Gravidez > Preparar a chegada > Quarto do bebé

9 dicas para preparar a casa para a chegada do bebé

9 dicas para preparar a casa para a chegada do bebé

A chegada de um bebé revoluciona qualquer casa, e, por muito que se queira, nunca estamos totalmente preparados.

Para o ajudar, deixamos-lhe algumas ideias para integrar tudo o que precisa para o primeiro ninho de aconchego do seu bebé – são dicas fáceis para que toda a casa fique preparada para receber a estrela mais pequenina da família!

1. Fácil adaptação.

O bebé nasceu! Os meses foram de ansiedade, mas já estão em casa, juntos. É uma vida nova que começa e um mundo que se descobre. É provável que não queira separar-se do seu bebé nem por um minuto. Por isso, antes de pensar no quarto da criança, é necessário pensar em como tornar confortável a estadia do bebé no quarto dos pais, nos primeiros meses. Crie um canto especial para o bebé dentro do seu quarto, mas tenha em atenção que, mais tarde, será necessário que esse espaço seja facilmente ocupado. Com poucas mudanças, pode substituir o berço, o roupeiro e o trocador – transportados para outra divisão da casa, quando o bebé for mais independente! – por uma prática cómoda para si, por exemplo.

2. Proximidade.

Tenha tudo aquilo de que precisa para trocar a fralda e vestir o bebé perto de si – nunca se sabe quando é que os acidentes acontecem!, e para evitar deixar o bebé sozinho ou ter que se deslocar pela casa durante a noite, é muito útil pensar em adquirir um trocador desenhado para deitar o bebé mas também para guardar todos os produtos essenciais ao cuidado das abobrinhas.

Toalhas, loções, fraldas, pomadas, são alguns destes essenciais que pode guardar em caixas para que esteja tudo mais organizado. Pratique chegar aos produtos só com uma mão – a outra tem que ficar a segurar o bebé! Uma boa ideia para o distrair é usar um móbil.

3. Luz. 

Mantenha o ambiente do quarto tranquilo optando por vários pontos de luz que pode usar de acordo com a necessidade e a hora do dia. Embora as deslocações ao berço do bebé não possam evitar-se, a iluminação suave facilita o regresso ao sono (do seu bebé e, quem sabe, o seu!).

4. Cor! 

Pintar a parede com tons ou padrões diferentes ajuda a que os móveis não pareçam pequenos em relação ao espaço. As cores neutras acalmam todo o ambiente, as escuras criam aconchego, as mais claras mantêm o espaço amplo e as mais fortes estimulam a visão.

5. Ambiente.

Uma poltrona junto ao berço permite alimentar confortavelmente o bebé, que, assim, não sai do seu ambiente.

6. A escolha do berço.

Existem tantos berços no mercado – informe-se bem antes de escolher aquele que protegerá o sono do seu bebé. Convém ter atenção ao espaçamento entre grades (não demasiado estreito, para evitar que o bebé fique preso, mas também não demasiado largo, de forma a que o bebé possa cair), cantos arredondados, sem componentes separáveis e com estrado regulável em altura, que pode ser descido para maior segurança quando o bebé já se conseguir sentar. Se conseguir encontrar um que alie estas características e que tenha uma lateral amovível, para poder ser utilizado como cama: parabéns, encontrou o berço perfeito!

7. A hora da papa. 

As refeições significam tempo em família. Além disso, são uma ótima atividade para o desenvolvimento infantil, já que as crianças aprendem a socializar à mesa. Comer sozinho requer prática e paciência, mas com a ajuda certa o seu filho aprende facilmente e, num instante, vai haver menos sujidade para limpar. Até lá, a cadeira da papa, segura e elegante, e babetes de plástico que não comprometam o visual da abobrinha, são os essenciais. Nham, que delícia!

8. Brincar, brincar, brincar!

A brincadeira é importante em todas as ideias. É a brincar que os bebés aprendem sobre si mesmos e sobre o mundo que os rodeia, exercitando as suas capacidades recentemente descobertas. O seu bebé vai explorar o mundo pela brincadeira, por isso, crie um espaço agradável e seguro. Proteja as tomadas, segure as portas, tranque as gavetas e prepare-se para a correria.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.