Cadeira auto grupo 1 2 3: a adaptabilidade perfeita! - Pumpkin.pt

Cadeira auto grupo 1 2 3: a adaptabilidade perfeita!

cadeira auto grupo 1 2 3

Uma verdadeira cadeira "transformer" e que permite aos pais poupar algum dinheiro e manter os filhos em segurança!

A cadeira auto grupo 1 2 3  é uma cadeira auto que evolui com o crescimento do seu filho. Graças à sua adaptabilidade, é uma cadeira que garante o transporte das crianças dos 9 aos 36 kg, ou seja, entre os 9 meses e os 12 anos de idade.

É uma opção viável para poupar uns bons (muitos, diga-se de passagem) euros para comprar uma cadeirinha para cada fase do crescimento dos seus filhos. Sendo uma cadeira adaptável ao crescimento, é bastante prática e só tem de se preocupar com a compra de uma cadeira e com o seu manuseamento para cada etapa de desenvolvimento da criança.

Cadeira auto grupo  1 2 3

Existem essencialmente dois tipos de cadeiras auto grupo 1 2 3 no mercado (havendo, claro, vários modelos e de diversas marcas). São duas cadeiras diferentes, contudo com alguns pontos em comum. Sendo eles muito importantes para a segurança das nossas crianças, aqui ficam os pontos essenciais a ter em conta aquando da compra de uma cadeira auto grupo 1 2 3:

  • Material confortável e acolchoado
  • Ter, pelo menos, três posições de reinclinação da cadeira

Assim, dessa forma vai proporcionar um maior conforto à criança durante a sua viagem.

  • Apoio regulável para a cabeça, o que, uma vez mais, contribui para o bem-estar e comodidade da criança.

Permite uma fácil adaptação ao crescimento da criança. Os elevadores (apoios de cabeça que se elevam à medida que a criança cresce) com encosto alto protegem a criança de três maneiras: a estrutura do dispositivo proporciona proteção da cabeça às ancas, em caso de impacto lateral, os passadores superiores e inferiores do cinto garantem a posição correta do cinto de segurança, e o encosto acolchoado proporciona segurança e comodidade para a cabeça e o pescoço da criança.

  • Possuir proteções laterais na cabeça, ombros e membros para proteger o seu filho dos impactos laterais
  • Ter almofada de segurança

É um “sistema semelhante a um airbag insuflado que distribui e neutraliza as forças geradas num impacto, ao mesmo tempo que lhes proporciona liberdade de movimento”, explica a marca de fabrico de cadeiras auto Cybex.

  • Se possível, ter um cinto com 5 pontos de segurança

Um cinto de 5 pontos de encaixe é a forma mais segura de proteger a criança no assento, já que o mantém seguro e preso à estrutura protetora da cadeira de carro. Em caso de colisão, o cinto distribui a força do impacto entre os cinco pontos de encaixe – dois nos ombros, dois nas ancas e um na fivela de fecho situada entre ambas pernas, o que ajuda a proteger a criança do impacto, independentemente da direção do mesmo.

  • O cinto da própria cadeirinha deve ser acolchoado no peito, uma vez que reduzem o risco da criança se deslocar para a frente em caso de colisão frontal, além de cuidar a delicada zona do pescoço. Além disso, ajudam a que, no caso de haver um impacto frontal, a força se reparta de uma forma mais uniforme entre os ombros e o peito da criança.
  • Ter fixadores ISOFIX

Estes que estão já incorporados na cadeira proporcionam uma maior segurança e estabilidade à cadeira. Além de ser bvastante prático para os pais, uma vez que a cadeira fica sempre colocada, facilitando a sua utilização.

Exemplos de cadeiras 1 2 3

Cybex

Estas cadeiras possibilitam o transporte de crianças com peso entre os 9 e os 36 quilos. Existem vários modelos. Aqueles que têm uma almofada à frente e uma base reinclinável, retirada quando a criança cresce, conferem conforto e boa proteção aos mais novos. Quando atingem cerca de 15 quilos, aqueles acessórios são retirados e a cadeira passa a ser muito parecida às do grupo 2/3.

cadeira auto grupo 1 2 3

Foto: Cybex

Esta cadeira da Cybex é uma cadeira 2 em 1. De acordo com a Stiftung Warentest e a ADAC esta cadeira é uma das melhores cadeiras multigrupo (1/2/3). A associação inglesa “WHICH?” classificou a sua segurança como excelente em todas as etapas e deu a pontuação máxima, 5 estrelas, à proteção lateral.

Este modelo, Pallas 2-fix, é composta por uma almofada de segurança regulável; proteção linear otimizada em impactos laterais (Sistema L.S.P Plus, que absorve a força de um impacto lateral num acidente, através das proteções laterais adicionais e das proteções da cabeça e ombros); função de reclinação (Grupo 1); fixadores ISOFIX para maior segurança e estabilidade.

Transformação da cadeira

Assim que a criança chegue aos 18 kg ou aos 4 anos de idade, deve retirar-se a almofada de segurança e a base de reclinação, convertendo assim, a cadeira do grupo 2/3.

cadeira auto grupo 1 2 3 - mudança

Foto: Cybex

Os fixadores ISOFIX presentes na cadeira proporcionam uma maior segurança e estabilidade à cadeira. Mas, se o seu carro não tiver este sistema, não há problema – esta cadeira pode colocar os fixadores ISOFIX para dentro, de forma a poder utilizar a cadeirinha num automóvel sem este sistema.

PLAYXTREM

cadeira auto grupo 1 2 3 - foto Drim.pt

Foto: Drim.pt

Esta cadeira, da marca PLAYEXTREME, cujo modelo é o Revol Fix 360º Giratória, possui o sistema ISOFIX Rotativo, garantindo assim uma protecção de 360 º. Com quatro posições proporciona muito conforto ao seu filho quando tem de deslocar com ele no carro.

Além destes elementos, esta cadeirinha tem:

  • Top Tether, como um terceiro ponto de fixação para maior segurança

Este é um ponto crucial no que toca a impactos frontais violentos. O terceiro ponto de fixação impede que a cabeça da criança seja violentamente projetada, reduzindo o movimento que a criança faz quando se dá o embate, concedendo-lhe uma maior segurança e menos probabilidade de, num acidente, bater com a cabeça e sofrer danos incalculáveis.

  • Cinto com 5 pontos de segurança
  • Apoio regulável para a cabeça e cinto alcochoado
  • Quatro posições para reclinar, o que proporciona um enorme conforto em deslocações longas (ou mesmo nas curtas), não só pelas posições, como também pelo estofo acolchoado.
  • Instala-se no automóvel através do sistema ISOFIX.cadeira auto grupo 1 2 3 - cadeira que roda
Foto: Drim.pt

Resumindo e concluindo

Como diz a Segurança Rodoviária no seu site:

“O seu filho precisa de atenção especial sempre que viaja. Mesmo que sejam viagens de curta distância, deverá adotar comportamentos e atitudes no sentido de fomentar a prevenção rodoviária infantil.”

Veja também:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *