A maior exposição de sempre dedicada ao primeiro dramaturgo português, chega ao fim no próximo fim de semana com uma grande festa gratuita!
“Gil Vicente. Portugal e Espanha nos primórdios do Teatro Europeu”, a maior exposição de sempre dedicada ao primeiro dramaturgo português, chega ao fim no próximo dia 28 de abril, depois de ocupar o Museu Nacional do Teatro e da Dança nos últimos seis meses.
A maior exposição de sempre dedicada ao primeiro dramaturgo português chega ao fim.
Foram tempos de celebração, com diversas iniciativas a acontecerem nesse espaço de memória viva das artes do espetáculo, e com muitos visitantes que por ali passaram e que fizeram parte desta história.
Por isso, é com festa que o Museu Nacional do Teatro e da Dança quer encerrar esta homenagem ao mestre Gil Vicente, convidando a participar num fim de semana pleno de atividades para todas as idades.
Fim de semana em festa no Museu Nacional do Teatro e da Dança com entrada livre
Nos dias 27 e 28 de abril, a entrada no Museu será gratuita com uma oferta variada de oficinas para famílias; visitas guiadas à exposição para todos os públicos – algumas adequadas para crianças e outras com interpretação em língua gestual portuguesa –, bem como um divertido espetáculo para as famílias, o “Gil Vicente Pop”, que, para quem já assistiu, sabe que tem posto os mais novos a cantar e a dançar. Estas sessões do espetáculo terão interpretação em língua gestual portuguesa.
Destacamos para famílias:
No dia 27 de abril às 10h30 as famílias podem participar na Oficina de teatros de papel Um teatro de brincar: o espetáculo continua… em casa (M/6)
No dia 27 de abril às 18h podem participar na Oficina de experimentação sensorial Botica Vicentina (M/6)
No dia 27 de abril às 15h e no dia 28 de abril às 11h podem assistir ao divertido espetáculo para as famílias, “Gil Vicente Pop”.
Estas sessões do espetáculo terão interpretação em língua gestual portuguesa.
As famílias podem contar também com:
- visitas guiadas à exposição adequadas a crianças no dia 27 de abril às 14h e no dia 28 de abril às 10h,
- Oficina de expressão corporal Anjos, Diabos e Outros que Tais (M/6) no dia 28 de abril às 12h
- e a Oficina experimentação sensorial Serás capaz de adivinhar o que vem de além-mar? no dia no dia 28 de abril às 17h
Podem contar, ainda, com um espetáculo dos alunos da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional que, com o serviço educativo do Museu, têm desenvolvido um trabalho em torno da obra vicentina; e com a apresentação do livro “Farsa de Inês Pereira” uma edição especial em banda desenhada, editada pela Levoir e pela RTP, que promete agradar tantos aos mais novos como a quem aprecia este género literário.
Gil Vicente irá continuar a viver nos palcos do nosso país e além-fronteiras em espetáculos que evidenciam a atualidade da sua escrita. Por isso, dizemos “Até sempre, Gil Vicente!”
O 25 de abril também se celebra no Museu Nacional do Teatro e da Dança
Nestes dois dias também celebramos os 50 anos da Revolução de abril e, no dia 27, o Museu Nacional do Teatro e da Dança inaugura “O Teatro está na Rua”, um conjunto de instalações gráficas que serão vistas em várias áreas do jardim do Museu. Foram realizadas pelos alunos do 3º. ano da licenciatura em Design de Comunicação da Universidade Lusófona que, a partir do material gráfico do Museu, refletiram sobre as transformações que a revolução e a transição democrática exerceram no tecido social e cultural do nosso país, de 1974 até aos dias de hoje, tendo como mote a própria evolução do teatro neste período.
Ainda inserido neste projeto de parceria e sobre a mesma temática, com o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar, poderá ser visto o mural em paste up “Liberdade?”, nos muros da Universidade da Terceira Idade do Lumiar, criado pelos alunos de Pintura III, Pintura IV – 2º ano da licenciatura em Artes Visuais da Universidade Lusófona.
Ao final da tarde, em ambos os dias, a peça “Heróis do Impossível” sobe ao palco numa versão especial para o ar livre e com interpretação em língua gestual portuguesa.
Um texto e uma encenação de João Garcia Miguel protagonizada por Catarina Wallenstein e Pedro Lacerda, criada para os 50 anos do 25 de abril.
Em “Heróis do Impossível”, homem e mulher são símbolos do sentimento trágico que nos varreu e empurrou depois do 25 de abril.
Um olhar sobre a revolução mais íntima que foi também a de abril: as alterações no casamento, subjacentes às novas condições e papéis de homem e de mulher. “Heróis do Impossível” convida-nos a revisitar a ideia de utopia que todas as revoluções trazem e desafia-nos à superação individual, por um coletivo maior e um mundo melhor.
O espetáculo está classificado com M/16.
No domingo, 28, terminam com uma festa de encerramento ao som do DJ Lizardo que irá animar até à noite.
Venham daí! O espetáculo continua aqui!
Consultem o programa abaixo e sigam todas as novidades do Museu Nacional do Teatro e da Dança na sua página de Instagram.
Também lhe pode interessar:
- 25 de abril para crianças – Como explicar o 25 de Abril aos miúdos com recursos para pais e educadores
- Eventos 25 de abril – Eventos para celebrar o 25 de abril para crianças e adolescentes
- Como explicar a Democracia às crianças – Preparámos uma definição de fácil entendimento e partilhamos sugestões de livros adequados
Este artigo foi útil para si?