A abobrinha demonstra querer começar a gatinhar, essa etapa de revolução na qual começamos a perder o controlo sobre eles e a loucura se instala na nossa casa. É um momento tão engraçado! A Imaginarium fala-nos mais sobre esta aventura!
Vê-los ganhar velocidade à medida que começam a aprender a controlar os seus movimentos.
Além do mais, esta é uma fase fulcral do seu desenvolvimento: gatinhar facilitará, por exemplo, a habilidade para aprender a ler e a escrever, ao mesmo tempo que desenvolve a lateralidade do seu bebé – ou seja, a manifestação da escolha por uma das mãos.
E não é tudo! Gatinhar é uma experiência incrível para os nossos gordinhos, e muito positiva para eles a todos os níveis. Enumeramos alguns dos porquês.
Desenvolve o padrão cruzado
O padrão cruzado torna possível o deslocamento corporal organizado e o equilíbrio do corpo. Ou seja, é expectável que o seu filho mova a perna direita ao mesmo tempo que adianta o braço esquerdo, e vice-versa. Gatinhar potencia a aquisição dessa competência.
Melhora as funções tácteis
Quando começar a gatinhar, o seu bebé vai conhecer novas texturas e sensações na palma da mão. Esta experiência trará vantagens à sua motrocidade, e, quando crescer, notar-se-á na sua escrita.
Deve ter atenção para que o seu bebé apoie todo o seu peso sobre as mãos, porque assim conhecerá a gravidade e aprenderá a controlá-la.
Favorece a cordenação entre o olho e a mão e o olho e o pé
Para que daqui a alguns meses caminhem bem, os bebés precisam saber coordenar os pés com a visão. Além disso, esta é uma competência importante, porque, quando começar a ler, vai perceber melhor a distância entre o olho e um objecto.
Tonificação e fortalecimento dos ossos e dos músculos
Gatinhar permitirá ao bebé manter a coluna recta quando começar a por-se de pé e a caminhar.
Aumenta a sua autonomia
Gatinhar estimula a orientação e a capacidade de tomar decisões.
Favorece o seu conhecimento daquilo que o rodeia
Ao desbravar caminhos até então desconhecidos, o bebé evitará chocar com os objectos que temos em casa ou que existem na rua.
Alguns truques para incentivar o seu bebé a gatinhar:
– Utilize tapetes de atividades e ginásios para estimular os movimentos prévios ao gatinhar.
– Se lhe mostrar algum dos seus brinquedos favoritos, com luzes e sons, a curta distância, estará a estimulá-lo a procurar alcançar o objecto.
– Faça um jogo de obstáculos divertido para o seu bebé. Crie um caminho com alguns elementos, como mantas, brinquedos, ou as pernas de um adulto, que lhe dificultem a progressão e o obriguem a procurar alternativas para contornar os obstáculos.
– Porque não brincar à apanhada? Volte à sua infância e comece a persegui-lo pela casa. Gatinhe também – ao dar o exemplo, vai criar no bebé a vontade de o imitar!