Como é a vida de um bebé de 7 meses? - Pumpkin.pt

Como é a vida de um bebé de 7 meses?

bebé 7 meses

Sete meses e o bebé está cada vez mais crescido!

Têm um bebé de 7 meses! Nem deram pelo tempo andar, não é? E entre um desenvolvimento saudável e as noites menos tranquilas, as marcas de crescimento e a alimentação, é fácil ficarmos perdidos. Afinal, o que é expectável que aconteça em cada mês de vida do bebé? 

Lembrando que cada abobrinha é diferente, explicamos quais são os progressos e momentos comuns em cada idade. 

O crescimento e desenvolvimento de um bebé de 7 meses

Acabou-se o sossego! Os sete meses chegam com as primeiras tentativas de deslocação – seja a gatinhar seja de arrasto, o vosso bebé vai agora começar a explorar o mundo e o espaço ao seu redor. Não precisam de alterar a decoração da casa, mas tenham atenção a alguns pontos potencialmente perigosos e protejam a vossa abobrinha.

O bebé também já segura bem objetos, brincando com eles, passando-os de uma mão para a outra. E, melhor, fá-lo sentado já sem ajuda! Quando é que cresceu tanto? Dispensávamos a parte de bater com os brinquedos um no outro para fazerem barulho, mas pronto, é a vida…

O bebé também é já capaz de antecipar situações: se vos vir encher a banheira, saberá que vai tomar banho, se vos vir com a panela na mão, perceberá que tem fome.

Com esta idade o bebé mede em média até 69,2cm e pesa até 8,3kg.

Como se expressa um bebé de 7 meses

Um bebé de 7 meses já entende o significado das expressões faciais e de palavras simples como “sim” e “não”. Pode também começar a dizer as primeiras palavras a sério – ou, pelo menos, sílabas. Pá, pé, pi, pó, pu. Má, mé, mi, mo, mu. Dá! Sim, dá é muito provavelmente a primeira manifestação de mau feitio da criança…

E se a primeira palavra, acidental ou propositada, não for “mamã”, não fiquem tristes. Há quem leve com “batata”… Dá!

Ainda assim, não desistam. Repitam, peçam-lhe para dizer convosco. Ma-mãããã. Ma-mãããã. Ma-mããããã. Mamã, dá!

(Papa, brinquedos, colo…)

A alimentação de um bebé de 7 meses

Como é a alimentação de um bebé de 7 meses? Por esta altura, a maioria das abobrinhas estão muito mais habilidosas no que toca à alimentação.

Estão aptos a provar alimentos com sabores mais definidos, a novas texturas e cores. É por esta altura que o bebé começa a levar a comida à boca, e tudo o resto que encontra. Qualquer miolo de pão ou bolacha será qualificado de manjar. 

Nesta fase os alimentos vão ser mais chupados e esmagados do que comidos, por isso não estranhe nem contabilize esses alimentos como parte da refeição. A quantidade que é realmente engolida é quase insignificante.

Pode ser oferecido, miolo de pão, pedaçinhos de bolachas, fruta e legumes mais doces em pedaços macios e até a fruta já pode ser oferecida crua, mal ralada ou esmagada grosseiramente.

A meta é trabalhar para que existam, bem definidas, 4 a 6 refeições por dia:

  • 1 refeição de papa; 
  • 1 ou 2 refeições de sopa com proteína e sobremesa de fruta, o almoço e o jantar; 
  • As restantes refeições de leite.

Descubram com detalhe como deve ser a alimentação de um bebé de 7 meses.

O sono de um bebé de 7 meses

Sabemos que custa muito, mas esta é uma boa idade, se assim entenderem, para mudar a hora do descanso para o quarto de bebé que prepararam com tanto amor.

No entanto, nada há de errado com o co-sleeping; o importante é que a família se sinta confortável com a sua escolha, que não deve ser imposta por mais ninguém.

Nesta fase, é recomendado que o bebé faça 2 sestas por dia (4h15) e durma 11 horas por noite, mas podem ver a vossa tarefa complicada porque o bebé acorda com fome ou com dores de dentes.

O bem-estar de um bebé de 7 meses

O bebé de 7 meses está a passar por uma fase complicada na vida… o aparecimento dos primeiros dentinhos.

Em geral, uma erupção dentária dura cerca de 8 dias*, sendo que o seu bebé terá 20 dentes de leite por volta dos 3 anos de idade. Um pequeno cálculo: 8 dias x 20 dentes = potencialmente 160 dias durante os quais o seu bebé poderá viver momentos pouco agradáveis.

Para aliviar os sintomas, ofereçam-lhe um mordedor, ou congelem leite (materno ou de fórmula) em formas de gelado e ofereçam ao vosso bebé um refresco saboroso e calmante.

Haja coragem e noites mal dormidas… Saibam tudo sobre o nascimento dos dentes de leite.

Apesar de possivelmente mais rabugento e pouco receptivo, o vosso bebé vai adorar passear convosco nas primeiras horinhas do dia ou no final da tarde, quando a temperatura está mais amena. Agasalhem-se e apanhem ar puro! Fará bem aos dois. Escolheram um carrinho de bebé adequado?

Nesta altura o bebé também gosta de socializar com outras crianças, por isso tentem promover amizades que nascem, literalmente, do berço – seja na creche ou fora dela. E colo, o bebé continua a adorar colo!

Consultas, vacinas e exames para um bebé de 7 meses

A parte boa de estar um crescido é que o bebé só será novamente vacinado quando fizer um ano. Ufa, uns meses de descanso! Ainda assim, as consultas de rotina e check-up continuam a ser fundamentais numa etapa onde existem tantas mudanças significativas na vida do bebé.

Dentes, alimentação e desenvolvimento psicomotor são alguns dos temas mais importantes a ser discutidos nesta fase.

Estimular e brincar com um bebé de 7 meses

Continuem a embalar o vosso pequenino com músicas para bebés, cantem para eles e dancem com elas.

Para o incentivar a gatinhar, há várias coisas simples que podem fazer:

  • Utilizem tapetes de atividades e ginásios para estimular os movimentos prévios ao gatinhar.
  • Se lhe mostrarem algum dos seus brinquedos favoritos, com luzes e sons, a curta distância, estarão a estimulá-lo a procurar alcançar o objecto.
  • Façam um jogo de obstáculos divertido para o bebé. Criem um caminho com alguns elementos, como mantas, brinquedos, ou as pernas de um adulto, que lhe dificultem a progressão e o obriguem a procurar alternativas para contornar os obstáculos.
  • Porque não brincar à apanhada? Voltem à infância e comecem a persegui-lo pela casa. Gatinhem também – ao dar o exemplo, vão criar no bebé a vontade de imitar!

Diferentes estímulos vão desenvolver melhor as capacidades cognitivas do bebé, ou seja, a faculdade humana de interpretar informação, de raciocinar, de memorizar, de estar atento e de tomar decisões.

Sabiam que os bebés nascem com todos os neurónios que terão ao longo da sua vida mas que nos primeiros meses apenas uma parte deles estão conectados? Por isso, quanto mais interação e estímulo, melhor.

Nesta altura os bebés também já manifestam vontade, e capacidade, de brincar. Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos! Ainda que os bebés gostem mesmo de é atirar coisas ao chão…

Arrisquem também os primeiros livros para bebé, próprios para estas mãozinhas delicadas.

Veja também: Como é a vida de um bebé de 6 meses? Como é a vida de um bebé de 8 meses?

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *