Família > Agenda Família > Festivais, Mercados e Outras atividades

Hospital da Bonecada: Trate do seu brinquedo!

O Hospital da Bonecada está de volta para tratar dos brinquedos da sua criança de 21 a 29 de Abril no Centro Colombo

O Centro Colombo recebe, de 21 a 29 de Abril , a 16ª edição do Hospital da Bonecada, na Praça Central, entre as 9H00 e as 21H00. 

O melhor hospital de brincar está de volta!

A XVII edição do Hospital da Bonecada vai marcar presença na Praça Central do Centro Colombo de 21 a 29 de Abril . As suas crianças vão poder “tratar” o seu brinquedo com a ajuda dos seus médicos favoritos!

Nesta edição, o Hospital da Bonecada vai ainda apostar na temática da Criança com Deficiência.

O principal objetivo desta ação – direcionada a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos de idade – é dar a conhecer ao público infantil como é que o ambiente hospital funciona, familiarizando-os com o tema, por forma a eliminar o medo da “bata branca”.

O funcionamento do Hospital da Bonecada processa-se de forma muito simples: as crianças levam os seus brinquedos preferidos, que representam os “filhos” ou “amigos”, para serem tratados pelos “doutores”.

Quando chegam ao Hospital, a receção é feita por estudantes de Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Nutrição, Educação, entre outras da áreas de especialização, que assu­mem assim o papel de profissionais de saúde neste “jogo de faz de conta”.

O Hospital da Bonecada é uma iniciativa levada a cabo pela Associação de Estudantes da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM) que conta já com a sua 17ª Edição.

Criado em 2001, o Hospital da Bonecada é uma ação pioneira em Portugal, dinamizada pela AEFCM, que tomou como fonte de inspiração para a sua criação o Projeto “Teddy Bear®”, desenvolvido pela European Medical Students Association (EMSA).

Partindo de um hospital modelo, o Hospital da Bonecada adota uma infraestrutura idêntica à realidade para que as crianças possam conhecer, de forma lúdico e pedagógica, os diversos elementos constituintes e percebam o que lá se passa.

Um Hospital “a sério” explicado aos mais pequenos

As principais áreas que constituem o Hospital da Bonecada são a “Sala de Farmácia”, que explica o uso racional dos medicamentos e a importância da utilização do protetor solar, os “Consultórios Médicos”, onde as crianças são recebidas por estudantes de Medicina como se fossem médicos, explicando-lhes as doenças dos seus filhos/brinquedos, a “Sala de Tratamentos”, sítio onde as crianças poderão, com a ajuda dos estudantes de Medicina, fazer os curativos aos seus filhos/brinquedos, o “Consultório de Medicina Dentária”, onde serão desmistificados os instrumentos utilizados pelos dentistas, o “Bloco Operatório”, no qual as crianças poderão aprender como uma cirurgia se processa e a “Sala de Radiologia”, que permite aos mais novos observarem o raio X dos seus filhos/brinquedos.

Este Hospital integra, ainda, a “Ginásio de Fisioterapia”, onde as crianças podem fazer, em forma de brincadeira, alongamentos e exercícios com os seus filhos/brinquedos, a “Sala de Psicologia”, em que os estudantes de Psicologia recebem as crianças e irão clarificar-lhes alguns pontos que precisem de saber sobre o tema e a “Sala de Nutrição”, onde serão aconselhadas por estudantes de Ciências de Nutrição e Dietética sobre tudo o que faz parte da alimentação e hábitos de vida saudáveis.

Nesta edição do Hospital da Bonecada® pretendemos alargar o projeto criando um maior número de eventos em escolas e instituições de solidariedade, atingir uma meta de 5000 crianças e estender o projeto para fora da área da Grande Lisboa. É também nosso objetivo formar crianças junto das suas escolas em temas relacionados com a saúde assim como formar os jovens universitários voluntários no tema da próxima edição, “Oncologia Pediátrica”.

Será prolongada a duração do evento principal de 7 para 9 dias, realizando-se entre os dias 21 a 29 de Abril de 2018, na Praça Central do Centro Colombo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *