A chegada de um bebé revoluciona qualquer casa, e, por muito que se queira, nunca estamos totalmente preparados.
Para o ajudar, deixamos-lhe algumas ideias para integrar tudo o que precisa para o primeiro ninho de aconchego do seu bebé – são dicas fáceis para que toda a casa fique preparada para receber a estrela mais pequenina da família!
Quarto do bebé
Pode ver, de seguida, as dicas para compor um quarto sereno com tudo o que precisa.
1. Fácil adaptação

O bebé nasceu! Os meses foram de ansiedade, mas já estão em casa, juntos. É uma vida nova que começa e um novo mundo que se descobre. É provável que não queira separar-se do seu bebé nem por um minuto. Por isso, antes de pensar no quarto da criança, é necessário pensar em como tornar confortável a estadia do bebé no quarto dos pais, para os primeiros meses.
Crie um canto especial para o bebé dentro do seu quarto, mas tenha em atenção que, mais tarde, será necessário que esse espaço seja facilmente ocupado. Com poucas mudanças, pode substituir o berço, o roupeiro e o trocador – podem ser transportados para outra divisão da casa, quando o bebé for mais independente – por uma prática cómoda para si, por exemplo.
2. Proximidade

Tenha tudo aquilo de que precisa para trocar a fralda e vestir o bebé perto de si – nunca se sabe quando é que os acidentes acontecem -, e para evitar deixar o bebé sozinho ou ter que se deslocar pela casa durante a noite, convém pensar em adquirir um trocador desenhado para deitar o bebé mas também para guardar todos os produtos essenciais ao cuidado das abobrinhas.

Toalhas, loções, fraldas e pomadas são alguns desses produtos essenciais que pode guardar em caixas para que esteja tudo mais organizado. Pratique chegar aos produtos só com uma mão – a outra tem que ficar a segurar o bebé! Uma boa ideia para o distrair é usar um móbil.
3. Luz

Mantenha o ambiente do quarto tranquilo, optando por vários pontos de luz que pode usar de acordo com a necessidade e a hora do dia, as chamadas luzes de presença. Embora as deslocações ao berço do bebé não possam ser evitadas, a iluminação suave facilita o regresso ao sono (do seu bebé e, quem sabe, do seu!).
4. Cor

Pintar a parede com tons ou padrões diferentes ajuda a que os móveis não pareçam pequenos em relação ao espaço. As cores neutras neutralizam e proporcionam um ambiente calmo e relaxante, as escuras criam aconchego, as mais claras mantêm o espaço amplo e as mais fortes estimulam a visão. Trabalhe com estes pequenos detalhes para criar diferentes zonas para as diferentes atividades do bebé.
5. Ambiente

Uma poltrona junto ao berço permite-lhe alimentar confortavelmente o bebé, que, assim, não sai do seu ambiente e fica, portanto, mais relaxado e tranquilo.
6. A escolha do berço

Existem muitos berços no mercado – informe-se bem antes de escolher aquele que irá ser o ninho do seu bebé.
Convém ter atenção ao espaçamento entre grades (não demasiado estreito, para evitar que o bebé fique preso, mas também não demasiado largo, de forma a que o bebé possa cair), cantos arredondados, sem componentes separáveis e com estrado regulável em altura, que pode ser descido para colocá-lo na cama quando tiver adormecido ao seu colo e para maior segurança quando o bebé já se conseguir sentar ou levantar.
Se conseguir encontrar um que alie todas estas características e que tenha uma lateral amovível para poder ser utilizado como cama: parabéns, encontrou o berço perfeito!
Agora, falta escolher o colchão! Ao comprar um colchão de berço, é importante que o colchão seja firme, que não tenha excesso de acolchoado superior e que seja transpirável.
Com estas características, existem muitos no mercado e de diferentes tipos. É muito importante olhar bem para a composição para escolher o melhor modelo: pessoalmente, somos fãs do sistema anti-asfixia.
7. A hora da papa

As refeições significam tempo em família. Além disso, são uma ótima atividade para o desenvolvimento infantil, já que as crianças aprendem a socializar à mesa. Comer sozinho requer prática e paciência, mas com a ajuda certa o seu filho aprende facilmente e, num instante, vai haver menos sujidade para limpar. Até lá, a cadeira da papa, segura e elegante, e babetes de plástico que não comprometam o visual da abobrinha, são essenciais. Nham, que delícia!
8. Brincar, brincar, brincar!

A brincadeira é importante em todas as idades. É a brincar que os bebés aprendem sobre si mesmos e sobre o mundo que os rodeia, exercitando as suas capacidades recentemente descobertas. O seu bebé vai explorar o mundo pela brincadeira, por isso, crie um espaço agradável e seguro. Proteja as tomadas, segure as portas, tranque as gavetas e prepare-se para a correria.
Veja também:
- Gravidez Semana a Semana
- Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
- Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!
- Como escolher o carrinho de bebé?
- Cadeira auto: tudo o que precisa de saber!
Penso que ficou a faltar o mais importante neste texto, que é a escolha do colchão onde o bebé vai dormir horas e horas seguidas!
Na hora de escolher onde se deitam os nossos bebés, devemos considerar comprar um colchão respirável, ortopédico, fácil de limpar, que impeça o sobreaquecimento, enfim toda uma panóplia de características que normalmente são descuradas, não em consciência, mas sobretudo por falta de informação. Normalmente os pais são levados a comprar mobílias caras mas nunca lhes é explicado que mais que embelezar o quarto, devemos considerar que o mais importante seria criar condições de sono seguro e saudável para os nossos filhos.
Olá, Eduarda.
Obrigada pelo feedback, é de facto uma questão importante. Vamos investigar quais as melhores opções e fatores a ter em conta na escolha do colchão e completar o artigo 🙂
Saudações abobrinhas!