Família > Comer > Receitas deliciosas

Borrego Assado

Uma maravilhosa receita para deliciar a sua família na Páscoa.

Páscoa não é Páscoa sem o tradicional borrego assado!

Ingredientes

1 perna de borrego

1 kg de batatas

3 cebolas

1 cabeça de alho

1 copo de vinho branco

3 colheres de sopa de azeite

1 laranja

1 colher (sopa) de colorau

1 colher (sopa) de pimentão (nós usamos pimenta da terra dos Açores)

Raminhos de alecrim

Sal e pimenta q.b.

Preparação

Começa-se a preparar o borrego de véspera – arranja-se o borrego limpando bem.  Prepara-se a marinada esmagando os alhos e misturando com o colorau, pimentão, sal e pimenta, parte do azeite, do vinho e do sumo de laranja.

Misture bem, e envolva a perna de borrego deixando marinar no frio de um dia para o outro, virando de vez em quando.

2 horas antes da refeição aqueça o forno e deite a carne, rodeada por parte cebola cortada aos gomos e coberta pela marinada e o resto do vinho num tabuleiro de forno grande (com espaço para depois caberem as batatas). Disponha raminhos de alecrim por cima da carne.

Leve ao forno bem quente durante 10 minutos, volte a perna, mantenha mais 10 minutos a temperatura  alta, e depois baixe para 180º. Deixe a carne a assar no forno durante aproximadamente mais 40 minutos, virando e regando com o próprio molho de vez em quando.  Enquanto a carne coze, descasque as batatas, corte-as em gomos e coza em água a ferver com um dente de alho, 1 colher de pimentão e 1 folha de louro durante 10 minutos.

Junte as batatas e o resto das cebolas à travessa do borrego, temperando-as com sal e misturando com o molho da carne. Leve ao forno com o borrego nos ultimos 20 minutos, até ficarem douradas. Retire o borrego 10 minutos antes e deixe descansar. (Para um borrego assado a temperatura interior deve ser aproximadamente 60-66 °C)

Pode servir acompanhado de vegetais (espargos ou feijão verde salteado fica lindamente), rodelas de laranja e molho de hortelã e coentros, com um bom vinho tinto (e para as grávidas, um bom sumo de maçã…).

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *