O Bioblitz é uma oportunidade única para o conhecimento da biodiversidade com uma programação fantástica para famílias e escolas!
No ano de celebração do Centenário do Parque, a Fundação de Serralves promove a 9.ª edição do BioBlitz, dirigido à comunidade educativa, público em geral e famílias.
O BioBlitz é um evento pedagógico e científico de referência, no âmbito da educação e sensibilização para a Biodiversidade, o Ambiente e a Sustentabilidade, que procura dar a conhecer a fauna e a flora do Parque de Serralves através da conexão entre metodologias exploratórias, científicas, artísticas e culturais – uma narrativa contemporânea para a sustentabilidade, inspirada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 “Proteger a Vida Terrestre”.
Em 2023, o evento realiza-se exclusivamente em formato presencial para a comunidade educativa na semana de 8 a 12 de maio e para as famílias e público em geral no fim de semana de 13 e 14 de maio.
O Bioblitz é uma oportunidade única para o conhecimento da biodiversidade através de uma programação diversa no Parque de Serralves, num convite à participação de todos!
A Fundação de Serralves, com o apoio da Lipor e dos seus Municípios Associados, convida as famílias e o público em geral a participar na 9.ª edição do BioBlitz, com acesso gratuito!
O Bioblitz decorrerá entre 8 e 14 de maio, com um programa dirigido em exclusivo às Escolas e um fim-de-semana para todo o público, a 13 e 14 de maio.
Bioblitz Serralves – Horário
12 | 13 | 14 MAI
SEX: 21h30
SÁB e DOM: 10h00 às 19h00
Acesso: entrada e participação gratuitas.
Um fim-de-semana dedicado à exploração e partilha do conhecimento sobre Biodiversidade no Parque de Serralves.

Bioblitz Serralves – Morada de acesso
Av. Marechal Gomes da Costa; Saída | Rua D. João de Castro, 210
Bioblitz Serralves – Programa
Oficinas pedagógicas, saídas de campo, tosquia das ovelhas da quinta, visitas orientadas, um Green Market e Espetáculos. Já viram bem tanta coisa gira que podem fazer?
Vejam o Programa Completo e não percam nada! 🙂
Acesso geral: entrada e participação gratuita
Oficinas Pedagógicas
Temáticas: Árvores | Anfíbios | Aves | Cogumelos | Insetos | Morcegos | Biodiversidade dos Charcos
Funcionamento: 10h-19h, em contínuo

Saídas de campo
As saídas de campo constituem uma oportunidade única na exploração da Biodiversidade do Parque de Serralves com investigadores especialistas dos diferentes grupos taxonómicos.

Incluídas Saídas de Campo com os temas de Árvores e Arbustos, Insetos, Aves a Anfíbios.
Local de saída: Alameda dos Castanheiros-da-Índia
Duração: 1h
Lotação: 20 pessoas/Saída de Campo
Sujeito a levantamento de bilhete 30min antes do início da atividade no local.
Visitas Orientadas
Podem participar em Visitas Orientadas com diferentes temas, como o Parque de Serralves, a Exposição A Arte dos Cogumelos, e a Exposição Fogo Frio: Prevenir o incêndio utilizando o fogo.
SÁB e DOM: 10h30 | 11h30 | 12h30 | 15h30 | 16h30 | 17h30
Local: Alameda dos Castanheiros-da-Índia
Duração: 45 min
Visitas sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.

Documentário Cinzas na Floresta

SÁB e DOM: 10h30 | 12h00
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Duração: 1h16
Lotação: 50 pessoas
Documentário sujeito a levantamento de bilhete 30min antes do início no local.
Documentário dirigido por André D’Elia que explora a importâncias das brigadas voluntarias de combate a incêndios florestais no Brasil.
Tosquia das Ovelhas da quinta
Demonstração da tosquia das ovelhas da quinta
SAB 16h
DOM 12h
Local: Estábulos da Quinta
Duração: 2h
Orientação: Saber Fazer
A tosquia das ovelhas de raça Bordaleira de Entre-Douro-e-Minho da Quinta de Serralves será realizada pelo Martin O’Connel, um tosquiador profissional natural da Nova Zelândia que partilhará a sua técnica e experiência profissional nesta área.

O acompanhamento e explicação da técnica e princípios de tosquia respeitadores do animal e da fibra serão realizados por Alice Bernardo. Serão abordadas questões da biodiversidade e da importância das raças autóctones, dando-se a conhecer melhor a Lã enquanto fibra natural, suas particularidades e benefícios.
Espetáculos

Logo na sexta-feira dia 12 às 21h30 podem ver o espetáculo Sob a Terra, uma peça que pretende sensibilizar o público para o problema dos incêndios e para as boas práticas na utilização do fogo.
No sábado dia 13 às 21h30 podem ver o espetáculo Homem de Fogo, um espetáculo de animação de areia, música enarração oral que nos conta a história da descoberta do fogo e de como o Homem ousa para seu proveito.
Estes espetáculos estão sujeitos a levantamento de bilhete 30min antes do início na bilheteira do Museu de Arte Contemporânea.
No sábado e domingo podem assistir ao espetáculo Pássaros e Cogumelos, da autoria e interpretação Joana Gama.
“A propósito deste trio – árvores, pássaros e cogumelos – podemos falar sobre muita coisa… Podemos falar de amizade, de ajuda, de comida, de música, de curiosidade, do vento ou de esquecimentos que dão frutos – literalmente! Já agora: se tudo está em tudo, onde é que entra o toy piano?”
No sábado às 12h a Banda Sinfónica Portuguesa apresenta o seu quinteto de sopros com flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa, que irá explorar um programa musical diversificado, criando uma narrativa que começa com o período da construção da Casa de Serralves em 1930 até à atualidade.
Finalmente, podem assistir no Domingo a Espanto, um espetáculo de teatro e música em que as vozes vão perdendo o medo das alturas, desafiando a lei e a gravidade, num apelo aos espíritos atentos e perguntadores e à importância da ligação cabeça-coração-ação.
Além das atividades programadas, podem fazer imensas atividades em autonomia, ao vosso ritmo.
Atividades em autonomia
Podem visitar a exposição A Floresta, que convida a conhecer este ecossistema e os serviços que providencia, numa viagem por temáticas como as alterações climáticas, retenção global de carbono, conservação da biodiversidade, redução do risco de erosão e proteção de bacias hidrográficas, entre outras.
Podem visitar o Roseiral, numa visita com o propósito dar a conhecer o património histórico, cultural e ambiental deste espaço icónico.

Podem explorar a biodiversidade num percurso elevado ao nível das copas das árvores no Treetop Walk.
Podem visitar o Parque de Serralves, com as suas árvores notáveis e diferentes jardins temáticos.
Finalmente, terão oportunidade e visitar a Quinta do Mata-Sete, que alberga diversos animais de raças autóctones, tais como o burro de Miranda e os bovinos das raças Arouquesa, Barrosã, Marinhoa e Jarmelista, entre outras.
Green Market
No fim de semana, entre as 10h00 e as 19h podem visitar o mercado na Alameda dos Castanheiros-da-India.
O Mercado volta ao Parque de Serralves com a missão de incentivar uma alimentação e estilo de vida sustentável, privilegiando o que de melhor se faz em Portugal!
Para quem gosta de comprar diretamente ao produtor, aqui encontra desde fruta e legumes, ervas aromáticas, cogumelos frescos, queijo artesanal, granolas, biscoitos diversos, entre outros, tornando o mercado paragem obrigatória.

Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- O que fazer no Porto com crianças?
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?