Gravidez > Crescimento > Trimestre

Saiba tudo sobre o segundo trimestre de gravidez

segundo trimestre da gravidez

No segundo trimestre o bebé começa a desenvolver-se e a barriguinha da mãe começa a tornar-se visível.

Este trimestre é caracterizado por muitas e grandes mudanças, especialmente no desenvolvimento do bebé e até nos sintomas da mamã.

Segundo trimestre de gravidez

Desenvolvimento do bebé ao longo do segundo trimestre

Logo na primeira semana do segundo trimestre da gravidez, às 14 semanas de gravidez, o cordão umbilical já está totalmente desenvolvido para levar oxigénio ao bebé e alimentá-lo e nutri-lo, permitindo que se desenvolva a todo o vapor, crescendo e ganhando peso muito rapidamente.

Na semana seguinte, 15 semanas de gravidez,  o bebé desenvolve a sensibilidade à luz e começa a ter soluços, um movimento precedente à respiração. Apesar de a mãe ainda não os conseguir ouvir, daqui a algumas semanas já os poderá sentir.

Já o ouvido interno está completamente formado, começando, nas 16 semanas de gravidez, a aventura da audição. Contudo, ainda é cedo para reconhecer os sons.

No entanto, a partir das 17 semanas de gravidez, a formação do seu bebé começa a ser mais lenta. É chegada a altura de começar a aumentar peso de semana para semana!

Por volta das 18 semanas de gravidez, o bebé começa a treinar os seus movimentos respiratórios para se preparar para quando tiver que respirar por ele próprio. É apenas um treino, até porque a placenta transporta o oxigénio necessário para o bebé.

Depois, às 19 semanas de gravidezas partes do cérebro responsáveis pelo desenvolvimento sensorial desenvolvem-se a um ritmo alucinante, potenciando (ainda mais) o paladar, o olfato, a audição, a visão e o tato do bebé.

A meio da gravidez, o bebé está agora numa fase bem mais ativa, como os seus músculos estão a ficar mais fortes, ele mexe mais os braços e as pernas, o que, em breve, darão aso aos famosos pontapés. Está na altura de ver como está o pequeno a desenvolver-se!

Na semana seguinte, 21 semanas de gravidezo principal desenvolvimento desta semana é o dos ossos e o início de produção dos glóbulos vermelhos no sangue.

O Pâncreas, órgão responsável pela produção de hormonas, inicia, na semana 23, a produção da insulina que o seu bebé necessita.

Às 25 semanas de gravidez, os exames do cérebro de fetos nesta fase mostram que os bebés respondem ao toque e que, se uma luz for colocada diante da barriga das mães, eles têm  a tendência a virar a cabeça, o que, segundo os especialistas, indica que o nervo ótimo já está em funcionamento.

Se quiser ver em detalhe a Gravidez Semana a Semana do segundo trimestre, pode vê-las nos seguintes links:

Sintomas do segundo trimestre de gravidez

Nas primeiras semanas de gravidez é bastante comum que os sintomas de gravidez se confundam com os sinais da TPM. É bastante natural que a mulher sinta:

  • sensibilidade mamária;
  • constantes variações de humor;
  • azia;
  • falta de ar ou cansaço extra ao fazer algumas atividades do dia-a-dia que exijam mais esforço;
  • dores no baixo ventre, que nada mais são do que o útero a distender-se para receber o novo habitante.

Exames

Neste segundo trimestre, continua a ter consultas pré-natal mensais, seguido sempre de algumas análises de sangue para certificar-se que a gravidez está a decorrer de forma saudável. Por volta da 20 semanas de gravidez, é também realizado um exame para verificar se a mãe tem diabetes gestacional.

Além disso, entre as 20 e as 22 semanas de gravidez, deverá marcar juntamente com o seu obstetra a segunda ecografia de gravidez, a chamada morfológica, que permite verificar:

  • as formas do seu bebé de uma forma mais promenorizada;
  • o crescimento e desenvolvimento dos órgãos e sistemas do bebé, bem como verificar a quantidade e quantidade de líquido amniótico, da placenta e do cordão umbilical;

Cuidados a ter

A barriga começa a notar-se e a ficar mais redondinha, pelo que se calhar está na hora de pensar em ir às compras para adquirir alguns outfits apropriados para esta fase de novas curvas (roupa de grávida). Outras consequências do crescimento da sua barriga e do seu bebé são as dores nas costas e no baixo ventre. Para as diminuir é importante que faça trabalho de reforço de costas, ou atividades como pilates e yoga para grávidas.

Neste segundo trimestre as hormonas estão ao rubro, razão pela qual o seu humor oscila muito agora. A enorme quantidade de hormonas também poderá resultar numa maior dificuldade de concentração e organização – lá está, é como se diz: “É o cérebro de grávida”.

Devido à evolução da gravidez e à mudança também do seu centro de gravidade, de tal forma que pode até sentir algum desequilíbrio, pode estar mais propensa a quedas. Portanto, tenha cuidados extras para evitar quedas.

Além disso, as pernas podem começar a inchar e ficar pesadas, dando origem às varizes. Mas não há mal que não se cure! Evite ficar muito tempo em pé ou sentada e dobrar as pernas quando se senta.

O apetite está em altas, mas não cá esse mito de comer por dois. Deve comer várias porções de comida e no máximo de três em três horas.

Ainda no que toca à saúde, é essencial que tenha cuidados redobrados com os seus dentes e gengivas, que podem estar mais sensíveis.

No geral: aproveite, descanse, coma bem, beba muitos líquidos e muita calma nessa hora! Os sintomas mais chatos vão passar no segundo trimestre (depois virão outros, mas a seu tempo deles falaremos).

Veja também:

  • Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *