especialidade em Fotografia. É, também, professora convidada na Universidade Lusófona, lecionando a disciplina História e Técnicas da Fotografia e formadora em cursos de fotografia experimental na Cinemateca Portuguesa Júnior e F508.art.
O seu portfolio pode ser visualizado no endereço http://lorenatravassos.com.
Este artigo foi útil para si?