Como é a vida de um bebé de 6 meses? - Pumpkin.pt

Como é a vida de um bebé de 6 meses?

bebé 6 meses

Meio ano! Como é que passou tão rápido?

Têm um bebé de 6 meses! Nem deram pelo tempo andar, não é? E entre um desenvolvimento saudável e as noites menos tranquilas, as marcas de crescimento e a alimentação, é fácil ficarmos perdidos. Afinal, o que é expectável que aconteça em cada mês de vida do bebé? 

Lembrando que cada abobrinha é diferente, explicamos quais são os progressos e momentos comuns em cada idade. 

O crescimento e desenvolvimento de um bebé de 6 meses

Atingiram uma marca muito especial: o vosso bebé de 6 meses já controla muito bem a parte superior do corpo e está pronto para muitas descobertas e conquistas.

Com esta idade, os bebés conseguem já segurar muito bem objetos com ambas as mãos – e até o biberão, sozinhos – e procuram-nos com intenção de os levar à boca. Por isso já sabem, cuidado!

Começam a despontar os primeiros dentes, pode introduzir-se os primeiros sólidos, brincam e interagem muito mais – as novidades são muitas, ainda que nem todas boas, claro, ou pouco dolorosas.

O bebé também já começa a demonstrar força e equilíbrio nas costas, quando o sentam, e também já consegue suportar o seu peso nas pernas – embora, claro, com ajuda. Que tal uns saltinhos para fortalecer os músculos? Basta segurá-lo em posição vertical; vai adorar de certeza!

Ah, e muito importante: é provável que comece a esboçar as primeiras tentativas para… gatinhar! Agora é que vão ser elas.

Com esta idade o bebé mede em média até 67,4cm e pesa até 7,9kg.

Como se expressa um bebé de 6 meses

Um bebé de 6 meses já tenta chamar a nossa atenção, com as ferramentas que tem, por isso é muito importante que interajamos com ele e o ensinemos aos poucos a comunicar melhor.

Nesta altura tenta já vocalizar com bastante insistência, imitando os sons que ouve. Por isso, vão treinando: ma-mãããã.

A memória do bebé está cada vez mais forte, pelo que é possível que consiga antecipar o que vem de pois de um determinado acontecimento. Se mantiverem sempre a mesma rotina no momento do banho ou de dormir, por exemplo, é provável que a abobrinha fique mais agitada por volta dessa hora.

A alimentação de um bebé de 6 meses

Comidaaaa!

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo até aos 6 meses e que, agora, se inicie a introdução alimentar gradualmente, mantendo sempre o aleitamento materno idealmente até os 24 meses.

É por esta altura que o reflexo de sucção funciona em perfeita sintonia com o reflexo da mastigação permitindo, ao seu bebé, uma alimentação segura.

Nesta altura o bebé ganha também a capacidade de cuspir se a refeição não estiver do seu total agrado, se a temperatura não for a correcta, se simplesmente não lhe apetecer ou tiver coisas demasiado importantes para fazer (dormir por exemplo).

Descubram o que muda na alimentação de um bebé de 6 meses.

O sono de um bebé de 6 meses

Sabemos que custa muito, mas esta é uma boa idade, se assim entenderem, para mudar a hora do descanso para o quarto de bebé que prepararam com tanto amor.

No entanto, nada há de errado com o co-sleeping; o importante é que a família se sinta confortável com a sua escolha, que não deve ser imposta por mais ninguém.

Nesta fase, é recomendado que o bebé faça 2 sestas por dia (4h15) e durma 11 horas por noite, mas podem ver a vossa tarefa complicada porque o bebé acorda com fome ou com dores de dentes.

O bem-estar de um bebé de 6 meses

O bebé de 6 meses sente-se bem perto dos pais, e, se frequentar a escola, vai criar também laços fortes com as suas cuidadoras e outros adultos responsáveis.

O bebé é por norma um ser bem-disposto, comunicativo, e que nesta altura já respeita e vive melhor com as suas rotinas. É esperado que as cólicas, nesta fase, já tenham desaparecido, podendo começar a brotar algum dentinho. Acaba uma dor, começa outra…

Em geral, uma erupção dentária dura cerca de 8 dias*, sendo que o seu bebé terá 20 dentes de leite por volta dos 3 anos de idade. Um pequeno cálculo: 8 dias x 20 dentes = potencialmente 160 dias durante os quais o seu bebé poderá viver momentos pouco agradáveis.

Haja coragem e noites mal dormidas… Saibam tudo sobre o nascimento dos dentes de leite.

Consultas, vacinas e exames para um bebé de 6 meses

A consulta dos 6 meses é muito importante porque sendo esta uma fase de desenvolvimento acelerada do bebé, há muito sobre o que falar!

Entre conselhos sobre sentar, gatinhar, introdução de sólidos, erupção de dentinhos e vacinas, aproveitem para esclarecer com os médicos todas as vossas dúvidas e ansiedades.

O bebé vai também fazer a toma seguinte, segundo o Plano de Vacinação:

  • 3ª dose de DTPa, Hib, VIP e VHB (vacina hexavalente DTPaHibVIPVHB).

Estimular e brincar com um bebé de 6 meses

Continuem a embalar o vosso pequenino com músicas para bebés, cantem para eles e dancem com elas.

Para o incentivar a gatinhar, há várias coisas simples que podem fazer:

  • Utilizem tapetes de atividades e ginásios para estimular os movimentos prévios ao gatinhar.
  • Se lhe mostrarem algum dos seus brinquedos favoritos, com luzes e sons, a curta distância, estarão a estimulá-lo a procurar alcançar o objecto.
  • Façam um jogo de obstáculos divertido para o bebé. Criem um caminho com alguns elementos, como mantas, brinquedos, ou as pernas de um adulto, que lhe dificultem a progressão e o obriguem a procurar alternativas para contornar os obstáculos.
  • Porque não brincar à apanhada? Voltem à infância e comecem a persegui-lo pela casa. Gatinhem também – ao dar o exemplo, vão criar no bebé a vontade de imitar!

Diferentes estímulos vão desenvolver melhor as capacidades cognitivas do bebé, ou seja, a faculdade humana de interpretar informação, de raciocinar, de memorizar, de estar atento e de tomar decisões.

Sabiam que os bebés nascem com todos os neurónios que terão ao longo da sua vida mas que nos primeiros meses apenas uma parte deles estão conectados? Por isso, quanto mais interação e estímulo, melhor.

Nesta altura os bebés também já manifestam vontade, e capacidade, de brincar. Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos! Ainda que os bebés gostem mesmo de é atirar coisas ao chão e ouvir o barulho que fazem…

Veja também: Como é a vida de um bebé de 5 meses? Como é a vida de um bebé de 7 meses?

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *