Como escolher o melhor protetor solar para toda a família - Pumpkin.pt

Como escolher o melhor protetor solar para toda a família

escolher o melhor protetor solar

O sol está a chegar, a pele temos que cuidar!

O verão traz com ele dias mais longos, quentes e divertidos, a promessa de muitos mergulhos, banhos de mangueira e momentos em família, mas também um lembrete: nunca saiam de casa sem o melhor protetor solar para cada membro da família! E nunca é mesmo nunca: os raios UVA e UVB, responsáveis pelos danos causados na pele, não estão à espreita só na praia.

Ainda para mais, a exposição prolongada ao sol, por muito agradável que seja, causa alterações que aceleram o envelhecimento da pele e que a tornam flácida, manchada e mais propensa ao aparecimento de rugas. Em casos mais graves, a falta de cuidado com o sol pode provocar escaldões muito dolorosos e até mesmo cancro de pele.

Explicamos como escolher o melhor protetor solar para todos aí de casa, dos bebés a quem tem pele atópica, para um verão inesquecível e super protegido!

Como escolher o melhor protetor solar?

A Comissão Europeia impõe que todos os protetores solares no mercado venham sinalizados com o seu Fator de Proteção Solar (FPS), ou seja, uma classificação global que explica de forma simples, ao consumidor, quais os produtos mais e menos adequados para os tipos de pele e de exposição solar a que estarão submetidos.

  • FPS entre 6 e 10: proteção baixa;
  • FPS entre 15 e 25: Proteção média;
  • FPS entre 30 e 50: Proteção elevada;
  • FPS superior a 50: Proteção muito elevada.

O melhor protetor solar deve oferecer também proteção contra o índice ultravioleta (IUV), que é um indicador que nos permite perceber qual é o risco de exposição solar diário. Este valor traduz-se numa escala entre 0 e 11+, onde quanto mais alto for, maior será também a probabilidade de lesões na pele e nos olhos. Podem consultar diariamente o IUV no Instituto do Mar e da Atmosfera, de forma a garantir que saem de casa com a proteção adequada.

A escolha do protetor solar baseia-se ainda assim, também, noutros fatores.

Deve também ser bastante resistente à água, por motivos óbvios, e, por fim, estar adequado à idade e à pele de cada um. É por isso que existem protetores solares infantis e para adultos: as necessidades da pele são distintas.

E qual é o vosso fototipo, sabem? Pessoas com pele muito clara e com sardas, cabelos louros ou ruivos, por exemplo, nunca bronzeiam e ficam sempre com a pele vermelha após longa exposição ao sol. Para a nossa Amelie, por isso, faz sentido apostar numa proteção superior a 50, já que são necessários apenas 10 minutos para ficar com um escaldão.

Já a Leonor, com pele bastante clara também, mas cabelo e olhos escuros, bronzeia gradualmente, podendo sofrer uma queimadura solar após entre 20 a 30 minutos de exposição sem proteção.

Como veem, não faz sentido adquirir apenas uma embalagem de protetor solar para toda a família – cada um de vocês merece um cuidado especial. Se tiverem dúvidas sobre o protetor solar mais adequado para alguém aí de casa, dirijam-se a qualquer farmácia, onde existem profissionais de saúde preparados para ajudar a que aproveitem o sol com saúde.

O melhor protetor solar para bebé

MAX SPF 50+ Lait Famile

max spf 50+ lait famile

A Bioderma defende que não devemos expor bebés e crianças com menos de 12 meses ao sol, pelo que o produto de proteção solar que oferece é apenas recomendado para abobrinhas de um ano ou mais.  

O MAX SPF 50+ Lait Famile tem uma textura sem perfume, invisível, hidrante e derretida, que não cola à pele nem deixa marca branca. É muito resistente à água e fácil de aplicar até em pele molhada e tem uma boa tolerância cutânea e ocular.

Isdin Pediatrics Protetor Solar Mineral Baby SPF50

isdin pediatrics fusion mineral baby

Isdin Pediatrics Protetor Solar Mineral Baby tem uma textura fluida e com filtros físicos físicos especialmente formulado para a pele delicada do bebé.

A sua tecnologia “Fusion Fluid” faz com que a pele absorva rapidamente o creme oferecendo, além disso, uma proteção invisível, além de ser resistente à água e à fricção. 

Formulado para bebés +0 meses, é adequado para todo o tipo de pele, inclusive as peles atópicas. 

O melhor protetor solar infantil

Photoderm Kid Spray

O Photoderm Kid Spray oferece fotoproteção máxima para crianças e é uma fórmula aprovada pelos pediatras.

A sua proteção UVA/UVB é muito elevada, ativa ndoas defesas naturais da pele e protegendo as células dos danos causados pela radiação UV. É de muito fácil aplicação, não cola e tem muita resistência à água: está comprovado que aguenta vários banhos sem reduzir a proteção!

Protetor Solar Kids, Freshly Cosmetics

protetor solar kids protection freshly cosmetics

O Protetor Solar Kids Protection oferece uma proteção de largo espectro SPF 50+ e os filtros físicos naturais mais eficazes e seguros para combater os raios UVA e UVB.

Conta com aloé vera para acalmar e combater a vermelhidão cutânea provocada pelo sol e óleos vegetais de amêndoa e arroz, ricos em vitamina E para conferir nutrição e suavidade à pele.

Esta fórmula conta ainda com ácido hialurónico vegan que aumenta a retenção de água, proporcionando hidratação e frescura à pele.

A sua textura fluida de fácil aplicação proporciona uma sensação muito agradável ao tato, sendo perfeita para usar diariamente no rosto e no corpo. É adequada a recém-nascidos e a pele atópica.

O melhor protetor solar para pele atópica

A-derma AD Creme de Proteção Solar SPF50+

a-derma AD creme proteção pele atópica

A-derma AD Creme de Proteção solar SPF50+ foi especialmente formulado e testado para responder às necessidades das peles com tendência atópica.

Além da sua proteção solar contra os raios solares, reforça e ajuda a manter a barreira cutânea equilibrada promovendo as defesas celulares contra os raios UVA. Tem uma textura de creme rico e emoliente, verdadeiramente confortável para uma pele atópica.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<