Como criar um cantinho de leitura para as abobrinhas? - Pumpkin.pt

Patrocinado por Logo Happy Meal Readers

Como criar um cantinho de leitura para as abobrinhas?

cantinho de leitura para crianças

cantinho de leitura é um refúgio dentro de casa – além de um espaço para ler, é também um local de descanso e concentração.

Os miúdos adoram ler? Ou precisam de motivação extra para pegar num livro? Não conseguem concentrar-se mais do que 5 minutos numa história? Ou, pelo contrário, devoram várias páginas de uma vez só?

Seja qual for o tipo de leitor que têm aí em casa, criar um cantinho de leitura pode incentivar as crianças a procurar a companhia dos livros com maior regularidade – além de conferir organização e rotina ao momento da leitura, e de proporcionar uma decoração muito especial!

Criar um espaço destes em casa permite-vos ter um refúgio, um local onde é possível relaxar, com o silêncio como lei e regra por direito de todos.

Não é preciso ter muitos livros ou uma área muito extensa, já que não estamos a falar de criar uma biblioteca; com as nossas dicas, podem criar um cantinho de leitura agradável para os miúdos (ou para toda a família), num virar de página, e sem gastar muito dinheiro.

Então, um cantinho de leitura para crianças tem que ter…

Conforto

Os miúdos adoram deitar-se no chão? Arranjem um tapete fofinho para o vosso cantinho. Podem também espalhar almofadas ou puffs, ter mantas à disposição para os dias mais frios, uma mesinha de apoio onde colocar um candeeiro (para leituras noturnas) e as chávenas de bebida.

Se gostarem de outro tipo de conforto, podem optar por um cadeirão onde os miúdos se podem refastelar a ler (tão bons que até vão servir para umas sonecas).

É essencial que este seja um local bem iluminado, por isso, se conseguirem encaixá-lo perto de uma janela, melhor ainda.

Acessibilidade

Depois, só precisam de saber como querem guardar os livros: das tradicionais estantes às invulgares caixas de arrumação, passando por prateleiras à altura das crianças (ao melhor estilo Montessori) ou móveis com compartimentos, a escolha é muito vossa.

A nossa dica é que calculem o espaço que têm e as funcionalidades que pretendem garantir… e sejam criativos!

O importante é que os livros estejam sempre à mãozinha dos mais novos, para que os momentos de leitura possam ser independentes, e para que eles se sintam atraídos pela proximidade das páginas.

Este “apelo pela leitura” não vai surgir naturalmente se os livros estiverem em locais inalcançáveis, ou onde os brinquedos exerçam sobre eles uma atração irresistível.

Ainda que criar este cantinho no quarto das crianças tenha várias vantagens – é o seu espaço íntimo, onde há menos interferências dos outros membros da família e, portanto, maiores níveis de conforto – faz sentido, tendo essa possibilidade, dividirem os espaços dentro do quarto para que a zona de brincar não interfira com a tranquilidade exigida na área de leitura.

Diversidade

Cores, capas pequenas e outras maiores, livros com muitas imagens e outros mais discretos: é importante facilitar aos miúdos acesso a diferentes tipos de livros para que os possam explorar e descobrir quais aqueles de que mais gostam.

Outra questão a ter em conta é, claro, o tema dos livros. As crianças vão sentir mais vontade de pegar em livros cujas realidades lhes digam alguma coisa. E qual é o miúdo que não adora animais? Não se esqueçam de incluir a coleção exclusiva, As aventuras dos Gémeos Pinheiro-Bravo, da autoria da escritora britânica Cressida Cowell, no vosso cantinho!

happy meal readers junho

São 12 livros diferentes para colecionar e ler em conjunto, numa iniciativa da McDonald’s e do Happy Meal Readers, que contam com o apoio do PNL2027.

Os miúdos vão adorar conhecer os Gémeos Ana, Artur, Tiago e Tânia, com quem podem viajar no tempo, pela neve e pelo gelo, para estudar animais e viver aventuras verdadeiramente incríveis.

Alguns cantinhos de leitura lindos para se inspirarem:

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *