A criatividade não se ensina – estimula-se! Temos 5 ideias práticas que vão despertar o bichinho criativo de toda a família.
Quando somos pequeninos, a nossa imaginação não tem limites – vai daqui até à lua, dá-lhe duas voltas e segue viagem em direção ao infinito! No entanto, à medida que crescemos, a nossa criatividade vai diminuindo… porque será?
É que a criatividade não se ensina – estimula-se! E à medida que vamos crescendo e melhorando o nosso raciocínio lógico, vamos deixando para trás esse mundo de ideias, invenções e imaginações. Por isso, é muito importante que as nossas abobrinhas (e até nós!) tenham nas suas rotinas atividades que mantenham a faísca da criatividade acesa.
Contamo-vos quais são as melhores atividades para que os vossos filhos cresçam com a capacidade de imaginar mundos e resolver problemas de forma criativa!
Prontos para dar asas, pés e talvez um chapéu roxo que faz tostas mistas ao vosso cérebro?
Leitura

“Quem lê um livro vive mil vidas”, não é o que costumam dizer? Nestas mil vidas existem infinitas ideias à espera de alimentar a imaginação das abobrinhas.
Um dos hábitos mais saudáveis que podem desenvolver, a leitura é uma forma divertida e educativa de, desde muito cedo, promover o desenvolvimento da imaginação, do cérebro, da linguagem e das emoções. Para além disto, ler junto com os pais, avós ou irmãos é uma ótima forma de fortalecer laços!
Não sabem por onde começar? Espreitem estas ideias:
- Livros infantis de “autores portugueses para crescidos” que as abobrinhas vão adorar ler
- Livros sobre irmãos: ensinar amor às abobrinhas
- Livros de poesia para crianças: amar a palavra é preciso!
- Livros Infantis para todos os gostos
- Os melhores livros para bebés
Música

Sabiam que a música não só contribui para o desenvolvimento da criatividade como tem o poder de ativar todas as áreas cognitivas de uma criança? É através dela que a mente e o corpo trabalham juntos, beneficiando as capacidades intelectuais, socio-emocionais, motoras e linguísticas.
Se a vossa abobrinha demonstra gosto pelas canções e melodias, talvez seja boa ideia experimentarem aulas de música. Até lá, há imensas formas de brincar, experimentar e aprender com a música em casa.
Caso tenham instrumentos guardados (quem não tentou aprender a tocar guitarra e acabou por deixá-la no armário?), porque não tirar-lhe o pó e tentar aprender em conjunto com a ajuda da internet? Existem vários sites que ensinam a tocar instrumentos passo a passo, e o YouTube tem imensos tutoriais para crianças!
Para momentos mais descontraídos de diversão, organizem noites semanais de karaoke, façam uma banda com objetos como instrumentos (tachos, panelas, batidas no tampo da mesa…), ou proponham um concurso familiar de canto e dança com as vossas músicas preferidas. Animação garantida!
Teatro

Na escola, num grupo infantil ou em família, o teatro é uma das mais belas formas de explorar sentimentos e desenvolver a criatividade!
Mesmo em casa, existem vários jogos de representação e improviso que podem experimentar fazer com os miúdos. Tentem criar personagens e situações malucas e comprometam-se a interpretar estes cenários até ao fim. Por exemplo:
- A abobrinha é um astronauta que quer conquistar o planeta e a mãe é um extraterrestre que quer defender o seu mundo. Mas não falam a mesma língua!
- O pai é um cão que quer muuuuuito ir à rua, mas a filha é uma dona que está super cansada e não quer sair de casa. Como vão chegar a uma solução?
- Uma criança é médica e a outra tem uma condição rara em que não consegue parar de rir! E agora?
Também podem encenar as histórias dos vossos livros preferidos ou criar as vossas próprias narrativas do zero. Vai fazer-vos bem ao corpo e à cabeça e ainda vão soltar umas boas gargalhadas!
Expressões plásticas

Não é por acaso que as expressões plásticas são as atividades mais associadas ao pensamento criativo: é na expressão artística que a imaginação encontra palco para se desenvolver.
Para aproveitarem ao máximo o vosso potencial criativo em casa, experimentem uma atividade diferente. Façam um auto-retrato só com materiais comestíveis, aventurem-se a moldar jarras e acessórios com barro ou fimo, descubram como é relaxante fazer tricô ou bordado… as possibilidades são infinitas.
É muito importante que encontremos espaço para explorar este tipo de atividades com regularidade. Os resultados que um momento diário de expressão artística têm na saúde física e mental são revolucionários, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades motoras, da auto estima, da capacidade de expressão e da memória.
E se não estiverem satisfeitos com o resultado, lembrem-se: a imaginação é um músculo que se torna cada vez mais incrível com os desafios com que se depara!
Jogos de grupo

É na relação com o outro que ficamos a conhecer novas perspetivas, novas ideias e novas formas de imaginar a vida, as brincadeiras e os sonhos! Para além de serem uma forma enriquecedora de passar tempo juntos, os jogos de grupo criam oportunidades únicas para dar asas à imaginação e criar soluções criativas para os problemas que se encontram pelo caminho. Espreitem abaixo a nossa lista de recomendações de jogos que puxam pela criatividade:
- Mímica
- Adivinha Quem
- Pictionary
- Party&Co
- Rebenta a Bolha
Inspirados? Venham daí criar novos mundos recheados de imaginação com estas atividades!
Também vos pode interessar:
- Criatividade infantil: 7 dicas fantásticas para estimular as crianças
- Ideias para fazer com os miúdos no Inverno (sem ecrãs!)
- Como criar um cantinho de leitura para as abobrinhas?
- Viajar sem sair de casa: mais do que nunca, é preciso!
- Ideias simples para um dia caseiro e divertido, de manhã à noite!
Este e todos os vossos artigos são interessantes e enriquecedores.
Continuem!
Obrigada pelas palavras, João!
Ficamos contentes e assim continuaremos.
Beijinhos abobrinhas 🙂