É verão, está calor… as abobrinhas também podem ir à praia, sim. Saibam que cuidados ter com bebés na praia.
Preparámos este guia para que nada falte ao bebé na praia e possam assim organizar muitos mergulhos em família… e em segurança!
Está de férias e gostavam de aproveitar a praia, mas têm receio de que a experiência possa ser prejudicial ao bebé?
Sabemos o quão difíceis podem ser as “primeiras vezes” quando temos um mini ser que depende de nós, mas também sabemos que praia é sinónimo de mamãs e de abobrinhas felizes.
É aconselhável o bebé estar na praia?
Decidir se devem ter convosco o bebé na praia é acima de tudo uma questão de bom senso. Regra geral, aconselha-se apenas a aplicação de protetor solar em crianças com mais de seis meses, pelo que levar um bebé à praia antes dessa idade é um risco.
Mesmo vestido e à sombra, o reflexo do sol na areia e na água pode provocar queimaduras na pele mais sensível de um recém-nascido. É importante ter em atenção que a pele de um recém-nascido é especialmente sensível uma vez que a sua pele, para além de fina e delicada, tem ainda pouca melanina, que é o pigmento que protege a pele dos raios UV, aumentando ainda mais os riscos associados à exposição solar.
Devem evitar-se as horas de maior calor, estipulando-se como apropriado o horário entre as 8h e as 11h e após as 17h, mas o mais indicado é fazer uma análise diária da situação.
Se às 9h da manhã estiverem 30ºC, prefiram ficar por casa com a criança.
O indispensável a ter convosco para desfrutar da companhia do bebé na praia:
Os bebés com mais de seis meses podem, e devem, aproveitar todos os benefícios de uma ida à praia. Experiências como brincar com a areia, molhar o pezinho, estar em contacto com a natureza e respirar maresia ajudam ao desenvolvimento cognitivo e físico da criança. No entanto, é necessário ter alguns cuidados.
Protetor solar
O ideal é utilizar filtros solares desenvolvidos especialmente para crianças, já que em regra estes apresentam um índice SPF50+ de proteção solar e são à prova de água. Pode optar ainda por formas hipoalergénicas e protector solar mineral para bebés.
Aplique o protetor solar na criança ainda em casa (a ideia é que a aplicação seja feita cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol) e volte a aplicar a cada duas horas, ou antes, se o bebé tiver estado a chapinhar na água ou se transpirou bastante.
Fato de banho
São tantos e tão giros! Mas antes de escolher o fato de banho do seu bebé, procure saber se os modelos oferecem proteção anti-UV máxima (UPF50+). O macacão de banho deve proteger as partes sensíveis do corpo, tais como o pescoço, os ombros, as costas.
Para isso, a melhor solução são camisolas e fatos de banho de manga comprida. Procure soluções com materiais amigos da pele que sejam macios, frescos e sem costuras a arranhar, para não provocar irritações na pele sensível dos bebés. Já conhece as suas soluções da marca portuguesa Palm uv clothing?
Se nunca experimentaram, vejam o nosso artigo sobre roupas com proteção UV solar: uma aposta segura para proteção solar dos bebés e crianças.
Chapéu e óculos de sol
São várias as marcas que vendem chapéus anti-uv para bebés com diversos padrões, cores e desenhos.
Estes modelos são concebidos para proteger a cabeça das abobrinhas do sol durante as suas atividades aquáticas e o período de exposição ao sol, mas não comprometem o estilo! Procure modelos com abas largas para uma melhor proteção do rosto, pescoço e orelhas.
O mesmo para os óculos de sol. Os olhos das crianças requerem uma proteção especial (100%UV, no mínimo com proteção de categoria 3) e é por isso recomendável que escolha modelos resistentes e que se adaptem à cara do bebé.
Tenda para Bebés na Praia
Uma tenda exclusiva para o seu bebé desfrutar da praia sem ser incomodado; protegido, em segurança e muito relaxadinho. Algumas destas tendas são multifunções e têm até piscina interior, permitindo que as crianças brinquem em segurança contra os raios nocivos do sol, graças ao seu tecido de poliéster UV.
Também vos pode interessar:
- Como escolher o melhor protetor solar infantil e para bebés?
- Protetor solar mineral para bebés: sabem do que se trata?
- Exposição solar: como gerir a diversão e a saúde?
- Com quantos meses o bebe pode ir a praia?
- Cuidados a ter com o sol especialmente para crianças e bebés!
- Roupas com proteção UV solar: uma aposta segura para crianças
- Escaldão ou queimadura solar: saibam como tratar e prevenir
- 7 ideias fresquinhas para se divertirem em família e fazer frente às altas temperaturas
Brinquedos para os Bebés na Praia
Bolas, ancinhos, pás, bonecos… o seu bebé é rei e senhor da mala da praia! É importante permitir que a criança explore a curiosidade e a criatividade, colocando-lhe à disposição novos brinquedos que o obrigarão a entrar em contacto com o meio. E assim, enquanto o bebé está entretido e protegido, pode aproveitar para relaxar – sem nunca descurar a atenção!
Água
Leve bastante água para hidratar o bebé, e conte com alguns litros para lhe passar o corpinho por água depois do banho no mar. Infelizmente, o oceano está bastante poluído, por isso é de evitar que as impurezas sejam absorvidas pela pele sensível das crianças.
Comida para Bebés na Praia
Se vão passar várias horas na praia, não se pode esquecer de levar refeições práticas mas nutritivas para o seu bebé, que precisa de muita força para construir maravilhosos castelos na areia.
Pode escolher no supermercado boiões ou saquetas de fruta; são várias as marcas que vai encontrar, e todas elas garantem não adicionar açúcar à sua fórmula.
Consoante a fase de desenvolvimento do bebé, pode preparar em casa tupperwares com um almoço rápido mas equilibrado para toda a família. Tenha à mão também fruta cortada e prepare algumas receitas ideais para transportar, como estes queques de agrião ou estes queques de banana e cenoura (sem açúcar!).
Feliz Verão com o seu bebé na Praia!
- Cólicas nos bebés: como aliviar, evitar e identificar os sintomas
- Vacinas do bebé: tudo o que precisam saber
- Tosse convulsa: como proteger os nossos bebés?
- Cuidados que deve ter com a pele atópica do seu bebé
- Fraldas reutilizáveis: conheça os diferentes tipos e as vantagens!
Este artigo foi útil para si?