O sol está a chegar, a pele temos que cuidar!
O verão traz com ele dias mais longos, quentes e divertidos, a promessa de muitos mergulhos, banhos de mangueira e momentos em família, mas também um lembrete: nunca saiam de casa sem o melhor protetor solar para cada membro da família! E nunca é mesmo nunca: os raios UVA e UVB, responsáveis pelos danos causados na pele, não estão à espreita só na praia.
Ainda para mais, a exposição prolongada ao sol, por muito agradável que seja, causa alterações que aceleram o envelhecimento da pele e que a tornam flácida, manchada e mais propensa ao aparecimento de rugas. Em casos mais graves, a falta de cuidado com o sol pode provocar escaldões muito dolorosos e até mesmo cancro de pele.
Explicamos como escolher o melhor protetor solar para todos aí de casa, dos bebés a quem tem pele atópica, para um verão inesquecível e super protegido!
Como escolher o melhor protetor solar infantil?
A Comissão Europeia impõe que todos os protetores solares no mercado venham sinalizados com o seu Fator de Proteção Solar (FPS), ou seja, uma classificação global que explica de forma simples, ao consumidor, quais os produtos mais e menos adequados para os tipos de pele e de exposição solar a que estarão submetidos.
- FPS entre 6 e 10: proteção baixa;
- FPS entre 15 e 25: Proteção média;
- FPS entre 30 e 50: Proteção elevada;
- FPS superior a 50: Proteção muito elevada.
O melhor protetor solar deve oferecer também proteção contra o índice ultravioleta (IUV), que é um indicador que nos permite perceber qual é o risco de exposição solar diário. Este valor traduz-se numa escala entre 0 e 11+, onde quanto mais alto for, maior será também a probabilidade de lesões na pele e nos olhos. Podem consultar diariamente o IUV no Instituto do Mar e da Atmosfera, de forma a garantir que saem de casa com a proteção adequada.
A escolha do protetor solar baseia-se ainda assim, também, noutros fatores.
Deve também ser bastante resistente à água, por motivos óbvios, e, por fim, estar adequado à idade e à pele de cada um. É por isso que existem protetores solares infantis e para adultos: as necessidades da pele são distintas.
E qual é o vosso fototipo, sabem? Pessoas com pele muito clara e com sardas, cabelos louros ou ruivos, por exemplo, nunca bronzeiam e ficam sempre com a pele vermelha após longa exposição ao sol. Para a nossa Amelie, com o seu cabelo ruivo e sardas, faz sentido apostar numa proteção superior a 50, já que são necessários apenas 10 minutos para ficar com um escaldão.
Já a Leonor, com pele bastante clara também, mas cabelo e olhos escuros, bronzeia gradualmente, podendo sofrer uma queimadura solar após entre 20 a 30 minutos de exposição sem proteção.
Como veem, não faz sentido adquirir apenas uma embalagem de protetor solar para toda a família – cada um de vocês merece um cuidado especial. Se tiverem dúvidas sobre o protetor solar mais adequado para alguém aí de casa, dirijam-se a qualquer farmácia, onde existem profissionais de saúde preparados para ajudar a que aproveitem o sol com saúde.
Ao lado do protetor solar infantil, devem considerar roupa de proteção solar e UV para saidas na praia e outras atividades no ar livre.
O melhor protetor solar para bebé
MAX SPF 50+ Lait Famile
A Bioderma defende que não devemos expor bebés e crianças com menos de 12 meses ao sol, pelo que o produto de proteção solar que oferece é apenas recomendado para abobrinhas de um ano ou mais.
O MAX SPF 50+ Lait Famille tem uma textura sem perfume, invisível, hidrante e derretida, que não cola à pele nem deixa marca branca. É muito resistente à água e fácil de aplicar até em pele molhada e tem uma boa tolerância cutânea e ocular.
Isdin Pediatrics Protetor Solar Mineral Baby SPF50
Isdin Pediatrics Protetor Solar Mineral Baby tem uma textura fluida e com filtros físicos físicos especialmente formulado para a pele delicada do bebé.
A sua tecnologia “Fusion Fluid” faz com que a pele absorva rapidamente o creme oferecendo, além disso, uma proteção invisível, além de ser resistente à água e à fricção.
Formulado para bebés +0 meses, é adequado para todo o tipo de pele, inclusive as peles atópicas.
O melhor protetor solar infantil
Photoderm Kid Spray
O Photoderm Kid Spray oferece fotoproteção máxima para crianças e é uma fórmula aprovada pelos pediatras.
A sua proteção UVA/UVB é muito elevada, ativa ndoas defesas naturais da pele e protegendo as células dos danos causados pela radiação UV. É de muito fácil aplicação, não cola e tem muita resistência à água: está comprovado que aguenta vários banhos sem reduzir a proteção!
Protetor Solar Kids, Freshly Cosmetics
O Protetor Solar Kids Protection oferece uma proteção de largo espectro SPF 50+ e os filtros físicos naturais mais eficazes e seguros para combater os raios UVA e UVB.
Conta com aloé vera para acalmar e combater a vermelhidão cutânea provocada pelo sol e óleos vegetais de amêndoa e arroz, ricos em vitamina E para conferir nutrição e suavidade à pele.
Esta fórmula conta ainda com ácido hialurónico vegan que aumenta a retenção de água, proporcionando hidratação e frescura à pele.
A sua textura fluida de fácil aplicação proporciona uma sensação muito agradável ao tato, sendo perfeita para usar diariamente no rosto e no corpo. É adequada a recém-nascidos e a pele atópica.
O melhor protetor solar para pele atópica
A-derma AD Creme de Proteção Solar SPF50+
A-derma AD Creme de Proteção solar SPF50+ foi especialmente formulado e testado para responder às necessidades das peles com tendência atópica.
Além da sua proteção solar contra os raios solares, reforça e ajuda a manter a barreira cutânea equilibrada promovendo as defesas celulares contra os raios UVA. Tem uma textura de creme rico e emoliente, verdadeiramente confortável para uma pele atópica.
Também vos pode interessar:
- Como escolher o melhor protetor solar infantil e para bebés?
- Protetor solar mineral para bebés: sabem do que se trata?
- Exposição solar: como gerir a diversão e a saúde?
- Com quantos meses o bebe pode ir a praia?
- Cuidados a ter com o sol especialmente para crianças e bebés!
- Roupas com proteção UV solar: uma aposta segura para crianças
- Escaldão ou queimadura solar: saibam como tratar e prevenir
- 7 ideias fresquinhas para se divertirem em família e fazer frente às altas temperaturas
Este artigo foi útil para si?