Família > Agenda Família > Ciência, Ambiente e Tecnologia

Bioblitz Serralves

BioBlitz Serralves 2018

Descubram a Natureza do Parque de Serralves

O BioBlitz Serralves 2018 é um evento que tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies (fauna e flora), presentes no Parque de Serralves, num curto período de tempo, funcionando como uma “inventariação biológica relâmpago”.

Um Bioblitz difere de outros inventários científicos pelo intenso esforço de concentrar muitas pessoas – especialistas de várias áreas, voluntários, famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade – com a determinação comum em descobrir a Biodiversidade de um determinado local.

 

PROGRAMA GERAL

Entrada (10h00-19h00): Av. Marechal Gomes da Costa e Rua de Bartolomeu Velho, 141

Entrada para as saídas de campo que decorrem entre as 8h00-10h00 e entre as 20h00-24h00: Museu

Um fim de semana dedicado à descoberta e partilha do conhecimento sobre Biodiversidade! Participe aprendendo!

O BioBlitz Serralves 2018 é um evento científico e pedagógico que tem como objetivo a identificação do maior número possível de espécies presentes no Parque de Serralves, num curto período de tempo, funcionando como uma “inventariação biológica relâmpago”.

Um Bioblitz diferencia-se pela capacidade de reunir diferentes especialistas, voluntários, famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade – com a determinação comum de descobrir a Biodiversidade.

Reafirmando a partilha como valor educativo, ético, pedagógico e social, nos dias 21 e 22 de abril, o Bioblitz Serralves 2018 convida as famílias e o público em geral a participar num programa diversificado e divertido, que dará a conhecer muitas curiosidades e particularidades sobre os grupos biológicos do Parque de Serralves e que inclui outras abordagens que se interligam com a Bioversidade e a sua importância.

  • Oficinas científicas e pedagógicas
  • Saídas de campo com Investigadores CIBIO-InBIO
  • Jogos temáticos CIBIO-InBIO
  • Workshops temáticos
  • Espetáculo “Água” (Circolando – Cooperativa Cultural), com o apoio LIPOR

Acesso geral: entrada gratuita

PROGRAMA ESCOLAS 

Temáticas: Árvores e arbustos; Anfíbios; Morcegos; Micromamíferos; Líquenes; Briófitas; Aves; Répteis; Insetos; Cogumelos.

Horários: 9h30-12h30 e 14h30-16h30

Duração: 1h

Consulte aqui o programa (pdf).

A semana é reservada à participação das Escolas convidando alunos e professores a conhecer a biodiversidade do Parque de Serralves, participando nas seguintes atividades:

– Oficinas Científicas e Pedagógicas, orientadas pela equipa de Educadores do Serviço Educativo Ambiente e Artes, que enquadram e exploram as 10 temáticas de forma científica e pedagógica.

– Saídas de Campo, conduzidas e orientadas por investigadores do CIBIO-InBIO – uma oportunidade única para experienciar em primeira mão o trabalho realizado por especialistas no âmbito da inventariação de Biodiversidade.

– Jogos (Bioquiz e Biodiversidade “Cada macaco no seu galho”)

– Jogos Pedagógicos Lipor (“Descobre a Biopersidade” e “Ambiente e Sustentabilidade”)

Acesso escolas: participação gratuita mediante inscrição prévia (sujeita a lotação).

Ficha de pré-marcação aqui.

Fundação Serralves

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *