Cadeira auto: tudo o que precisa de saber! - Pumpkin.pt

Cadeira auto: tudo o que precisa de saber!

cadeira auto -grupo-0123-black

A cadeirinha do carro para transportar o seu filho é das compras mais importantes para os futuros pais.

É importante ter uma cadeira auto adequada a cada etapa do crescimento do seu bebé. Para além da segurança, é importante que a cadeira do seu bebé seja prática e simples de instalar seja transportado da forma mais cómoda possível.

O requisito básico para uma cadeira auto é sempre o mesmo: tem de garantir a maior segurança possível em caso de acidente. Para que a cadeira auto seja instalada com segurança, o carro familiar deve obedecer a várias normas.

Os carros mais modernos já incluem algumas funcionalidades ou sofisticações que minimizam o risco de acidente e reduzem as suas possíveis consequências. Ainda assim, o uso de cadeira auto continua a ser essencial para o transporte seguro de bebés e crianças.

Cadeira Auto

O carro é um dos meios de transporte mais usado pelas famílias, pois permite-nos deixarmos os miúdos na escola, ir passear ao parque e dar uma escapadinha nas férias!

Quando viajamos na estrado, o mais importante e o que nunca (mesmo NUNCA!) pode faltar é a segurança. Apesar de ser importante toda a família estar protegida, os pais pensam em primeiro lugar nos mais pequenos, devido à sua maior fragilidade. Por esse motivo, é extremamente importante que saiba quais as cadeiras auto adequadas para as diferentes idades e pesos da pequenada.

Cadeira auto bebé – Cadeira grupo 0+

cadeira auto - cadeira auto bebé

Foto: Chicco

A cadeira auto bebé é o conhecido ovinho, onde se transportam os bebés assim que saem da maternidade. É uma cadeirinha adequada para usar desde o nascimento até ao 1º ano de idade aproximadamente, sendo adequado para o bebé que pese até 13 kg.

É importante relembrar que, acima destes números, está o conforto do seu filho: a cadeirinha é passível de ser usada enquanto o bebé estiver confortável, com um bom apoio de cabeça, tronco e membros (pode precisar de outra cadeira ainda antes do 1º ano – tudo irá depender do crescimento do pequenote).

Cadeira auto grupo 1/2/3

cadeira auto - cadeira auto 123 zippy

Foto: Zippy

A cadeira auto grupo 1 2 3  é uma cadeira que evolui à medida que o seu filho vai crescendo, adaptando-se para garantir que o seu pequenino viaja em segurança. É uma mistura da cadeira do grupo 1, que transporta crianças dos 9 aos 18 kg, entre os 9 meses e os 4 anos, e o grupo 2 e 3, para as crianças com pesos entre os 15 e os 36kg, entre os 3 anos e meio até aos 12 anos.

É uma opção viável para os pais que não querem ou não têm possibilidade financeira para comprar uma cadeirinha para cada fase do crescimento dos seus filhos. Sendo uma cadeira adaptável ao crescimento, é bastante prática e só tem de se preocupar com a compra de uma cadeira.

É importante referir que até aos 18kg, pelo menos, é importante que a criança viaje com a cadeira auto virada de costas para o banco da frente, pois assim estará mais protegida no caso de colisões ou embates, diminuindo bastante a hipótese de ser projetada ou de embater no banco da frente (o que poderá causar diversos traumatismos). No entanto, é também importante frisar que tal só deverá acontecer se a criança tiver espaço para mobilizar os membros, sem ter que os encolher para estar nessa posição.

Dicas da Cybex para a instalação de cadeiras auto:

A Cybex partilhou algumas dicas importantes que farão a diferença na escolha da cadeira ideal:

  • Sistema de fixação ISOFIX permite instalação rápida e segura.
  • Idealmente, deve haver um assento i-Size.
  • A fivela do cinto de segurança deve estar acessível e o cinto deve ser comprido o suficiente para fixar adequadamente uma cadeira auto (isso é especialmente importante quando considera comprar um carro usado mais antigo).
  • A cadeira auto deve ser adequada para o carro em questão – toda a informação necessária pode ser encontrada no manual do veículo. Confirme se existem cadeiras auto compatíveis com o carro. Leia as informações disponibilizadas nos manuais da cadeira auto e do carro.
  • Confirme se há espaço suficiente para instalar a cadeira auto virada para trás. Especificamente, verifique se o assento é largo o suficiente e se tem a forma correta para acomodar uma cadeira auto e as fixações ISOFIX.
  • Se a cadeira auto tem uma perna de apoio, verifique se está instalada numa zona do chão do automóvel que garanta estabilidade em caso de impacto. Alguns carros já estão equipados com um compartimento de armazenamento na área traseira. Não coloque a perna de apoio numa área deste tipo, pois não garante apoio suficiente em caso de acidente.
  • Idealmente, e no caso de transportar crianças mais velhas em cadeiras auto com o apoio de costas alto, os apoios de cabeça do assento do automóvel devem ser removidos.

Cadeira Auto Legislação

Para cada fase do desenvolvimento do bebé existe uma cadeira auto especialmente concebida para o pequenito. Não se esqueça de rever a legislação da cadeira auto para garantir uma maior segurança no transporte do seu filho!

Veja também:

  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *