O desenvolvimento de um bebé mês a mês - Pumpkin.pt

O desenvolvimento de um bebé mês a mês

desenvolvimento bebé mês a mês

Com um mês são tão indefesos, com um ano já nos têm a correr atrás. Como é o desenvolvimento de um bebé, mês após mês?

Os bebés humanos são dos que têm um desenvolvimento mais lento – somos também das espécies que mais dependentes dos adultos ficamos durante mais tempo.

Ao contrário daquilo que acontece com outros mamíferos, sem colo, amor e orientação, um bebé humano não sobrevive. Não consegue defender-se, limpar-se, agasalhar-se nem alimentar-se sozinho. Não é maduro o suficiente.

Quando o bebé nasce, o seu cérebro tem poucas ligações neuronais bem estabelecidas. No entanto, a verdade é que nascemos com algumas predisposições genéticas claras, voltadas para comportamentos sociais. De uma perspectiva biológica, os bebés (em qualquer lugar do mundo) nascem programados para se relacionarem com outros seres humanos, principalmente com os cuidadores primários. 

Ao mesmo tempo, o cérebro de um bebé é como uma tela em branco, precisamente pela ausência de ligações neuronais. Ou seja, existe uma altíssima plasticidade cerebral, a capacidade que o cérebro tem de se adaptar e de se reorganizar a partir das experiências vividas. Traduzindo por abobrinhas, isto significa que somos, em grande parte, responsáveis pelo adquirir de maturidade, conhecimento e cultura daquele ser indefeso.

É uma responsabilidade e tanto – mas também um privilégio como nenhum outro! Para vos ajudar, preparámos vários artigos sobre as fases de desenvolvimento biológicas dos bebés a partir de 1 mês até completarem 2 anos. O restante – valores, crenças, gostos, conhecimentos e forças – depende, em parte, das oportunidades e contextos que lhes oferecemos.

O desenvolvimento do bebé mês após mês:

bebé de 1 mês

Como é a vida de um bebé de 1 mês?

Um mês de vida! Como é que estas quatro semanas passaram tão rápido?

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *