Gravidez > Grávida com estilo > Moda e cosméticos

Roupa de Grávida: O que vestir?

o que vestir na gravidez

É possível conciliar moda, conforto e gravidez? Sim! É possível fazê-lo sem gastar rios de dinheiro? Também!

Durante as primeiras semanas de gravidez, o segredo ainda se esconde nas roupas de sempre, porque o corpo não revela as mudanças provocadas pelo crescimento de uma nova vida. O passar dos meses trará novas formas, uma barriga proeminente, mais peito, e portanto é natural que sinta a necessidade de adaptar o seu armário a esta nova fase. Mas como?

Roupas para grávidas

O que ter em conta quando vão às compras?

1. Conforto em primeiro lugar

Sentirmo-se bonita e fiel a si própria é uma prioridade em qualquer fase, mas o essencial é que, na vida de uma grávida, a roupa assuma o papel do conforto. Evite roupa apertada e que comprima a pele, optando antes por peças mais largas que não incomodem.

Experimente apostar nas calças boyfriend para grávidas ou calças de algodão largas, como para fazer yoga, que podem ser conjugadas com uma camisola mais justinha.

moda roupa grávida conforto

Gap Maternity | Mango |  Kiabi  | H&M

2. Tamanhos ajustáveis: roupa de pré-mamã

Peças de roupa que evoluem, adaptando-se à suas novas formas à medida que a gravidez avança, são um essencial no guarda-fato de qualquer grávida.

É por isso aconselhável que todas as grávidas adquiram pelo menos dois pares de calças com barra larga em malha canelada na cintura, ou de cintura ajustável.

Há calças de ganga muito giras, que dão um look cool e que duram toda a gravidez e até nos primeiros tempos pós-parto.

roupa grávida conforto

MangoJojo Maman BebeGap Maternity

  • Leggings

Muito confortáveis e práticas, as leggings constituem uma das peças básicas a incluir no seu guarda-roupa. Contudo, lembre-se desta regra de ouro: nunca use leggings com uma blusa curta, pois vai expor demasiado o seu corpo. Use este básico de vestuário com uma camisa ou túnica, abaixo da linha das ancas. De pele sintética ou de algodão, invista nos modelos que mais gosta e conjugue-os, dando um toque único e que vá de acordo com a sua personalidade.

Pode também usar leggings justas mas elásticas e com cintura flexível, perfeitas para ficar confortável, que ficam lindamente com uma camisola larga que contraste. E talvez até já tenha vestidos no seu armário que sejam elásticos e que se acomodem às suas novas curvas.

roupa para grávida - leggins

  • A Saia Lápis

As saias em materiais elásticos e mais ajustadas ao corpo funcionam como uma segunda pele, adaptando-se aos seus movimentos, mas sem apertar. Evite apenas as riscas horizontais ou os fundos claros se tiver a anca muito larga. Os pequenos estampados ajudam a desviar a atenção da barriga e a tornar o seu visual mais interessante, sendo por isso uma boa escolha.

roupa de grávida - saias

3. Investimento em peças básicas

Não há necessidade de comprar um guarda-roupa todo novo!

Deve investir apenas em algumas peças básicas de roupa pré-mamã como os tais um ou dois pares de calças, mas também uma saia ou um vestido para um look diferente, e camisas e camisolas largas (podem ser o número acima, mas também existem modelos adequados a grávidas).

Escolha algumas peças mais formais, se precisar de um look mais profissional – há camisas muito giras e calças com cintura elástica que ficam muito elegantes.

No inverno, é sempre bom ter um casaco ou sobretudo quentinho que cubra toda a barriga para não ter frio, que idealmente tenha um feitio que possa ser usado mais tarde, quando for uma feliz mamã.

roupa de grávida - conforto

La Redoute | H&M | Seraphine Bump Kit (4 básicos por 99 euros + envio)

  • Malhas

Os casacos e as blusas de malha são mais versáteis e confortáveis, em relação aos tecidos estruturados, devido às oscilações de peso durante a gravidez. Aproveite para usar modelos com decote em V ou em U, que alongam a silhueta.

Para tornar o look mais elegante, experimente usar um cinto por cima da barriga, de forma a realçar a barriguinha e transformar . Vestir-se por camadas também é uma boa escolha, sobretudo na mudança de estação, pelo que deve investir em pullovers e camisolas de malha.

roupa para grávidas - malhas

  • Blazer

O blazer é uma peça essencial no guarda-roupa profissional, sobretudo em contextos mais formais, mas também quando tem uma reunião com um cliente. Opte por modelos sem botões ou apenas com um botão, pois com o avançar da gravidez vai deixar de conseguir apertar o casaco.

Escolha tecidos com elasticidade, que se adaptam ao corpo e facilitam os movimentos, sendo portanto mais confortáveis. Se gosta de um visual mais discreto, as cores mais escuras e neutras (por exemplo, azul-marinho, cinzento e preto) são uma boa aposta. Se, pelo contrário, prefere um look mais criativo e trendy, então invista num blazer colorido, com peças mais escuras por baixo, o que irá desviar a atenção da barriga e conceder-lhe um ar mais alegre e jovial.

roupa para grávida - blazer

  • O Colete

O colete funciona como a terceira peça da sua indumentária, e é utilizada quando pretende dar um ar mais elegante ao seu look, disfarçando o volume do peito e da barriga, sobretudo no verão, ou quando vestir um blazer já se torna desconfortável. Use e abuse de coletes em modelos lisos e em cores vivas ou claras, conjugando-os num look de tom sobre tom, como pode ver nos dois exemplos abaixo.

roupa para grávida - colete

4. Peça emprestado

Não tenha vergonha de pedir alguma roupa de pré-mamã emprestada às suas amigas que já foram mães. A maior parte das peças estará seguramente em bom estado e esta é uma forma fácil de acrescentar novos looks ao armário sem gastar dinheiro.

5. Roupa interior

Com a gestação, os seios aumentam, ficam doridos, e pedem soutiens mais reforçados, de alças largas e com boa sustentação. Mas não têm de ser feios, há opções giríssimas no mercado.

Aproveite para investir já em soutiens de amamentação, com alças que pode soltar, que poderá utilizar antes e depois de o bebé nascer.

Também deve ter atenção às cuequinhas, que devem ser, de preferência, de algodão, para evitar infecções e irritações nos genitais femininos. 

roupa de grávida - lingerie

Seraphine La RedouteJojo Maman BebeH&M

6. Calçado

Se uma mulher grávida estiver habituada a usar sapatos de salto alto, pode continuar a fazê-lo, mas é de evitar que os saltos tenham mais do que 5 cm de altura, de modo a poder ter um maior conforto e equilíbrio. Como o centro de gravidade se altera, é recomendável que a grávida utilize ténis ou sapatos rasos e planos.

Dicas para roupa de grávida para festas ou saídas mais formais

O desafio pode ser maior ainda no período das festas, quando a situação pede um estilo mais requintado ou até ousado. A dica é: manter-se fiel a si própria, ao tentar apostar em looks bonitos mas confortáveis.

Reunimos algumas ideias de conjuntos festivos que privilegiam o bem-estar da grávida, e também sugestões de acessórios que dão “aquele” toque especial e diferente que a fará brilhar ainda mais!

grávidas-ano-novo

1. Vestido “cheguei chegando”

vestido com as mangas transparentes já é lindo, mas o cinto strass cravado com brilhantes reforça o quão luminosa a futura mamã já está! O cinto termina num laço atrás das costas super elegante. Pode ser usado com botas ou com uns slippers de acabamento brilhante, se a grávida não quiser arriscar os saltos altos.

lenço estampado com correntes e padrão animal, as tendências do inverno, dá o toque perfeito.

2. Com um look simples mas elegante nunca se compromete

Umas jeans cigarette básicas são imprescindíveis para conseguir looks confortáveis e com estilo. Nesta etapa especial, é aconselhável a grávida usar calças que acompanham o crescimento da barriga e a sustentam, por isso estas são uma excelente opção. Complete o look com um top preto e um blazer, que compõe qualquer conjunto e dá aquele ar mais “arranjado” – este blazer fluido, por exemplo, traz cor e, por ser mais largo, é também mais confortável para a grávida.

Está pronta para se divertir!

3. Rock n’ Roll!

Uma blusa de mangas curtas em tecido com brilho e umas leggings de pele, um must-have no armário de qualquer grávida, e está literalmente feita a festa! Complete o look com uma mala a tiracolo com missangas. Linda!

4. Vermelho, a cor do amor

Da cabeça aos pés, adorámos esta proposta: a prova de que é possível manter-se e sentir-se bonita durante os 9 meses de gravidez, sem prescindir do seu estilo ou identidade! O vestido rendado é super bonito, digno de uma princesa, e os brincos – que lembram vagamente o bolo rei! – são elegantes e divertidos.

5. Veludo para atrair coisas boas

O veludo é uma das tendências desta estação e não é por estar grávida que precisa de abdicar de estar na moda: este vestido, com o estampado, vai tornar a grávida, ainda mais, o centro de todas as atenções.

Como vê, não é por estar grávida que tem que utilizar roupas largas e “sem piada” nenhum. Muito pelo contrário – tem atualmente ao seu dispor uma enorme variedade de roupa de grávida que promete suprimir todas as suas necessidades em toda e qualquer situação! Saia para a rua e divirta-se, mostrando essa barriguinha linda que cresce sem parar!

Veja também:

  • Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *