Que tal organizar um Clube de Leitura para as vossas abobrinhas se manterem em comunicação com os amigos e com a família?
Ler é maravilhoso, mas ler em conjunto e partilhar interpretações e experiências é melhor ainda!
Para estimular a leitura e o convívio, trazemos, com o apoio do McDonald’s, uma ideia muito querida e diferente: que tal criarem um clube de leitura para reunir os amigos (e primos, claro!) uma vez por semana?
Os benefícios de criar um Clube de Leitura
Para os miúdos, os benefícios de estar envolvidas num Clube de Leitura são acima de tudo sociais, mas não nos podemos esquecer que existem muitos outros benefícios da leitura na infância, fundamental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e de comunicação das crianças!
Mais do que a reforçar simplesmente o seu gosto pelos livros, ao estimular a partilha de experiências de leitura estamos a criar filhos com olhares mais abertos e empáticos, que entendem melhor o modelo de vida em comunidade e que trabalham desde cedo com regras de socialização, respeito pelo próximo e pelos compromissos assumidos.
Este tipo de atividade favorece também o desenvolvimento de mecanismos de comunicação mais maduros, intensifica as relações afetivas, e promove o autoconhecimento, a ideia de pertença e a valorização do outro.
Quais as regras do vosso Clube de Leitura?

As que quiserem!
Quem?
Deixem que a abobrinha decida convosco com quantos e quais amigos quer partilhar este momento especial – só faz sentido se as crianças estiverem à vontade e realmente envolvidas na atividade.
Quando e onde?
Como a situação pandémica atual requer alguma contenção nos encontros, aproveitem as virtudes das novas tecnologias para promover os primeiros encontros.
Basta marcar um dia e uma hora, todas as semanas, e garantir que todos os pequenos estarão presentes para em conjunto lerem alguns capítulos, ou, ao invés, partilharem como foi a experiência individual de leitura. Esta é outra das regras que podem definir juntos: se vão ler no momento ou se já terão lido antes.
Quando o contexto melhorar, então sim faz sentido pensar num local físico para promover estes encontros semanais (por exemplo, ao sábado à tarde – ou à noite, para que as abobrinhas se sintam muito crescidas).
É fácil criar o ambiente perfeito: umas almofadas no chão, iluminação suficiente para a leitura sem ferir os olhos, mas baixa também para conferir alguma aura de mistério ao encontro, e um Happy Meal com oferta de um livro para todos os participantes!
O quê?
Tenham sempre já pré-selecionadas três ou quatro escolhas de livros, para direcioná-las sem pelas crianças decidir. Ou, se preferirem, combinem previamente que vão começar por explorar uma coleção, que cria um envolvimento não só com os amigos mas também com as personagens.
Com novas histórias fantásticas para conhecer, o McDonald’s disponibiliza uma coleção exclusiva, “As aventuras dos Gémeos Pinheiro-Bravo“, da autoria da escritora britânica Cressida Cowell, conhecida pelo bestseller “Como treinares o teu dragão”.

São 12 livros diferentes para colecionar e ler em conjunto, numa iniciativa que conta com o apoio do PNL2027.
Os miúdos vão adorar conhecer os Gémeos Ana, Artur, Tiago e Tânia, com quem, através de uma máquina do tempo, vão viajar pela neve e pelo gelo, estudar animais e viver uma aventura verdadeiramente incrível!

Outras ideias para enriquecer o vosso Clube de Leitura
Podem criar um cartão de membro do Clube de Leitura e fazer um mapa de presenças, com direito a prémio especial para todos os que completarem a marca de 10 reuniões. Isto vai entusiasmar ainda mais as crianças, reforçando a tal ideia de pertença a algo especial.
Devem permitir que o fluxo da reunião seja comandado pelas abobrinhas (embora faça sentido, dependendo das idades, garantir a presença de um adulto), mas convém ter a certeza de que o encontro decorre de forma minimamente organizada.
Para isso, os momentos que compõem cada reunião podem ser sempre fixos, mas consoante as semanas, e para não dar uma ideia de monotonia apesar da rotina, sugiram atividades diferentes para complementar a reunião.
Que tal começarem por partilhar, individualmente, qual o último livro que leram, passar depois para o momento de leitura em grupo e discussão da história, prolongar a leitura com uma atividade criativa (desenho, pintura, teatro, perguntas e respostas que premeiam os mais atentos, etc.) e finalizar com a escolha conjunta do livro da próxima reunião?
Vai ser tão giro!
Também vos pode interessar:
- Reinventar a hora do conto: estratégias para contar mais do que uma história
- Qual é a importância da leitura no desempenho escolar?
- 7 formas de estimular a leitura nas crianças!
Este artigo foi útil para si?