Ideias para fazer com as crianças no Inverno (sem ecrãs!)

Patrocinado por Logo Happy Meal Readers

Ideias para fazer com os miúdos no Inverno (sem ecrãs!)

MCdonald's diversão sem ecrãs

Espreitem estas sugestões divertidas, didáticas, sem tablets e televisões à mistura, e sobretudo… quentinhas!

O Inverno chegou de armas e bagagens e ainda que a chuva tenha dado, felizmente!, algumas tréguas, o frio rigoroso que se faz sentir, além do vírus que chegou sem aviso e que por cá continua, não convidam a grandes programas fora de portas.

Entreter os miúdos em casa nas férias ou durante o fim-de-semana pode parecer uma tarefa impossível, mas com o apoio da McDonald’s temos ideias que farão o tempo passar num instante… e sem recurso às tecnologias!

Trabalhos Manuais

diy crianças mcdonald's

Dedicar algumas tardes a trabalhos manuais é uma atividade divertidíssima que, além de ocupar o tempo, desperta a criatividade e imaginação da criança, promovendo os seus talentos.

Têm várias opções: podem começar por celebrar o Natal e dar-lhe as boas-vindas a vossa casa com os nossos trabalhos manuais de Natal, ou criar jogos e brinquedos recicláveis com que eles se entretêm depois também!

1. Façam plasticina caseira

Um dois em um perfeito: os miúdos vão achar imensa graça à ideia de criar a sua própria plasticina (de certeza que vão adorar todo o processo!) e ficam, depois, com um brinquedo para se entreterem durante horas a fio. O passo a passo é muito simples de acompanhar: saibam como como fazer a nossa plasticina caseira.

2. Jogo de Pedras do Capuchinho Vermelho (ou de outra história qualquer!)

As abobrinhas aí em casa gostam da clássica história do capuchinho vermelho?! Então temos uma sugestão de um jogo super divertido e low cost para fazer em família.

As crianças podem decorar as pedras, divertir-se a “vestir” a avózinha com o capuz da neta ou o Lenhador com “patas de Lobo Mau”, e ainda contar a história nas suas próprias palavras. Saibam como criar este divertido jogo.

Mimo e livros

leitura mcdonald's em casa

3. Às vezes umas horas de miminhos é tudo aquilo de que precisamos

Quem é que não gosta da famosa e clássica ronha?

Enrolem-se em mantas quentinhas, abracem-se bem e aproveitem para conversar, contar piadas secas, fazer adivinhas, encher de beijinhos, dar um abraço por cada resposta certa e aproveitar o tempo em casa – tanto pedíamos por ele, não é? – para enchermos o coração de amor.

Os miúdos podem fazer-se de difíceis ao início – blargh, que nojo, deslarga-me! – mas não há nada de que gostem tanto, mesmo crescidos, quanto do colo dos pais… e de ouvir uma história, como nos velhos tempos!

Se estiverem com preguiça de fazer o almoço e o jantar, então, melhor ainda: há que unir o útil ao agradável. Peçam McDonald’s para comerem em casa, nada mais saboroso e as abobrinhas gostam sempre tanto.

Como nós adoramos falar com as nossas abobrinhas sobre animais, a importância de preservar a natureza e a de cuidar do nosso planeta, somos muito fãs da coleção exclusiva As aventuras dos Gémeos Pinheiro-Bravo, da autoria da escritora britânica Cressida Cowell, nos permite pensar em formas interessantes de proteger a vida selvagem. 

happy meal readers junho

Infelizmente nada podemos fazer para recuperar o Arau-Gigante, mas aproveitamos sempre as histórias para falar de diferentes ecossistemas, animais que já existiram e como evitar que aqueles que estão hoje em vias de extinção partam sem herança. Ou seja, podemos começar a salvar o mundo sem sair de casa!

São 12 livros diferentes para colecionar, ler e interpretar em conjunto, numa iniciativa da McDonald’s e do Happy Meal Readers, que contam com o apoio do PNL2027.

Mão na Massa

crianças mãos na massa mcdonald's

Atividade divertida e lanche incluído? Que perfeito 2 em 1!

4. Bolachinhas de manteiga

Carros, peixinhos, casas, bonecas… aqui a ideia é meter, literalmente, a mão na massa, e deixar os miúdos criar as bolachinhas que sempre sonharam comer. Aprendam a fazer esta receita passo-a-passo com os pequenitos para uma tarde deliciosa e aconchegante.

5. Bolo de maçã com casca e tudo

Mmmmm! Nas tardes mais frias, uma fatia de bolo com uma chávena de chá aconchega qualquer um! É mesmo impossível dizer que não a uma combinação tão quentinha.

Os miúdos vão adorar ajudar no processo e, mais ainda, provar! Espreitem lá esta receita de bolo de maçã com casca e tudo!

Diversão sem limites e para todos os gostos

diversão mcdonald's

As crianças são apaixonadas por jogos… e nós também! Alguns dos nossos preferidos são ótimos para estes dias mais frios. E têm, claro, os clássicos de tabuleiro a que podem sempre recorrer. Ou dançar, porque não? No meio da sala, com a vossa música preferida!

6. Quem sou eu?

Distribuam papéis, canetas e fita-cola por toda a família, sentem-se no sofá, e preparem-se para jogar ao “Quem sou eu?”.

É fácil e super divertido: cada pessoa tem que atribuir a outra uma personagem – de algum filme da Disney, por exemplo! – e colar-lhe na testa o papel com o nome da personagem escolhida.

“Sou homem ou mulher”? “Mulher”. “Sou loira ou morena?” “Loira”. “Sou a Elsa!”. Quem adivinhar primeiro ganha!

7. Escrevam uma história em conjunto

A escrita pode ser um jogo que rende muitas gargalhadas: alguém começa por escrever uma história na primeira linha de uma folha.

Quando chegar à linha seguinte só pode escrever mais uma palavra, e deve depois dobrar a folha de forma a que o escritor que se segue não consiga perceber de que se trata a história, tendo que a continuar com base apenas na tal palavra. Uf, que desafio! O exercício repete-se até que a folha acabe.

Leiam então a vossa história… não baterá a bota com a perdigota mas vão rir-se imenso de certeza.

8. Fazer puzzles

Uma das atividades preferidas das nossas abobrinhas é fazer puzzles, com complexidade adaptada a cada idade.

Os miúdos adoram fazer sozinhos ou com a companhia dos pais. Só tenham em mente que depois de completarem o puzzle uma vez… vão imediatamente desmanchá-lo para uma segunda tentativa, agora em menos tempo!

Está frio? Não faz mal! Vamos para a rua! 

rua mcdonald's ideias sem ecrãs

9. Brincadeiras e saltos na rua

Se a chuva e o frio não forem demasiados, equipem-se com impermeáveis e galochas e saiam para a rua para saltar em todas as pocinhas que encontrarem. É divertimento garantido para toda a família. Essencial: ter uma muda de roupa pronta e um banho quentinho a postos.

Não precisamos de o dizer, claro, mas reforçamos para que ninguém se esqueça: só dentro das horas permitidas pelo recolher obrigatório.

10. Não se esqueçam de consultar a agenda da Pumpkin

Descubram a nossa agenda de atividades, porque há sempre imensos programas giros para todas as idades a decorrer, mesmo em tempo de pandemia. É a altura ideal para mostrarmos o nosso apoio às artes e iniciativas locais, sempre claro em seguranças.

Temos a certeza de que vão encontrar o programa ideal para a vossa família! E se for mesmo preciso recorrer aos ecrãs, que seja de forma didática: são muitos os promotores a reinventar-se e a oferecer cultura online!

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<