19 semanas de gravidez: saiba tudo sobre esta semana! - Pumpkin.pt

19 semanas de gravidez: Sentidos, para que te quero?

19 semanas de gravidez

Começa agora o desenvolvimento dos sentidos.

Nesta semana do segundo trimestre de gravidez, o bebé continua o seu desenvolvimento e ganho de peso, claro!

19 semanas de gravidez

Nesta altura, as partes do cérebro responsáveis pelo desenvolvimento sensorial desenvolvem-se a um ritmo alucinante, potenciando (ainda mais) o paladar, o olfato, a audição, a visão e o tato do bebé. Daqui para a frente, estarão em pleno funcionamento. A produção de células nervosas começa a diminuir, mas as células já existentes aumentam de tamanho e formam conexões mais complexas.

Na cara, começam agora a surgir as sobrancelhas e as pestanas, bem como pequenos fios de cabelo na cabeça.

De acordo com o Baby Center, existem alguns estudos que afirmam que, nesta semana de gestação, o bebé já se ri.

19 semanas são quantos meses?

Se contabilizarmos 4 semanas como um mês, 19 semanas correspondem a quatro meses e três semanas de gravidez.

Sintomas

É bastante provável que sinta, tal como nas semanas anteriores, um grande aumento do peito (que começam a preparar-se para produzir o primeiro leite materno, tão importante para a primeira grande tarefa após o parto – a amamentação), dores no baixo ventre, na barriga e nas costas. Não se apoquente! São dores normais e características do útero a distender-se e do seu corpo a ganhar peso para o transformar numa casinha para um pequeno bebé.

Tamanho e peso do bebé

Às 19 semanas de gravidez, apesar do bebé ter 17 semanas semanas de idade (isto porque a ovulação e fecundação contam para o cálculo da data prevista do parto), já é do tamanho de um coco, ou seja, mede cerca de 15 cm, e pesa 240 gramas aproximadamente.

19 semanas de gravidez - O tamanho do seu bebé esta semana

Mudanças no seu corpo

A barriga soma e segue. Sempre a crescer.

E é precisamente por essa barriguinha começar a querer dizer olá ao mundo que se torna fundamental o cuidado com a pele. Com vista a evitar ou minimizar o aparecimento de estrias na gravidez ou até “apenas” para manter a pele hidratada, é recomendável que comece uma rotina de cuidados de corpo. Está na altura de comprar uma roupa de grávida, porque agora parece que já poucas são as roupas que lhe servem. A partir desta semana, a sua barriguita irá crescer cerca de um cm por semana.

Com 19 semanas de gravidez é comum que a tão estranha, mas simultaneamente bonita linha negra comece a dar o ar da sua graça, surgindo bem verticalmente no centro da sua barriga.

Uma outra consequência do crescimento da sua barriga e do seu bebé é as dores nas costas e no baixo ventre. Para diminuir as dores nas costas é importante que faça trabalho de reforço de costas, ou atividades como pilates e yoga para grávidas.

Além disso, é possível que esta semana sinta tonturas, porque uma maior corrente sanguínea baixa o nível de açúcar no sangue.  Opte por se levantar lentamente e descansar o máximo possível. Assim, pode evitar possíveis acidentes.

Este trimestre as hormonas estão ao rubro, razão pela qual o seu humor oscila muito agora entre a tristeza e a alegria, e passe por momentos em que sinta receio do que o futuro lhe reserva ou uma excitação imensa por se aperceber que dentro de 21 semanas (ou um pouco antes, quiçá) vai ter o seu bebé nos seus braços. A enorme quantidade de hormonas também poderá resultar numa maior dificuldade de concentração e organização – lá está, é como se diz: “É o cérebro de grávida”.

No worries. É normal! Aproveite a gravidez sem stress!

Qual o tamanho da barriga?

Às 19 semanas de gravidez, a barriga já se nota mais redondinha.

19 semanas de gravidez - barriga

Peso ideal para a futura mãe

Nestes quase cinco meses, é recomendável que o aumento de peso seja até 5 quilos. Durante a gravidez, o aconselhável é que não ganhe mais do que 13 kg (mais kg menos kg), dependendo da estrutura da mulher e do seu historial clínico.

Nesta altura do campeonato, o aumento de peso costuma ser acelerado, portanto há que ter cuidado com a alimentação.

O ganho excessivo de peso na gravidez pode aumentar o risco de hipertensão na gravidez e diabetes gestacional, podendo originar  depois complicações durante o parto. Mas não se preocupe que o médico fará essa análise e indicar-lhe-á se estiver acima ou abaixo do peso ideal para a fase da gravidez em que se encontra.

Saúde (consultas, exames e outras informações)

Algumas mulheres com 19 semanas de gravidez podem já sentir alguns incómodos a dormir, porque à medida que a barriga vai crescendo, vai dando menos margem de manobra para descansar confortavelmente numa posição adequada. Existem, porém, algumas posições que podem ajudar neste tema, como deitar-se de lado, com uma almofada entre os joelhos. Dessa forma, a coluna estará direita e sentir-se-á mais equilibrada (sim, a força da gravidade existe mesmo e só se sente a força dela quando a barriga começa a crescer).

Além disso, as pernas podem começar a inchar, dando origem às varizes. Mas não há mal que não se cure! Evite ficar muito tempo em pé e dobrar as pernas quando se senta.

Algumas mulheres preferem evitar o sexo na gravidez, devido a algumas ideias pré-concebidas que não se adequam à realidade (um dos mitos na gravidez). Já outras, notam um aumento da líbido. Independentemente de qual for o seu caso, saiba que se a gravidez for saudável e se não houver contraindicações médicas, o sexo não só é saudável para a mãe e para o seu bem-estar, como para o feto, uma vez que este sente a felicidade da mãe.

O apetite que voltou há umas semanas podem fazê-la cair em demasiadas tentações. Um excesso é uma coisa, uma vida de excessos é outra. É importante parar para pensar que pode não ser assim tão positivo para o desenvolvimento do bebé como proveitoso para a mãe. Aprenda a escolher uma boa alimentação na gravidez, colocando de lado os alimentos proibidos na gravidez, optando por refeições leves e frequentes, ingerindo sempre muitos líquidos.

Ainda no que toca à saúde, é essencial que tenha cuidados redobrados com os seus dentes e gengivas, que podem estar mais sensíveis (isto é válido para toda a gravidez).

Informações-chave desta semana de gravidez:

  • As partes do cérebro responsáveis pelo desenvolvimento sensorial desenvolvem-se a um ritmo alucinante, potenciando o paladar, o olfato, a audição, a visão e o tato;
  • Começam a surgir as sobrancelhas e as pestanas, bem como os seus pequenos fios de cabelo;
  • Nesta altura, é bastante comum que a linha negra, situada bem no centro da sua barriga, comece a dar o ar da sua graça;
  • Algumas mulheres com 19 semanas de gravidez podem já sentir algum incómodo a dormir;
  • As pernas podem começar a inchar, dando origem às varizes;
  • É possível, e normal, que o seu humor oscile muito agora;
  • É essencial que a futura-mamã tenha cuidados redobrados com o seu corpo em geral.

Consulte a semana seguinte – 20 semanas de gravidez – ou volte ao Guia de Gravidez Semana a Semana.

Temas da Semana:

Veja também:

  • Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *