18 semanas de gravidez: perceção exterior

18 semanas de gravidez

Começa agora a perceção exterior.

Nesta semana do segundo trimestre de gravidez, o bebé continua o seu desenvolvimento e ganho de peso, claro!

18 semanas de gravidez

Esta semana, o bebé começa a treinar os seus movimentos respiratórios para se preparar para quando tiver que respirar por ele próprio. É apenas um treino, uma vez que a placenta transporta o oxigénio para o bebé.

O seu aparelho auditivo está agora em pleno desenvolvimento. O bebé já consegue ouvir o coração da mãe e alguns barulhos internos, como o trabalhar do estômago.

Os seus olhos também já respondem aos estímulos exteriores.

O intestino continua em fase de desenvolvimento, aprimorando as técnicas de fazer cocó – começa agora a fazer o mecónio (primeiras fezes) para do líquido amniótico.

18 semanas são quantos meses?

Se contabilizarmos 4 semanas como um mês, 18 semanas correspondem a quatro meses e duas semanas de gravidez.

Sintomas

Nesta semana, é provável que sinta tonturas, devido ao aumento de fluxo da corrente sanguínea, baixando o nível de açúcar no sangue e comprimindo as veias, causando as tonturas ou até desmaios. E ainda, tal como nas outras semanas, pode sentir ainda um grande aumento das mamas (que começam a preparar-se para produzir o primeiro leite materno, tão importante para a primeira grande tarefa após o parto – a amamentação), dores no baixo ventre, na barriga e nas costas. São dores normais e características do útero a distender-se e do seu corpo a ganhar peso para poder acolher, alimentar e transportar o seu bebé.

Tamanho e peso do bebé

Às 18 semanas de gravidez, apesar do bebé ter 16 semanas semanas de idade (isto porque a ovulação e fecundação contam para o cálculo da data prevista do parto), já é do tamanho de uma batata doce, ou seja, mede cerca de 14 cm, e pesa 190 gramas, aproximadamente.

18 semanas de gravidez - tamanho do seu bebé esta semana

Mudanças no seu corpo

A barriga soma e segue. Sempre a crescer.

E é precisamente por essa barriguinha começar a querer dizer olá ao mundo que se torna fundamental o cuidado com a pele. Com vista a evitar ou minimizar o aparecimento de estrias na gravidez ou até “apenas” para manter a pele hidratada, é recomendável que comece uma rotina de cuidados de corpo. Está na altura de comprar uma roupa de grávida, porque agora parece que já poucas são as roupas que lhe servem.

O bebé, já bem mais crescido do que há umas semanas, mexe-se muito, o que começa agora a tornar-se mais percetível.

Uma outra consequência do crescimento da sua barriga e do seu bebé é as dores nas costas e no baixo ventre. Para diminuir as dores nas costas é importante que faça trabalho de reforço de costas, ou atividades como pilates e yoga para grávidas.

Além disso, é possível que esta semana sinta tonturas, porque o fluxo da corrente sanguínea baixa o nível de açúcar no sangue.  Opte por levantar-se lentamente e descansar o máximo possível. Assim, pode evitar possíveis acidentes.

Este trimestre as hormonas estão ao rubro, razão pela qual o seu humor oscila muito agora entre a tristeza e a alegria, e passe por momentos em que sinta receio do que o futuro lhe reserva ou uma excitação imensa por se aperceber que dentro de 25 semanas (ou um pouco antes, quiçá) vai ter o seu bebé nos seus braços. A enorme quantidade de hormonas também poderá resultar numa maior dificuldade de concentração e organização – lá está, é como se diz: “É o cérebro de grávida”.

No worries. É normal! Aproveite a gravidez sem stress!

Qual o tamanho da barriga?

Às 18 semanas de gravidez, a barriga já se nota um pouco mais redondinha.

18 semanas de gravidez - barriga

Peso ideal para a futura mãe

Nestes quase 5 meses, é recomendável que o aumento de peso seja de cerca de 5 quilos. Durante a gravidez, o aconselhável é que não ganhe mais do que 13 kg (mais kg menos kg), dependendo da estrutura da mulher e do seu historial clínico.

Nesta altura do campeonato, o aumento de peso costuma ser acelerado, portanto há que ter cuidado com a alimentação.

O ganho excessivo de peso na gravidez pode aumentar o risco de hipertensão na gravidez e diabetes gestacional, podendo originar  depois complicações durante o parto e um bebé mais pesado e maior.

Mas não se preocupe que o médico fará essa análise e indicar-lhe-á se estiver acima ou abaixo do peso ideal para a fase da gravidez em que se encontra.

Saúde (consultas, exames e outras informações)

Algumas mulheres preferem evitar o sexo na gravidez, devido a algumas ideias pré-concebidas que não se adequam à realidade (um dos mitos na gravidez). Já outras, sentindo-se lindas e felizes, notam um aumento da líbido. Independentemente de qual for o seu caso, saiba que se a gravidez for saudável e se não houver contraindicações médicas, o sexo na gravidez não só é saudável para a mãe e para o seu bem-estar, como para o feto, uma vez que este sente a felicidade da mãe.

O apetite que voltou há umas semanas podem fazê-la cair em demasiadas tentações. Mas um excesso é uma coisa, uma vida de excessos é outra e pode não ser assim tão positivo para o desenvolvimento do bebé como proveitoso para a mãe. Aprenda a escolher uma boa alimentação na gravidez, colocando de lado os alimentos proibidos na gravidez e faça refeições leves e frequentes, ingerindo sempre muitos líquidos.

Ainda no que toca à saúde, é essencial que tenha cuidados redobrados com os seus dentes e gengivas, que podem estar mais sensíveis.

Informações-chave desta semana de gravidez:

  • O bebé começa a treinar os seus movimentos respiratórios;
  • Já consegue ouvir o coração da mãe e alguns ruídos internos do corpo da mãe;
  • O bebé mexe-se sem parar na sua casinha;
  • É possível, e normal, que o seu humor oscile muito agora;
  • É essencial que a futura-mamã tenha cuidados redobrados com o seu corpo em geral;
  • É esperado que tenha aumentado perto de 5 kg desde o início da gravidez.

Consulte a semana seguinte – 19 semanas de gravidez – ou volte ao Guia de Gravidez Semana a Semana.

Temas da Semana:

Veja também:

  • Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *