Como é a vida de um bebé de 1 ano? - Pumpkin.pt

Como é a vida de um bebé de 1 ano?

primeiras vezes

Andar, falar… e que mais aprende um bebé de 1 ano?

Os primeiros meses de vida de um bebé estão repletos de descobertas para os papás e, sobretudo, para as abobrinhas que, num estalar de dedos, passam de bebés recém-nascidos, totalmente dependentes de nós, a estar a meio caminho de se tornarem crianças que já não precisam (tanto!) do nosso colo. Mas o que muda na vida de um bebé de 1 ano?

Conheça as próximas “primeiras vezes” do seu filhote e quais as conquistas que se aproximam! Os especialistas apontam os 12 meses como a idade de referência para que o bebé alcance alguns marcos de desenvolvimento, tais como o nascimento dos dentes, andar e falar.

Cada bebé é único, e mesmo que a sua abobrinha demore mais a alcançar estes marcos, não se preocupe e dê-lhe o tempo de que ela precisa para crescer bem e, mais importante do que tudo, feliz.

Estas “primeiras vezes” são apenas marcos indicativos: algumas crianças desenvolvem o seu potencial motor mais rapidamente, enquanto outras são capazes de fazer “gracinhas” mais cedo do que o previsto.

O mais importante é aproveitar todas as fases, e esta também!

O crescimento e desenvolvimento de um bebé de 1 ano

O desenvolvimento normal da criança tem em conta 3 aspectos: psicológico, neurológico e motor.

primeiros dentes

O processo de nascimento dos dentes é responsável por algumas das maiores tormentas que podemos passar enquanto pais.

A boa notícia? O ciclo de nascimento de um dente completa-se relativamente depressa.

A má notícia? Entre o 4º e o 30º mês de vida do bebé, é suposto que lhe nasçam 20 dentes.

Há quem defenda que o nascimento dos dentes – na verdade, o rompimento das gengivas – é a experiência fisicamente mais dolorosa da vida; não nos parece porque, simplesmente, não temos memória dela.

Não é por isso de estranhar que os bebés se sintam incomodados e que este seja, normalmente, o primeiro momento difícil e desafiante da paternidade.

Apesar de doloroso, é um processo natural que começa geralmente por volta dos 6 meses e que está completo até aos 3 anos.

Estes dentes de leite devem ser cuidados com a máxima atenção desde o primeiro dia – ao contrário do que os pais possam pensar, por ser temporários, a sua importância é fundamental, já que o seu estado contribui diretamente para o saudável crescimento (e nas posições corretas) dos dentes definitivos.

Os dentes de leite são também essenciais para o desenvolvimento da fala e para que as abobrinhas aprendam a fazer uma mastigação adequada. Por outro lado, ensinar as crianças a lavar os dentinhos desde bebés vai fortalecer a sua consciência da importância de uma saúde oral cuidada.

primeiros passos

Prepare o coração… e as pernas! Quando o bebé começar a dar os primeiros passos, por volta dos 12 meses, é provável que nada nem ninguém o consiga parar.

É necessário preparar a casa para as descobertas da criança, ainda sem maturidade para distinguir os perigos que a cercam (ai, os cantos da mesa!, ai, as tomadas!, ai, as portas dos armários!), mas com muita coragem e curiosidade para explorar.

É interessante ver que esta é também uma fase em que a criança, ainda pouco moldada pelo que a sociedade dita, revela muita perseverança e obstinação, não desistindo às primeiras quedas. Ainda que tropece, voltará a tentar caminhar. Nunca algum bebé terá pensado “isto não é para mim”.

Como pais, podemos insistir, incentivar e, claro, ajudar, mas vale a pena deixá-los desenvolver desde cedo a certeza de que podem conseguir sozinhos os seus objectivos.

Como se expressa um bebé de 1 ano?

primeiras palavras

A esta altura do campeonato, as abobrinhas saberão dizer “mamã”, “papá” e pouco mais. Alguns inventam variações engraçadas de palavras para expressar sono ou fome, mas só a partir dos 12 meses de idade estão reunidas as condições para ter em casa um autêntico papagaio palrador.

(Em chinês, mas palrador ainda assim).

A linguagem entrará em expansão quanto mais incentivada a criança for a falar, e mais exposta estiver a diferentes palavras. Evite falar com a criança de forma demasiado “abebezada”, leia-lhe bastantes livros, converse com ela como o faria com um adulto. Estará a estimular o desenvolvimento cognitivo do seu bebé de forma bastante rápida, fácil e intuitiva.

Também o pode ensinar a responder a coisas simples, mesmo que através de gestos. “Onde é que está a boca do bebé? Está aqui!”, e aponte para a boca. A criança vai assimilar rapidamente o significado de boca e de outros vocábulos, em jogos semelhantes.

A partir de agora, a criança funcionará mais do que nunca por repetição. Cuidado com os palavrões… e prepara-se para ouvir falar do “au-au” ou do “miau” horas a fio.

A alimentação de um bebé de 1 ano

primeiras experiências comida

A partir dos 12 meses, a criança pode comer alimentos diversos e há liberdade para explorar com conta, peso e medida, muitas das iguarias que nós adultos conhecemos.

É nesta fase que pode oferecer também a colher ao bebé, forrar as paredes de casa, e deixá-lo tentar ganhar destreza para que coma sozinho… sem criar, depois de algumas tentativas menos bem conseguidas, um cenário digno da 3ª Guerra Mundial.

A aposta numa alimentação variada e equilibrada deve manter-se, já que a abobrinha continua a precisar dos nutrientes específicos para a etapa em que se encontra.

O sono de um bebé de 1 ano

noites completas

Alguns bebés regulam o seu ciclo de sono muito cedo, podendo dormir noites inteiras a partir dos seis meses de idade. No entanto, é mais comum que aconteça a partir dos doze meses, quando estão já mais crescidos, o suficiente para aprender a “desligar” o organismo e a estabilizar as suas rotinas.

Opte por estabelecer uma rotina que demonstre claramente ao bebé que a hora de dormir se aproxima. A criança será capaz de depreender que está na hora do óó, depois de brincar com a mãe, tomar banho com o pai e jantar com os dois, se o fizerem todos os dias da mesma forma e dentro do mesmo horário.

O bem-estar de um bebé de 1 ano

mostras de personalidade

Algumas birras, os primeiros “nãos”, o demonstrar de preferências, são traços da personalidade da criança que começam a formar-se nesta altura e que vão levar a alguns momentos de desespero – para os pais, mas acima de tudo para eles, que estão ainda a descobrir a si próprios, e também o mundo à sua volta.

Nem sempre será fácil, mas o melhor é tentar manter a calma.

Ao contrário daquilo que possa parecer, a capacidade de compreensão das abobrinhas com um ano é já desenvolvida o suficiente para que entendam as nossas repreensões, até pelas expressões faciais e pelos diferentes tons de voz que podemos utilizar para demonstrar insatisfação com alguma atitude sua.

Consultas, vacinas e exames para um bebé de 1 ano

Está na hora do check-up do primeiro ano! Na consulta de 1 ano, o pediatra vai medir e pesar o bebé, que a partir de agora começará a crescer com um ritmo menos galopante.

Aos 12 meses, será abordada a introdução alimentar mais alargada, as conquistas motoras do seu bebé, os dentinhos e outros temas como os abordados acima.

Com um ano, o bebé tomará também as seguintes vacinas:

  • 3ª dose da Pn13;
  • vacina contra a doença invasiva por Neisseria meningitidis C – MenC (dose única);
  • 1ª dose da vacina contra o sarampo, parotidite epidémica e rubéola (VASPR).

Estimular e brincar com um bebé de 1 ano

primeiras brincadeiras

Brincar é a profissão do seu bebé, por isso garanta que a sua criança não fica a dever dias à casa, e proporcione-lhe um ambiente de crescimento divertido e cheio de estímulos.

Ao contrário do que se possa pensar, não são necessários muitos brinquedos para puxar pela imaginação dos bebés, entretê-los e ajudar no seu desenvolvimento.

É na interacção com os outros que as abobrinhas vão encontrar maior espaço para se desenvolverem, sempre entre gargalhadas. Continue a apostar em brincadeiras como o “cucu!”, o “onde está… a mamã, o papá e o piriquito”, e ofereça-lhe objectos para a mão.

Com um ano, as crianças adoram empurrar e atirar coisas para o chão, e também de fazer barulho. Aproveite aquilo que tem em casa. Panelas de vários tamanhos podem ser jogos para encaixar da maior para a mais pequena… ou então uma super bateria improvisada. Sempre sob supervisão!

Não espere que a criança brinque sozinha durante muito tempo: o seu nível máximo de concentração bate os 5 minutos. Ainda assim, é esperado que até aos 12 meses o bebé já consiga apontar os locais para onde quer ir e os brinquedos com os quais quer brincar. 

É importante que se respeite a vontade do bebé, nunca comprometendo a sua segurança, criando-se uma interação positiva e satisfatória para ambas as partes!

Veja também: Como é a vida de um bebé de 11 meses? Como é a vida de um bebé de 2 anos?

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<