Família > Agenda Família > Oficinas artísticas

Dominguinhos no MAR Shopping Matosinhos 2020: não percam nenhum!

Mar Shopping Dominguinhos

Aproveitem os “Dominguinhos” entre as 11h00 e as 12h30 para horas do conto e ateliês giríssimos!

Os Dominguinhos regressam em 2020 ao MAR Shopping Matosinhos, porque, já sabemos, este é o programa favorito dos domingos de manhã de numerosas famílias.

Com eles, voltam os ateliês e as horas do conto, sempre divertidos e pedagógicos. A programação infantil gratuita, que se realizará pelo nono ano consecutivo, privilegia em 2020 o tema do Ambiente com várias atividades que lembrarão as crianças (e, consequentemente, as suas famílias) para a importância de preservar o Planeta.

Os Dominguinhos são compostos por diferentes temáticas mensais e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. Aos domingos, entre as 11h00 e as 12h30, no corredor de Moda Infantil do MAR Shopping Matosinhos, Piso 0, acontece um leque de atividades gratuitas de lazer, numa simbiose perfeita de momentos alegres e educativos.

As manhãs didáticas e diferentes querem-se sobretudo divertidas e em família. A Preguiça, a mascote dos “Dominguinhos”, também não fica em casa… Espera todos os domingos de manhã por mais uma brincadeira para partilhar com os seus amiguinhos!

As atividades dos “Dominguinhos” são recomendadas para crianças dos 3 aos 8 anos.

Dominguinhos Mês a Mês:

Dominguinhos de fevereiro

2 de fevereiro | Ateliê de Educação Ambiental

Flores aos molhos – Nesta atividade, os participantes irão reutilizar caixas de ovos, recortando-as em forma de flor, que depois colarão num cartão.

Nesse cartão, as flores serão dispostas de forma a criar um bouquet. Deste modo, os participantes ficarão a conhecer mais uma forma original de reutilização de materiais.

9 de fevereiro | Ateliê do Dia dos Namorados

Mensagem na lousa – O objetivo desta atividade é a criação de um quadro de ardósia, onde todos os dias as crianças ou os pais possam deixar mensagens de carinho e motivacionais uns para os outros.

Cada participante terá uma lousa e irá decorar a moldura circundante com colagens de diversos materiais autocolantes, como contas e adesivos coloridos. Poderão ainda colocar uma fita de cetim para poder pendurar o quadro na entrada de casa.

16 de fevereiro | Hora do Conto

O livro sobre as minhas emoções – Um livro sobre as emoções: raiva, tristeza, orgulho, timidez, medo, alegria, inveja.

O objetivo é ajudar a descobrir as emoções e ensinar a dominá-las, numa história repleta de sentimentos à flor da pele. Uma história interativa, concebida por uma especialista em sofrologia, com conselhos para a gestão adequadas das emoções.

23 de fevereiro | Ateliê de Carnaval

Máscaras tribais – De forma a comemorar o Carnaval, os participantes irão conhecer as máscaras de algumas tribos africanas. Inspirados nelas, e recorrendo a cartão, irão sobrepor diversos recortes para criar uma máscara com relevo. No final da montagem, irão pintar com tinta para se perceber melhor as diferentes camadas.

Dominguinhos de março

 1 de março | Ateliê de Educação Ambiental

De semente a árvore – Com a entrada no mês da Primavera, pretende-se  alertar os participantes para a importância das árvores nas cidades. Recorrendo a diversas imagens de árvores, os participantes irão ficar a conhecer as árvores autóctones das nossas florestas e algumas das suas características.

No final, numa pequena sementeira, irão semear uma árvore, como o pinheiro, sobreiro ou carvalho. Poderão em casa, observar o seu crescimento e, posteriormente, transplantar a pequena árvore num espaço próximo.

8 de março | Ateliê de Artes Plásticas

Puzzles com pauzinhos – Num primeiro momento, os participantes irão fazer um desenho da natureza numa folha de papel A5. Posteriormente, irão colocar o desenho sobre um conjunto de paus de língua e cortá-lo no formato dos paus.

Cada pau ficará com uma parte do desenho, que deverá ser baralhado e dado a um amigo para montar o puzzle.

15 de março | Ateliê do Dia do Pai

Fotografia para o pai – Recorrendo a uma máquina polaroide, será tirada uma fotografia a cada participante. Com a fotografia impressa, as crianças irão criar um suporte para a moldura. Os materiais serão fio de algodão, molas pequenas de madeira e canetas de cor. Um presente para o melhor Pai do mundo.

22 de março | Hora do Conto

A árvore da escola – No pátio da escola havia só uma árvore. Pedro gostava de correr perto daquela árvore durante o recreio. Quando passava ao seu lado olhava-a de soslaio, para não chocar com ela. Um dia parou e reparou nela. Era fininha, com ramos delgados, pareciam de arame, e tinha algumas folhas secas. Pedro aproximou-se e acariciou-lhe o tronco.

De repente, uns raminhos frágeis e delgados floresceram e transformaram-se numa árvore frondosa, capaz de receber ninhos e passarinhos, baloiços e crianças, e até uma cabana que se faz biblioteca. A certa altura, da árvore nasce uma semente e o ciclo de carinho e crescimento recomeça com uma nova árvore e uma nova escola.

29 de março | Ateliê de Artes Plásticas

Insetos da horta – Nesta oficina, pretende-se que os participantes fiquem a conhecer os insetos que habitam numa horta e da sua importância na biodiversidade.

Para comemorar, todos se irão transformar no seu inseto preferido e criar uma fita para colocar na cabeça com antenas e olhos gigantes. O material que terão à sua disposição será cartolina, folhas de papel, pompons e cola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *